in

Super Lista de Dicas de Culinária e Cozinha

Uma super lista de dicas? Bem com o tempo fui fazendo uma lista de truques e dicas e depois esquecia de adicionar ao tópico correto ou ainda não tive tempo de criar um tópico sobre o assunto ou simplesmente é uma dica daquelas que não sei bem como partilhar sem ser num tweet :D

Por isso nada como partilhar a lista inteira, de certeza que vão encontra aqui um monte de dicas e truques para a cozinha, não é uma lista completa mas é uma lista bem grande que eu vou atualizar enquanto for encontrado boas ideias para partilhar!

Super Lista de Dicas e Truques de Cozinha e Gastronomia

  1. Quando acabas um prato e este está um pouco sem sabor, experimenta adicionar umas gotas de sumo de limão, uma pitada extra de sal ou adicionar uma pitada de ervas como coentros ou salsa.
  2. Adiciona num saco de plástico com zip ou caixa de plástico hermético, leite em pó e flocos ou cereais ao teu gosto, assim quando quiseres comer só precisas de adicionar água e está pronto a comer com tudo ainda bem estaladiço.
  3. Não deites fora as cascas de citrinos, podes usar para dar gosto a bolos, doces, podes secar no forno para misturar com açúcar e assim crias açúcar de limão ou laranja, ou simplesmente podes ferver as cascas para dar um cheiro bem bom á cozinha.
  4. Se achas que as tuas ervas frescas (basilico, cebolinho, salsa, hortelâ, coentros, etc) estão um pouco murchas, então mergulha as ervas em água gelada (melhor ainda água com bastante cubos de gelo) por uns 30 minutos, isso vai hidratar e trazer um pouco do estaladiço das ervas.
  5. Se estás a começar a cozinhar uma boa regra é, pratos salgados podes improvisar mais, pratos doces ou pastelaria segue sempre a receita!
  6. O papel onde é embrulhada a manteiga comprada é papel de cera (porque ela impede a manteiga de colar ao papel), papel de cera pode ser usado no forno como qualquer papel anti-aderente, por isso podes sempre lavar e guardar estes papeis para usar como forro para queques ou como qualquer papel anti-aderente.
  7. Queres impedir fatias de maçã de ficarem escuras e oxidadas? Mergulha estas em sumo de laranja, limão ou sumo de maçã se não queres mudar ao sabor, isso vai impedir as fatias de oxidar.
  8. Se queres uma salada com tomate sem ficar tudo molhado por todo o liquido dentro do tomate, então corta este á parte numa tigela, retira as sementes e usa o liquido do tomate e as sementes como base do teu vinagrete para temperar toda a salada, assim o sumo do tomate não vai molhar a salada e vai ficar bem distribuído por toda a salada.
  9. Uma excelente forma de tirar a pele a uma tomate é fazer uma cruz com uma faca no topo do tomate, depois preparar uma panela com bastante água a ferver, mergulha o tomate por 1 ou 2 minutos olha para este, quando a cruz começar a abrir então o tomate está pronto, retira da água quente e mergulha em água fria, vais ver que a pele salta num instante.
  10. Algumas pessoas confundem coentros ou salsa, para distinguir é simples coentros tem folhas mais pequenas e um cheiro típico, com os coentros podes picar também os pés porque estes são bem tenros, a salsa tem folhas maiores, não tem grande cheiro e normalmente evita-se usar muito dos pés porque tendem a ser mais duros.
  11. Gengibre e alho tendem a ter um sabor muito intenso, uma forma de suavizar o sabor é em vez de picar experimenta triturar ou ralar, assim o sabor fica mais distribuído pela receita, também podes pôr ambos no microondas só por 1 minuto para aquecer, isso vai retirar um pouco da pujança.
  12. Se já abriste uma garrafa de vinho para cozinhar, mas não vais usar o vinho nos próximos dias, uma boa forma de manter a qualidade é pôr o vinho numa couvete de cubos de gelo e congelar, claro que não fica bom para beber mas continua razoável para usar na cozinha.
