in

Hanetsuki Gyoza com Saia Crocante

Aqui está algo que eu queria fazer, mas esquecia-me sempre na altura de fazer uma gyozas hehehe, gyoza é um tipo de pastel recheado japonês, ele é muitas vezes servido como aperitivo ou entrada, mas também muitas vezes como um petisco, a origem é chinesa mas é algo já bem tradicional no Japão.

Então porque a conversa de gyoza com saia? Bem eu não sei bem a tradução de Hanetsuki Gyoza (羽根つき餃子), quer dizer algo como gyoza com saia, abas ou asas, isto é os pasteis são servidos com uma fina e crocante borda que liga todos os pasteis, é só ver as fotos que tirei, quando fazes gyoza em casa simplesmente cozinhas elas, mas em restaurantes é muito comum servir as gyoza assim com essa saia crocante, muito porque depois de feitas uma das partes mais saborosas é o fundo crocante da gyoza que esteve em contacto com a frigideira, porque o restante pastel foi só cozido em vapor, ao criar a tal saia, estás a dar um pouco mais da parte deliciosa mas também estás a dar uma variação que as pessoas normalmente não fazem em casa e logo uma razão para ir comer gyozas no bar, restaurante, tasca ;D

Então esta é a receita original de Hanetsuki Gyoza? Não… é uma variação, a razão é porque normalmente esta é feita com amido de batata o que é muito comum em cozinha japonesa e chinesa mas menos comum em Portugal, também muitas vezes usam farinha de arroz, outra coisa pouco comum, por isso eu fui com a variação com amido de milho (maizena) e farinha que alguns sitios no Japão e foram também fazem, e tenho que admitir que ficou muito parecida se não no sabor, visualmente e na textura á Hanetsuki Gyoza japonesa… e eu sei… eu comi toneladas… perito aqui! ;D

Ah e eu usei gyozas congeladas, eu sei eu sei, mas estava em promoção no Lidl e estava a apetecer, se quiseres fazer gyozas em casa segue o link eu já fiz ;D Se não é só comprar gyozas comerciais e usar essas ;D

Também servi com o típico molho para molhar as gyozas, é super simples, 1 colher de sopa de molho de soja, 2 colheres de chá de vinagre de arroz e se quiseres um pouco de óleo picante, shichimi ou qualquer outro picante ao teu gosto, vamos a receita!

Receita de Hanetsuki Gyoza com Saia Crocante

Hanetsuki Gyoza com Saia Crocante

  • Doses: 2
  • Dificuldade: Média
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Deliciosa receita de gyozas com uma saia crocante, perfeito petisco oriental para fazer em casa.

Ingredientes

  • Gyoza – 8
  • Maizena – 4 Colheres de Chá
  • Farinha – 2 Colheres de Chá
  • Água – 120ml
  • Óleo de Sésamo – Uns Fios

Instruções

  1. Esta receita dá para 2 doses, logo 16, mas 16 de uma só vez é demasiado só para mim hehehe.
  2. Começa por pôr uns fios de óleo de sésamo numa frigideira pequena dispõe as gyozas num circulo, vê nas fotos, frita estas em óleo médio por uns 3 a 4 minutos.
  3. Enquanto as gyozas fritam, junta numa pequena taça a farinha maizena, farinha e água, mistura bem para ficar tudo dissolvido.
  4. Quando o fundo das gyozas estiver dourado, deita metade da mistura entre as gyozas, tapa e baixa para lume médio/baixo por mais 4 minutos para acabar de cozinhar as gyozas e criar a saia.
  5. Passado os 5 minutos retira a tampa e deixa torrar um pouco até ficar dourado e separar da frigideira e já está, normalmente elas são servidas de pernas para o ar com a saia para cima e com molho para mergulhar as gyozas, bom apetite!
Notas: Podes claro trocar a maizena por amido de batata sem problemas. Esta receita foi para gyozas congeladas, se tiveres frescas os tempos são diferentes, segue a recomendação do pacote ou os tempos que eu dou na receita de gyoza, apenas adicionas o molho em vez da água!

Esta receita de Hanetsuki Gyoza com Saia Crocante foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 1032 kcal・Gorduras: 78.8 g・Hidratos de Carbono: 45.22 g・Proteínas: 38 g

Deixa o teu comentário :)

Anthon Berg Mini Bombons de Massapão

Fricasé Cremoso de Bacalhau