A pescada frita é um dos petiscos mais queridos da gastronomia portuguesa! Hahahah bem se não é então devia ser, e esta receita tradicional com polme de cerveja é absolutamente irresistível e perfeita, eu gosto de polmes de leite moles e tal, mas para o dia de Portugal temos de celebrar com um polme bem crocante com aquele aroma a limão e coentros huhuhummm! Feliz dia de Portugal! ;D
O que torna esta receita especial é a combinação da cerveja fresca e do amido de milho (maizena) ao polme, que cria uma textura ainda mais crocante e dourada, é literalmente de comer e chorar por mais! Ah e a cerveja bem fresca também adiciona um aroma agradável mais umami ao polme em vez de ser só polme sem grande aroma. É uma receita bem catita e uma variação de um petisco que aqui os tugas adoramos, vá, vamos à receita!
Receita de Pescada Frita Crocante em Polme com Lima
Pescada Frita Crocante em Polme com Lima

Receita ideal para partilhar no Dia de Portugal ou em qualquer momento hehehe, nada como uns filetes de pescada fofinhos cobertos num polme estaladiço.
Ingredientes
- Pescada – 6 Filetes (Médios)
- Alho – 2 Dentes (Picados)
- Ovo – 1 Grande
- Cerveja – 100ml (Bem Fresca)
- Farinha – 90gr
- Amido de Milho – 20gr
- Coentros – Uma Colher de Chá (Picado)
- Lima – 1 (Sumo)
- Lima – Para Servir
- Óleo de Girassol – Para Fritar
- Alho em Pó – Uma Pitada
- Pimenta – Uma Pitada
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- Podes claro fritar os filetes inteiros, mas se forem muito grandes, corta-os em pedaços para teres mais filetes, dispõe estes numa taça e cobre com o sumo de lima, uma pitada de alho em pó, os dois dentes de alho picados e sal. Deixa marinar uns minutos.
- Prepara então o polme de cerveja, numa taça adiciona o ovo, seguido da cerveja bem fresca e depois a farinha misturada com o amido de milho. Mistura sem bater muito, depois junta mais coentros picados finamente, pimenta e sal. Tu queres um creme líquido, mas espesso (similar a mel). Se estiver demasiado grosso, junta mais cerveja; se estiver muito líquido, acrescenta um pouco mais da mistura de farinha e amido.
- Prepara uma frigideira com óleo e deixa aquecer em lume médio/alto. Para testares a temperatura, põe um pouco do polme – se começar a borbulhar, o óleo está no ponto!
- Passa cada filete pelo polme, deixa escorrer um pouco para sair o excesso de polme e leva a fritar. Não adiciones demasiados filetes na frigideira ao mesmo tempo, senão baixas a temperatura do óleo e o peixe não fica tão crocante.
- Quando o fundo de cada filete estiver dourado, vira todos os filetes e frita até ficarem completamente dourados de ambos os lados. Retira para uma grelha ou papel de cozinha para escorrer o excesso de óleo e repete até não teres mais filetes.
- E já está, serve com fatias de lima e um belo arroz de tomate frito hehehe! Bom Apetite!








O amido de milho também ajuda a fazer diferente porque vai tornar o polme também um pouco mais crocante do que usar só farinha, não só isso como fica crocante por mais tempo.
Não é preciso bater muito o polme, mistura até ficar homogéneo, senão desenvolves glúten e arriscas ao polme ficar mais pesado.
Em caso de dúvida sobre a temperatura do óleo compra um termómetro de cozinha, tu queres uma temperatura a rondar os 190ºC, também em vez de polme podes deitar um pedacinho de pão, se este borbulhar então o óleo está no ponto.
Podes ver na foto que eu ponho um pouco de folha de alumínio á volta da frigideira, é peixe frito, logo o óleo vai borbulhar um pouco, assim não sujo a cozinha toda.
A pescada que eu usei era pescada do cabo, mas a receita funciona bem com qualquer peixe branco sem pele que tenha uma carne rija, mas tem de ser filete, lombos não fritam bem em polme, são demasiado grossos.
Ahh e pescada assim frita em polme aguenta bem umas horas e é saborosa também fria, logo perfeita para sandes ou piqueniques, olha um pouco como os peixinhos da horta.
Esta receita de Pescada Frita Crocante em Polme com Lima foi criada inicialmente no Iguaria.com.