  13. As tuas massas e esparguete são um pouco sem sabor e com uma textura básica, que tal fazer como os italianos e deitar a massa quase totalmente no ponto num molho por 1 ou 2 minutos, nem que seja só um molho simples de tomate vais ver que faz toda a diferença.
  14. Uma excelente forma de descascar gengibre (ou cenouras ou outros legumes que tem um interior duro e uma pele fina) é em vez de usares uma faca, experimenta usar uma colher e raspar a cascar, muito mais fácil.
  15. Para biscoitos, bolachas, massas, bases de tartes é sempre importante levar ao frigorífico para as massas cozinharem muito melhor e ficarem mais estaladiças se levares estas ao forno mornas não vão ficar tão boas do que levares ao forno bem frias.
  16. Se tens laranjas, limões ou outros citrinos que estão um pouco secos para fazer sumo uma boa forma de tornar mais mole e mais sumarento é levar por uns 10 segundos ao microondas para quebrar as células do interior do citrino.
  17. O sabor de um prato é criado e ampliado aos poucos, por isso é importante ir temperando aos poucos e ajustando o sabor, que cozinhar tudo e depois temperar no fim.
  18. Se possível usa queijos duros como parmesão, romano, pecurio ou grana panado inteiro e ralado no momento em vez de usar versões já trituradas que muitas vezes tem outros aditivos (para manter a qualidade) e quando ficares só com a casca podes sempre usar estas em sopas ou trituradas como cobertura para gratinados.
  19. Alhos crús tem um sabor mais agressivo, bom para pratos em que queres algo forte, assar alhos cria um sabor suave e doce, bom para acompanhar bifes e juntar em outros assados.
  20. Se ainda não tens experiência na cozinha o melhor é sempre medir tudo, quer seja colheres de chá ou gramas, mesmo que a receita diga uma pitada ou a gosto, assim depois ao provares o resultado tens uma noção mais exata das quantias que usaste, temperar a olho com certeza envolve muita experiência e muito tempo a cozinhar diversos pratos.
  21. Podes fazer mil e uma bases para tartes juntando qualquer tipo de biscoito ao teu gosto com +/- 100gr de manteiga, queres uma base de chocolate, usa oreos ou biscoitos com pepitas de chocolate, queres com um toque de caramelizado, usa bolachas digestivas, queres um toque de gengibre, usa bolachas de gengibre, etc etc tens uma infinidade de possibilidades, só tens de triturar as bolachas, misturas a manteiga á temperatura ambiente e pressionar na base de tartes, leva ao forno a 180ºC por uns 10 minutos para assentar, depois retira deixa esfriar e só precisas de adicionar o recheio (ou se o recheio é para cozinhar leva tudo ao mesmo tempo ao forno).
  22. Não queres fazer um bolo inteiro? Não precisas, apenas corta os ingredientes na mesma proporção, se são 200gr de manteiga então usa só 100gr, se diz que demora 30 minutos no forno, então deve demorar uns 15 a 20 minutos, o importante é todos os ingredientes estarem presentes na receita na mesma proporção.
  23. Se queres menos lágrimas ao cortar cebolas, descasca estas, lava elas e leva por uns 20 minutos ao frigorífico, vais ver que elas não vão ser tão agressivas para os olhos e paladar.
  24. Quando fores adicionar farinha ou farinha maizena a algum molho é importante adicionar aos pouco enquanto mexes muito para impedir a farinha de criar grumos.
  25. Se queres fazer biscoitos ou scones mesmo fofos experimenta ralar a manteiga mesmo fria, assim esta continua fria (o que é muito importante para a textura e sabor) mas fica muito mais bem distribuída pela massa.
  26. Toma atenção aos detalhes na receita, se esta pede manteiga fria ou a temperatura ambiente, ou se pede ovos a temperatura ambiente ou bater á mão em vez de máquina, ou usar uma colher de pau, esses pormenores muitas vezes são essenciais para obter o resultado final perfeito, especialmente em pratos muito sensíveis, como soufles, bolos fofos ou bolos de queijo.
