in ,

Big Mac Caseiro

Iguaria_Big-Mac-Feito-em-Casa

Nada como começar o especial hambúrgueres do Iguaria com um dos hambúrgueres mais famosos e populares, sim o big mac do macdonald’s, esta versão caseira tenta ser o mais fiel possível a receita, com o molho do big mac (o macdonald’s a uns anos atrás publicou a receita), como também todos os restantes ingredientes que um big mac trás, depois de experimentar tenho que admitir que sabe a um big mac mas ao mesmo tempo sabe muito melhor que um big mac :D

A receita em si é simples, o importante é ter bons ingredientes, isso inclui o pão, a escolha da carne, os pickles, o queijo, quanto melhores os ingredientes melhor o resultado final :)

Também para fazeres um big mac tens de ter 2 pães, porque precisas de uma fatia de pão para o meio, neste caso usei o fundo do segundo pão mas se quiseres podes cortar o topo, também dá bem, também é boa ideia preparares tudo antes de fazer o hamburguês assim depois é só montar e servir!

Receita de Big Mac Caseiro

Ingredientes

Instruções

  1. Divide a carne em duas partes e molda grosseiramente dois discos, não espremas a carne picada quanto menos manuseares mais tenro fica o hambúrguer, tempera só com uma pitada de sal em ambos os lados.
  2. Agora pica a alface, escolhe uma parte mais perto do caule porque tu queres a parte mais crocante da alface, faz o mesmo com a cebola apenas pica um pouco mais fino, se os teus pickles não vem já cortados corta 4 fatias finas, corta também o pão e deixa tudo de parte.
  3. Para o molho a receita pede pickle relish, o que basicamente é o mesmo que pickles de pepino mas todos já triturados, por isso pica uns 2 pepinos (ou 4 dos pequenos) com um pouco do liquido, tu queres algo liquido mas com bastantes pedaços pequenos de pepino isso é pickle relish, junta 4 colheres de chá numa taça, seguido das 6 colheres de sopa de maionese, as 2 colheres de chá de mostarda amarela, uma colher de chá de vinagre de vinho (se não tiveres, qualquer vinagre branco não muito forte serve, como de cidreira ou arroz), uma colher de chá de paprika, meia colher de cebola em pó, meia colher de alho em pó (também existem misturas de cebola e alho em pó já misturados, usa então uma colher), mistura bem e já está.
    Iguaria_Ingredientes-Molho-Big-Mac-Caseiro
    Iguaria_Molho-Big-Mac
  4. Agora liga uma frigideira em lume médio/alto, deixa esta aquecer e depois deita os dois hambúrgueres na frigideira, deixa a carne selar e caramelizar, isso só ajuda a melhorar o sabor, o tempo depende da grossura, depois vira e tempera com um pouco de pimenta o lado já cozinhado, cozinha o outro lado e retira do lume e da frigideira, tempera esse lado com um pouco de pimenta e deixa a carne descansar um pouco.
  5. Enquanto a carne descansa põe o pão numa frigideira seca e torra o interior do pão, isso vai ajudar na textura e também impedir que os molhos e sucos tornem o pão do hambúrguer demasiado mole, retira o pão do lume e estás pronto para montar.
    Iguaria_Paes-com-Molho-BigMac
  6. Começa pelo fundo, põe o pão do fundo, depois cobre com um pouco do molho do big mac, depois uma pitada da cebola picada e alface picada (não é uma grande quantidade, só o suficiente para cobrir o molho), depois põe a fatia de queijo seguido do primeiro hambúrguer, põe o outro pão, seguido de molho, cebola e alface picadas, os pickles e o segundo hambúrguer, cobre com o topo e já está, pronto a servir!
    Iguaria_BigMac-em-Casa
    Iguaria_Big-Mac-Caseiro
    Iguaria_Macdonalds-Big-Mac-Caseiro

Bom Proveito!!!! Se gostaram da receita digam da vossa justiça nos comentários e não se esqueçam de partilhar com os vossos amigos e fazer gostos no facebook e shares no pinterest ;)

Notas: Estes hambúrgueres são um pouco mais rechonchudos que os normais do big mac, isso é natural, melhor carne (eu escolhi as peças de carne e pedi para picar) e mais carne (cada hambúrguer do big mac tem umas 50gr, cada um dos da receita tem 100gr+).

Podes sempre torrar o pão no grill ou na torradeira, não ajuda no aspeto (porque eu só estou a torrar dos lados de dentro), mas o resultado final não muda muito.

Prova o molho do big mac, se achares demasiado amargo, adiciona mais maionese, se achares que tem demasiados pedaços de pickle tritura o molho inteiro um pouco mais, esta é a receita do molho, mas não quer dizer que não podes modificar para o teu gosto ou o que te apetece no momento.

Eu cozinhei cada hambúrguer até ficar médio que é como eu gosto, no macdonald’s não tens esses privilégios, na tua cozinha fica a vontade de cozinhar como tu gostas.

A ordem de montar o big mac foi mudando com os tempos e países, em alguns a cebola fica por cima da carne, mas isso também é uma questão de gosto, tal como se quiseres adicionar mais uma fatia de queijo ou mudar as posições acho que não muda praticamente nada no sabor e resultado final :)

A receita do molho do big mac dá para uns 4 big macs sem problemas ou para molhares em batatas! :D

Os valores nutricionais são só para o big mac, as batatas fritas não estão incluídas e sim são 855 kcal (o big mac da macdonad’s tem umas 550 kcal), mas isso é só porque esta versão é mais rica, se usares também só 100gr de carne e barrares o molho (em vez de deitar 2 colheres de chá generosas) este big mac desce para as 575 kcal :)

Informação Nutricional

Doses: 1・Tempo: 50 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 855 kcal・Gorduras: 38 g・Hidratos de Carbono: 56 g・Proteínas: 69 g

2 Comentários

Deixa uma Resposta

Deixa o teu comentário :)

Especial Hambúrgueres

Truques para o Hambúrguer Perfeito