in

Como usar Natas

natas-bem-batidas

Não é preciso ir muito longe para ver que natas é um daqueles ingredientes omnipresentes especialmente em receitas doces, desde o mais básico chantily para os mais deliciosos gelados, não á duvida que a sua combinação de doçura e gordura é fantástica!

Aqui vão uma série de dicas boas em como usar natas na vossa cozinha:

  • Natas frescas duram bem até 5 dias num frigorífico, estas devem ser guardadas em embalagens de vidro com uma tampa hermética.
  • Natas como todos os lacticínios tem tendência a talhar, se forem misturar com outros ingredientes ácidos então adicionem aos poucos e só mais perto do fim para impedir ou atrasar o processo.
  • Para criar natas azedas, juntem 2 colheres de chá de limão a cada chávena de chá de natas, se não tiverem limão podem usar 1/2 colher de sopa de vinagre.
  • Para melhorar a consistência de um chantily, deixem as natas de véspera no frigorífico, assim depois ao bater ganham melhor consistência, também depois de bater podem voltar a pôr no frigorífico para ficarem ainda mais rijas.
  • Também se a nata está fria, torna-se mais difícil transformar em manteiga e logo consegue-se bater por mais tempo.
  • Para criar natas batidas mais fofas acrescenta uma clara em castelo por cada 500ml de natas.
  • Por vezes as natas de pacote são mais difíceis de bater, um bom procedimento é juntar as dicas de cima e deixar elas arrefecer pelo menos 1 hora no frigorífico e depois juntar claras em castelo (e açúcar se for para fazer chantily), assim mais facilmente ficam espessas e cremosas (atenção que demasiadas claras em castelo tiram doçura e riqueza ás natas batidas).
  • A nata é também muito boa para criar suavidade e doçura em diversos pratos, como puré de batata, suflés, molhos ou sopas.
  • Natas batidas com cebolinho, pimenta, sal e um pouco de limão cria um molho delicioso agridoce para acompanhar batatas cozidas ou bifes.

5 Comentários

Deixa uma Resposta
  1. Olá…

    Parabéns pelo site. Sempre que tenho alguma questão é aqui que procuro a resposta. As dicas são excelentes! Relativamente às natas, para mim é uma guerra conseguir deixá-las altas e fofas….sinto sempre que bato demais ou de menos…saberá dizer-me mais ou menos quanto tempo leva a bater 200ml de natas fofinhas e doce?

    Obrigada….
    Merty

    • Obrigado, por acaso acho que já tinha falado nisso em outro artigo, o ponto mais importante para natas fofinhas e doces é a gordura! Sim, quando comprares natas olha para o conteúdo de gordura, vais ver que existe até bastante diferença entre marcas e tipos, vais ver que as natas “para bater” tem um conteúdo maior de gordura que as natas normais ou natas de cozinha, também as natas frescas (as que vêm em pacotes flexíveis, estão normalmente nos frigoríficos dos supermercados) tendem a ter mais gordura e logo a saírem melhor batidas.

      Depois é ter as natas frescas (saídas do frigorífico) e bater o mais forte possível com uma batedeira para pores o máximo possível de ar dentro delas, se for para um chantily usar açúcar em pó ajuda (em alternativa a açúcar normal ou açúcar amarelo) porque o açúcar ajuda a solidificar as bolsa de ar, também pôr uma clara ajuda (porque as claras não tem um sabor forte e a proteína das claras ao bater retém ar naturalmente), claro que não deves bater para sempre senão crias manteiga, mas para 200ml normalmente uns 5 a 7 minutos, quando engrossar e ficar cremosa é altura de parar, o melhor é praticar até teres uma boa ideia :)

    • Obrigada pela resposta.
      Muito útil e sim, vou experimentar. Tendo a atenção à gordura. E vou experimentar natas frescas.

      Obrigada pela dica.

    • Não sei exatamente mas as natas devem ter aparecido com o advento da domesticação animal por nós (humanidade) e o seu uso deve ter sido generalizado a partir dai, visto que tanto leite > nata > manteiga (provavelmente primeiro de cabras e tal) pode ser tudo produzido a mão sem grandes problemas e o aumento de gordura tanto na nata e manteiga ajuda a conservar esta a temperatura ambiente e a ser usada como um método de preservação enquanto que o leite estraga mais rapidamente, logo presumo que a nata tem sido usada desde 9000 AC o principio do Neolítico :) Obrigado pela visita e pelo comentário ahh e Feliz Natal :D

Deixa o teu comentário :)

Gelado de Menta com Chocolate

Como fazer um bom Chá