  27. Especialmente se for um prato complicado ou que tens de fazer com rapidez como um arroz frito, é importante preparar todos os ingrediente antes de começares a cozinhar de forma a seres eficiente e adicionar tudo nos seus respetivos tempos, cozinheiros profissionais preparam tudo antes de preparar uma receita por todas as razões óbvias.
  28. Não laves cogumelos, cogumelos são muito porosos e vão absorver a água ao lavar o que torna o sabor destes um pouco mais fraco e perdem também na textura, o melhor é sempre molhar um pouco de papel de cozinha e limpar os cogumelos, assim estes ficam limpos mas ainda bem secos e prontos a serem cozinhados, no entanto se quiseres lavar não tem problema mas é boa ideia deixar eles a secar por um bocado de tempo antes de ires cozinhar.
  29. Claras em castelo são melhor batidas á temperatura ambiente enquanto que natas são melhor batidas quando estas estão bem frias acabadas de sair do frigorífico.
  30. Guarda todos os teus restos de vegetais, topos, peles, pedaços, líquidos, em vez de deitar fora guarda numa caixa hermética ou saco zip no congelador, quando tiveres suficientes restos, deita tudo num tacho, cobre de água e leva a ferver baixo por 1 hora, depois escorre o liquido através de um escoador para apanhar todas as peles e pedaços, o liquido que tens agora é um caldo de vegetais que podes congelar ou usar para criar sopas, ensopados ou molhos, a mesma ideia serve para pedaços de peixe ou ossos ou pedaços de carne.
  31. Coentros tendem a não durar muito tempo, as melhores formas de conservar é pôr os calos destes num copo com água ou simplesmente picar e congelar num saco zip.
  32. Já experimentaste feijão seco ou qualquer outra leguminosa em vez de comprar em latas ou frascos, não só é mais barato como para muitos feijões como grão ou feijão frade, a textura dos secos depois de hidratados e cozidos é bastante diferente, tem um sabor e textura mais crocante e superior ás versões já cozidas em latas ou frascos.
  33. Uma boa dica com fermento é quando adicionares água quente, antes de deitares a água no fermento, põe o teu dedo se queimar então está demasiado quente deve estar entre morno e um pouco quente, demasiado quente mata o fermento, adiciona depois 1/4 de açúcar pela mesma quantidade de fermento, depois espera um pouco se começar a borbulhar e a fazer espuma então o fermento está bom, deves agora começar a usar o fermento na receita.
  34. Toma cuidado com nomes de ingredientes, muitos partilham o nome mas são ingredientes bem diferentes, tipo pimenta japonesa não é a mesma coisa que pimenta preta ou pimenta vulgar, oregãos não são o mesmo que oregãos mexicanos.
  35. Podes separar rapidamente um ovo abrindo este na tua mão e deixando as claras passar pelos dedos e deixar a gema na palma da mão, especialmente útil se tiveres que abrir muitos ovos.
  36. Se precisas de fazer tiras finas de vegetais experimenta usar um cortador de pele, depois de tirares a pele este vai continuar a cortar fatias finas, perfeitas para uma tarte de rolinhos.
  37. Uma forma rápida de tirar as sementes de um pimento, especialmente pequeno, é usar uma colher e raspar o interior.
  38. Muitas cozinhas usam muitas bases diferentes para começar os seus pratos, como o refogado em Portugal, uma boa forma de tornar os pratos mais rápidos de fazer, podes fazer um refogado grande e depois congelar o refogado separado couvetes de cubos de gelo ou separado em pequenas caixas herméticas.
  39. Corta os ingredientes e especialmente o mesmo ingrediente mais ou menos com o mesmo tamanho assim estes vão cozinhar todos por igual.
  40. Para impedir de deixares gengibre ficar seco e duro, podes simplesmente congelar a raiz e depois ralar este congelado quando precisares de uma pitada de gengibre.
