in

Sandes Francesa Croque Monsieur

Eu sei… continuo focado em partilhar coisinhas para o dia dos Namorados, por isso que tal a fantástica sandes francesa, o Croque Monsieur, também conhecido por misto quente é uma sandes muito comum em cafés franceses, basicamente é uma tosta mista com molho bechamel que vai a gratinar, é simples e deliciosa.

Antes de fazer esta receita eu experimentei umas boas variações, até encontrar esta receita, eu vou pôr mais dicas em baixo, mas no geral para fazeres um croque monsieur delicioso é preferível usar um pão entre pão de forma e pão de sementes, porque eu experimentei com outros pães mais duros e rústicos e mesmo deliciosos é um pouco como uma tosta mista, torna-se dificil de comer se usas um pão demasiado rústico ou demasiado denso, mesmo ficando bonito para a foto ;D

Será que posso chamar a sandes Croque-Monsieur a Francesinha Francesa? A palavra “croque” vem do verbo francês “croquer” o que quer dizer crocante ou trincar algo crocante e monsieur todos sabemos, logo a tradução é algo como Senhor Crocante ;D Capitão Crocante?!?! :P hehehe vamos então a receita!

Receita de Sandes Francesa Croque Monsieur

Sandes Francesa Croque Monsieur

  • Doses: 3
  • Dificuldade: Média
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Clássica receita da sandes mista com fiambre, queijo e bechamel bem gratinada, muito comum em cafés franceses.

Ingredientes

  • Pão – 6 Fatias (Pão de Forma Rústico com Cereais)
  • Queijo Emmental – 6 Fatias (Comprei um bloco de queijo)
  • Queijo Gouda – A Gosto (Para Polvilhar)
  • Fiambre Fumado – 6 Fatias
  • Manteiga sem Sal – 3 Colheres de Sopa
  • Farinha – 3 Colheres de Sopa
  • Leite – 500ml (Meio-Gordo)
  • Noz Moscada – Uma Pitada
  • Pimenta – Uma Pitada
  • Sal – Uma Pitada

Instruções

  1. Começa por preparar o molho bechamel, se precisares de mais dicas podes seguir o link, começa por juntar a manteiga e a farinha num pequeno tacho, leva a um lume médio baixo, mistura até criar uma massa.
  2. Enquanto a massa cozinha, aquece o leite num tacho a parte ou no microondas.
  3. Tempera a massa com uma pitada de sal e noz moscada.
  4. Junta então um pouco de leite e mistura, quando absorver tudo, junta mais leite, sempre mexendo, até absorver todo o leite, prova e ajusta de sal, pimenta e noz moscada até ficar ao teu gosto, põe de parte.
  5. Pré-aquece o forno a 180ºC e prepara um tabuleiro com papel anti-aderente.
  6. Pincela 3 fatias com bechamel, depois põe o queijo emmental e fiambre seguido da outra fatia de pão pincelada com bechamel, põe a fatia com o bechamel por baixo, depois pincela o topo com mais bechamel e por fim polvilha com uma pitada de queijo gouda ralado por cima, repete mais duas vezes.
  7. Leva ao forno pré-aquecido a gratinar até ficar tudo bem dourado e já está, bom apetite!!!! ;D
Notas: Claro que podes usar queijo e fiambre ao teu gosto, como também comprar molho bechamel já feito e fazes um croque monsieur em 5 minutos. Podes também adicionar mais temperos ao bechamel de acordo com o teu gosto, um pouco de alho em pó e pimenta para um versão mais apimentada, junta picante para uma versão picante, muitas vezes é adicionado uma colher de mostarda dijon, junta queijos para uma versão ainda mais decadente ou junta umas ervas da Provença frescas no fim, tens muito por onde escolher. Eu segui a receita que é o que tens em cima, mas parece-me que outra forma rápida e fácil de fazer um croque monsieur é fazer uma tosta e quando esta esta a meio barrar o topo com um pouco de bechamel e voltar a tostar. Podes também tostar o pão um pouco antes de levar ao forno, porque bem o a sandes estava no final deliciosa e cremosa mas se calhar ficava melhor com um pão um bocadinho mais tostado.

Esta receita de Sandes Francesa Croque Monsieur foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 1686 kcal・Gorduras: 90 g・Hidratos de Carbono: 143 g・Proteínas: 79 g

Deixa o teu comentário :)

Chocolate Madeirense Senses de Maracujá

Bolachas de Manteiga e Chocolate para Namorados