Melosa é um daqueles licores bem típicos do Algarve, feito a partir de aguardente de medronho misturada com mel, aguardente de medronho é feito a partir do fruto da água de medronho e cria uma aguardente bem forte com um alto conteúdo alcoólico mas também intensa no sabor especialmente se for bem feita, a melosa é a extensão natural da aguardente de medronho combinando na perfeição a força da aguardente com a suavidade do mel da região, normalmente mel quase preto de eucalipto que por si já é um mel bem forte com um sabor bem agridoce.
A receita em si é super simples, mas o importante para uma boa melosa é arranjar uma boa aguardente de medronho e um bom mel regional do Algarve!
Receita de Melosa Tradicional
Ingredientes
- Aguardente Medronho – 500ml
- Água – 500ml
- Mel – 600gr
- Limão – 1 (Só a Casca)
- Canela – 3 Paus
Instruções
- Colocar num tacho grande a água, a canela, a casca de limão e o mel, deixar ferver em lume médio alto.
- Vai mexendo de vez em em quando para ficar tudo bem dissolvido especialmente o mel, quando começar a ferver deixa uns 2 a 5 minutos, depois desliga o lume.
- Retira as cascas de limão e os paus de canela e deixa arrefecer completamente, por volta de uns 30 a 40 minutos (fazes isto porque se adicionares a aguardente de medronho num liquido quente o álcool começava a evaporar).
- Junta por fim a aguardente de medronho e mexe por uns 2 a 3 minutos antes de engarrafar.
- Deixa repousar pelo menos 1 dia antes de tomar, guarda a melosa no frigorífico bem fechada, não é preciso, mas melosa sabe melhor quando está fresca, porque fresca corta melhor a doçura.
Nota: Melosa aguenta bem uns 6 meses ou mais, mas deve ser bebida toda num espaço de 6 meses para estar com o sabor ideal, também melosa tende a criar deposito especialmente se guardada no frigorífico, por isso agita sempre a garrafa antes de servir.
Informação Nutricional
Doses: 10・Tempo: 30 Minutos・Dificuldade: Fácil・Calorias: 2918 kcal・Gorduras: 2 g・Hidratos de Carbono: 494 g・Proteínas: 2 g
Obrigado pela partilha!
Se existisse uma boa cultura empresarial em Portugal, a melosa, como tantos outros produtos, podiam ser conhecidos e vendidos em todo o mundo.
Veja-se o limoncello, vinhos franceses, presunto espanhol,….
Em Portugal poucos tem a ambicao de dar a conhecer os produtos nacionais e consideram nem valer a pena produzir fora da sua zona.
Os que tem mais vontade de criar, tem por parte do estado um tremendo desincentivo (burocracia, quadro legal complexo, …..)
Apesar de pequeno, deixo o link da loja Hissopo que vende alguns méis nacionais e tenta ultrapassar este marasmo https://hissopo.pt/pt/produtos
Esperamos que melhore :)
Olá Carlos, ainda bem que gostaste da receita! ;D
Pois eu tento também fazer a minha parte para promover os produtos nacionais e sim também acho que existe um pouco falta de promoção e valorização de muitos dos produtos portugueses, por parte de toda a gente!
O site que enviaste, ele deu-me erro a tentar entrar, mas eu deixo ficar na mesma, nada como um belo mel português, o meu favorito é aquele preto e espesso quase agridoce de eucalipto, eu sei a árvore não é nativa e tem problemas ambientais mas o mel é delicioso ;D Até a próxima!