  41. Uma boa forma de cortar fatias super finas de carne é congelar esta assim é muito mais simples de cortar especialmente se queres precisão.
  42. Usa sempre uma balança em vez de colheres de medidas ou copos de medidas, estes são úteis, mas não são muito precisos, um copo de medida de farinha, esta vai ter mais ou menos facilmente dependo se está prensada ou não, mesmo com açúcar ou outros ingredientes.
  43. Uma galinha inteira vai ser sempre mais barata que peitos de frango, também tens mais variedade de carne, podes sempre pedir ao talho para te cortar ao gosto e podes sempre usar os ossos para fazer um caldo ou uma canja deliciosa.
  44. Consegues adicionar mais ar a chantily, claras em castelo ou molhos batendo em zig-zags de trás para a frente em vez de bateres com movimentos circulares, também vais custar menos e logo consegues bater um pouco mais á mão.
  45. Podes adicionar muito pequenas doses, tipo 1/2 colher de chá de coisas como molho de peixe, molho de worcestershire, alga konbu, molho picante tabasco, molho piripiri, molho de soja, vinagre balsâmico, uma quantidade pequena de qualquer um destes ingredientes não vai mudar em muito o sabor, mas vai dar um reforço ao sabor total e fazer bastante diferença sem se notar muito.
  46. Lembra dos tempos de cozedura de ingrediente, assim quando estiveres a cozinhar adiciona estes á frigideira ou forno na altura correta, se demora mais tempo a cozinhar adiciona primeiro os que demoraram menos tempo adiciona mais perto do fim.
  47. Para doces ou tartes que são mais moles ou congeladas a melhor forma de cortar é aquecer a lamina de uma faca em água a escaldar, depois limpas em papel e cortas e voltas a aquecer e a limpar e cortar.
  48. Podes aumentar a velocidade da maturação de abacates deixando estes de fora num saco de papel ou ao lado de bananas, podes diminuir a velocidade de maturação de abacates deixando estes no frigorífico.
  49. Se a receita não disser nada usa sempre ovos á temperatura ambiente, os ovos vão agregar melhor á receita e emulsificar com maior facilidade.
  50. Fritar ou grelhar alho com carnes tem de ser com cuidado porque alho queima com facilidade, se não queres ou podes usar alho, então uma boa alternativa é cortar o alho e depois esfregar bem os dentes abertos de alho na carne antes de cozinhar ou usar alho em pó.
  51. Sal é uma das bases fundamentais para dar gosto a pratos, mas isso não quer dizer que tenhas que exagerar, também não tens de usar sempre o mesmo sal, existem diversos tipos de sal que podes experimentar, ou usar outros ingredientes salgados para trazer o sal para o prato como usar alga kombo ou molho de soja.
  52. Nunca lavar carne, isso só tira sabor a carne, cozinha carne á temperatura ambiente, depois de cozinhada deixa ela descansar uns minutos antes de cortar para os sucos ficarem bem distribuídos no interior da carne.
  53. Por vezes é complicado cortar um bolo horizontalmente para criar camadas, uma boa dica é medir e usar palitos á volta do bolo para dizer-te onde deves cortar para ficar por igual, também se o bolo for demasiado mole, fofo ou húmido uma boa forma é levar este ao frigorífico por 30 minutos, assim ele vai ficar um pouco mais duro porque é mais fácil de cortar frio (quando voltar a temperatura ambiente deve voltar a ficar bem fofo) e claro corta sempre com uma farra serrada como uma faca de pão.
  54. Se tens açúcar amarelo e este ficou duro que nem uma pedra, põe ele no microondas por uns 20 minutos e ele vai voltar a ficar mole.
  55. Quando fores congelar bifes ou líquidos ou outros ingredientes que não queres usar todos ao mesmo tempo, toma cuidado de congelar em sacos separados e o mais espalmado possível isso vai não só tornar mais rápido a congelar, mas vai também ocupar menos espaço e por ser mais espalmado também vai descongelar mais rapidamente.
