in

Dicas e Truques em como Utilizar Restos

Eu adoro restos, são práticos e muitas vezes dão tempo suficiente ao prato original de apurar, como carnes ou doces por vezes precisam de 1 dia para ficar ainda melhor, por isso aqui vão umas ideias e truques em como utilizar restos, acima de tudo quero mostrar que quaisquer restos que tenhas podes sempre comer estes diretamente, como uma sandes com restos de carne assada ou recriar novos pratos com os restos.

12 Dicas em como Reaproveitar Sobras

  1. Sobras de Arroz – Hummm para arroz nunca é boa ideia guardar de um dia para outro, o ideal é usar os restos o mais rápido possível, podes usar para enriquecer uma salada, para fazeres bolinhos de arroz, um prato de arroz no forno ou até um arroz doce. Experimenta este arroz de carne assada ou um stir fry de arroz de sushi!
  2. Sobras de Massa ou Macarrão – Normalmente o que faço e o meu favorito é fazer um molho bechamel, cobrir de queijo e frango ou carne e levar ao forno, o molho bechamel vai hidratar um pouco a massa que depois de cozida fica um pouco seca, tudo fica delicioso.
  3. Restos de Feijões – Simples, é como feijão já cozido num frasco podes usar no que quiseres, ou temperar e triturar e criar uma pasta de feijão para uma entrada com torraditas.
  4. Restos de Frango – Podes comer mesmo assim :D mas sim frango é super versátil podes usar em milhares de pratos diferentes, aliás muitos exigem frango já cozinhado, uma boa ideia especialmente se o frango já está desfiado é usar como uma cobertura, quer numa pizza, salada, arroz, massa, etc. Que tal este frango á braz?
  5. Restos de Carne – Muito comum aliás a ideia de fazer um belo naco de carne no forno é para comer e ter restos para sandes ou outros pratos no dia seguinte, mesmo carne dura (tal como entrecosto grelhado que passado 1 hora fica bem duro) podes re-utilizar, claro que não fica bem simples numa sandes, mas podes picar a carne e fazer croquetes ou recheio para rissóis, ou podes fazer um chilli o molho de tomate vai tornar a carne mais tenra e rehidratar um pouco a carne. Como é boa uma sandes de leitão!
  6. Restos de Peixe ou Marisco – Depende do peixe e como foi cozinhado, mas similar á carne podes desfiar e usar misturado numa massa ou rissoto ou como uma recheio, também podes usar numa caldeirada (perto do fim).
  7. Restos de Queijos – Que? É logo para papar! :D Mas sim por vezes podes ficar com restos, pica e usa como cobertura de um gratinado, também casca de alguns queijos duros como parmesão são fantásticos para dar um toque fantástico numa sopa.
  8. Restos de Pão – Tanto pão fresco ou pão duro, podes fazer milhares de pratos diretamente, ou podes torrar o pão e triturar e usar como cobertura para panados, um dos meus favoritos é fazer um pudim de pão, é simples e delicioso.
  9. Cascas de Fruta – Podes sempre usar as cascas para dar sabores a álcool, especialmente álcool com pouco sabor como vodka ou gin, também cascas são essenciais para deliciosas geleias de fruta, ou picadas podem ser usadas em bolos.
  10. Restos de Vegetais – Normalmente para mim vai para uma sopa, mas dependendo dos vegetais podes fazer um arroz frito com os vegetais ou um refogado para uma massa.
  11. Cascas de Vegetais – Alguns não tem muita utilidade porque são demasiados fibrosos mas outros são deliciosos, cascas de batata pode ser frita e fica deliciosa, cascas de abobora, courgette ou beringela são fantásticas numa sopa.
  12. Cortes de Talos e Hortaliças – Sabem aquelas partes brancas duras ou pontas de vegetais ou os talos muitas vezes são cortados e deitados fora, estes podem muitas vezes serem aproveitados para sopas, refogados ou bolinhos, eles normalmente não tem muito sabor, mas não deixam de dar cor e fibra ao prato.

E já está! Gostaram das dicas? Esqueci-me de alguma boa? Digam nos comentários! ;)

Deixa o teu comentário :)

Omelete de Dois Queijos

Salada de Couve com Coentros