  56. Podes guardar caldos caseiros em couvetes de cubos de gelo assim podes usar só a quantidade que precisas.
  57. Malaguetas / Chili / Pimentos Picantes tendem a seguir a mesma regra, quanto mais pequenos, mais tendem a ser mais picantes, os mais picantes de todos tendem a ser malaguetas bem pequenas.
  58. A melhor forma de cozinhar bacon é no forno, assim fica mais estaladiço e fica melhor cozinhado por igual.
  59. Praticamente todas as sementes de frutas, vegetais, etc são sementes viáveis, não é preciso comprares sementes para pimentos, podes comprar um pimento e apenas guardar as sementes deste e plantares quanto quiseres.
  60. Esmaga sementes, especiarias, ervas aromáticas antes de usar numa receita porque assim estás a libertar os óleos e os aromáticos, da mesma forma podes cozinhar um pouco as especiarias para também dar um pouco de fumo e libertar todos os aromas das especiarias.
  61. Podes usar gelatina colorida como forma de substituir corantes alimentares, especialmente bom para coberturas e glacés, nota que pode ficar com um pouco do sabor da gelatina heheheh :D
  62. Adiciona um pouco de sumo de limão com um bolo ou queques em que queiras um pequeno aumento do fermento,  visto que o ácido vai reagir com o fermento e criar uma mistura um pouco mais leve e fofa, esta dica é essencial em receitas em que tenhas restrições de ingredientes (vegetariano, paleo, sem gluten, etc) em que podes precisar dessa ajuda.
  63. Depois de tirares a semente podes cortar o abacate facilmente em cubos ainda com a carne dentro da casca, depois ao retirares a carne com uma colher esta sai já em cubinhos.
  64. Podes descascar alhos facilmente esmagando estes com o lado de uma faca larga, ao esmagar a pele vai soltar-se dos dentes de alho.
  65. Se vais dourar carne ou fazer bifes perfeitamente ou se vais fazer fritos é essencial ter a frigideira ou o óleo bem quente antes de juntar os teus ingredientes, faz toda a diferença.
  66. Se não tens um saco de pasteleiro qualquer saco transparente de congelação, sacos de zip ou saco transparente grosso que possa ter um uso alimentar dá, só tens de encher o saco, apertar o conteúdo para um dos cantos e cortar esse canto e já está só espremer.
  67. Papel anti-aderente ou papel de cera, não são só para impedir de biscoitos ou bolos de colarem nos tabuleiros no forno, também servem para ajudar a fazer trufas ou outros pratos com chocolate (o chocolate não vai colar ao papel), ou trabalhar com caramelos em que também ajuda a não colar, também é pratico para moldar bases de biscoitos ou massas de bolos ou pão, põe papel anti-aderente em cima da mesa, põe a massa e põe mais outro retângulo de papel anti-aderente  por cima, assim podes usar um rolo de cozinha para espalhar a massa sem esta pegar no rolo, super simples.
  68. Se queres que o teu cozinhado fique perfeito, usa as medidas com uma balança e pesa as gramas, usa termómetros para ver a temperatura correta do óleo ou do açúcar ou do interior da peça de carne, isso vai ajudar bastante especialmente se não tens ainda muita experiência.
  69. Uma forma rápida de fazer um vinagrete é adicionares todos os ingredientes num frasco vazio, fechar e agitar bem, e já está, perfeita.
  70. Quanto pior a qualidade da carne ou quanto mais a carne tiver um sabor não tão agradável (borrego, caça), mais tempo deves manter na marinada ou salmoura e mais aromáticos deves adicionar, quando não tens certeza tempera ao fim do dia e deixa a marinar de um dia para outro, vais ver que a carne vai não só ficar mais saborosa mas como teve tempo de absorver todo o liquido e temperos, vai ficar mais tenra também.
  71. Depois de pores a massa do bolo na forma, deixa a forma cair um par de vezes de uma altura de uns 2 dedos para cima da mesa para libertares as bolhas de ar de dentro do bolo.
  72. Se queres deixar batatas fritas de forno, biscoitos extra crocantes, em vez de usares o tabuleiro comum usa o tabuleiro de grelha com papel anti-aderente por cima, a circulação extra do ar quente vai tornar tudo ainda mais crocante.
  73. Se tens algum prato demasiado picante, experimenta adicionar algo doce, um pouco de açúcar, açúcar amarelo, mel vai retirar um pouco do picante, experimenta aos poucos até ficar ao teu gosto.
  74. Usa sempre facas afiadas, facas que estão dobradas ou já não estão afiadas são muito mais perigosas, porque não vão funcionar corretamente, vão escorregar e cortar de forma deficiente e é assim que uma pessoa se corta, isso e estar a cortar distraído.
  75. Queres criar desenhos interessantes com cremes de diferentes cores em sacos de pasteleiro? Usa dois sacos com dois cremes diferentes com o mesmo bico de pasteleiro ou apenas só dois sacos ao mesmo tempo na mão.
  76. Quando fores fazer polmes ou panados, monta tudo como se fosse uma linha de montagem, não só é mais eficiente e rápido para fazeres uma quantidade grande, mas também vai tornar todo o processo mais limpo e coerente.
  77. Junta um pouco de pão branco ou uma fatia de maçã na caixa de biscoitos caseiros, o pão vai adicionar um pouco de humidade dentro da caixa e impedir os biscoitos de ficarem demasiado seco e duros, isso é especialmente prático se quiseres enviar biscoitos pelo correio.
  78. Açúcar de padeiro ou açúcar em pó é simplesmente açúcar vulgar granulado que foi triturado até ficar em pó, açúcar em pó é prático para polvilhar, mas também para fazer doces ou cremes em que não vais cozinhar e logo o açúcar não vai dissolver ao usar açúcar em pó o creme ou doce vai ficar cremoso e não granulado.
  79. Se tens de fazer um doce ou bolo para uma ocasião especial em que não podes de nenhuma maneira falhar e tem de sair perfeito, então experimenta a receita uns dias antes, assim sabes se fica perfeita e quanto tempo vais demorar e como é que o resultado aguenta depois de feito, em alternativa usa receitas que já fizeste diversas vezes, eu pessoalmente tenho umas 10 a 20 receitas aqui no Iguaria que faço sempre que preciso algo delicioso e infalível ;)
  80. Queres criar uns desenhos lindos por cima de queques ou bolos pôe por cima renda ou qualquer outros padrões que tenham desenhos recortados, depois só tens de polvilhar com cuidado com açúcar em pó.
  81. Se precisares de um liquido para trocar com ovos em receitas de bolos, o liquido das latas/frascos de grão de bico, pode ser batido como se fossem claras num merengue e como tal podem dar a cremosidade que muitas vezes os ovos dão e o sabor é bem suave e não sobrepõem-se ao sabor normal do bolo.
  82. Põe uma toalha ou pano de cozinha por debaixo da tábua de cortar, isso vai não só dar estabilidade mas também vai impedir a tábua de mover.
  83. Se tens de cortar muitos morangos usa um cortador de ovos, isso vai criar fatias perfeitas para por exemplo uma grande salada de fruta.
  84. Se queres dar um gosto especial a um bolo, podes por exemplo adicionar açúcar á forma em vez de polvilhar de farinha, criar uma calda para pôr depois do bolo estar feito ou adicionar uma cobertura de glacé, chocolate, chantily etc.
  85. Se queres manter guacamole bem verde e impedir de oxidar, só tens de cobrir este com película aderente a colar no guacamole.
  86. Em vez de usares um saco de pasteleiro podes usar uma seringa para encheres de chocolate ou glacé para decorar bolos ou biscoitos.

E já está! Será que devia chamar de mega super hiper lista de dicas de cozinha? Hehehe, partilhem mais dicas ou truques nos comentários! ;) E como sempre se gostaram, partilhem com os vossos amigos!

2 Comentários

Deixa uma Resposta

Deixa o teu comentário :)

Hambúrguer de Rolo de Carne

Arroz Frito com Couve e Salsichas