in ,

Gyudon Refogado de Bife com Arroz Japonês

Aqui está um belo petisco, Gyudon (Carne Tigela) ou Gyūmeshi (Carne Arroz) é um prato tradicional Japonês, como o nome diz é uma tigela de arroz com carne por cima, este prato ganhou uma maior relevância no Japão devido a vários restaurantes de franchising que só fazem acima de tudo este prato, mesmo tendo variações a razão é simples é um prato que se pode fazer e servir rapidamente uma espécie de fast-food ao estilo Japonês.

Para esta receita vais precisar de uns ingredientes tradicionais Japoneses, como Dashi (Caldo de Peixe, normalmente Atum Bonito) este é por vezes difícil de arranjar, vem em forma de saqueta com pó que dissolves em água, logo aqui 120ml foram 2 saquetas, Sake (Vinho de Arroz Japonês) este é fácil de arranjar visto que vai ser cozinhado em vez de beber não é preciso comprar um de muito caro também muitas vezes encontras em garrafas pequenas, Mirin (Vinho de Arroz Doce Japonês) este também pode ser dificil de arranjar mas hoje em dia os supermercados por Portugal tendem a ter garrafinhas pequenas, Alga Konbu (É um tipo de alga seca muito comum no Japão é vendido em pacotes grandes) esta é um pouco difícil de arranjar, ela também não é comestível é só usada para dar mais Umami a caldos e arroz e Molho de Soja (Soya é como o nome diz um Molho de Soja Fermentado), este é muito fácil de arranjar, escolhe uma boa marca, muitas marcas de supermercados estão demasiado aguados, a cor quer-se bem escura, quer-se liquido com alguma espessura e o sabor muito salgado.

Ao fazer em casa demora um pouco mais tempo, mas depois de teres a carne cozinhada no caldo podes servir imediatamente no mais tarde ou no dia seguinte, logo depois de teres a carne pronta o resto é só adicionar temperos, arroz, um ovo escalfado e já está, no Japão entras num restaurante de Gyudon e encomendas normalmente a entrada numa máquina que te dá um ticket ou num computador que envia logo o teu pedido, normalmente quando te estás a sentar, passado 1 minuto já tens o prato a tua frente, tão rápido quanto isso.

Normalmente demora-se mais tempo a fazer as escolhas, mesmo sendo um prato simples estes restaurantes sempre incluem mais ingredientes e variações, como também entradas típicas como Gyoza, Tempura ou saladas, uma das variações mais comuns é em vez da tigela com arroz e a carne por cima, recebes uma tigela de arroz, uma tigela de carne e uma tigela com um ovo, a ideia ai é bateres o ovo, depois passas um pouco da carne pelo ovo e comes comes o arroz em separado.

Ok este não é um prato muito de Ano Novo no Japão mas é delicioso e se quiseres criar um jantar de passagem de ano temático, o Japão não é nada mau heheheh, tipo gyudon com tempura soa-me bem e como disse é um prato que podes deixar praticamente pronto na manhã e depois só tens de fazer arroz mais perto da altura de servir e re-aquecer a carne, vamos a receita!

Receita de Gyudon Refogado de Bife com Arroz Japonês

Ingredientes

  • Arroz – 300gr (Grão Curto Japonês ou Sushi)
  • Água – 330ml
  • Alga Kombu – 1 Pedacinho (Opcional)
  • Carne Vaca – 350gr (Um Naco Novilho)
  • Cebola – 1 Grande
  • Cebolinho – 6 Ramos
  • Dashi – 120ml
  • Sake – 1 Colher de Sopa
  • Mirin – 2 Colheres de Sopa
  • Açúcar – 1 Colher de Sopa
  • Molho de Soja – 2 Colheres de Sopa
  • Óleo Vegetal – Um Fio
  • Ovos – 2 (Para Fazer Escalfados, Opcional)
  • Vinagre – Um Fio (Para os Ovos, Opcional)

Instruções

  1. A comprar a carne escolhe um naco que seja alto e não muito magro, a carne fica tenra porque é cortada super fina mas também porque a gordura da carne dissolve-se no molho.
  2. Para cortar a carne eu recomendo congelar esta e depois deixar ela descongelar 1 hora antes de cortar, assim não vai estar totalmente congelada mas ainda vai estar bem firme assim consegues cortar fatias finas, quanto mais finas melhor, se arranjares um talho que corte fatias finas numa fiambreira ainda melhor.

  3. Deixa a carne de parte e prepara o arroz, começa por passar este por água, numa tigela cobre o arroz com água e mexe bem, escorre a água, repete mais 6 vezes até a água do arroz ficar transparente, depois deixa o arroz descansar uns 30 minutos.
  4. Passado os 30 minutos deita o arroz na panela junta 330ml de água e um quadrado de alga kombu, tapa e põe ao lume, quando começar a ferver (vais ouvir o barulho) e deixa cozer uns 5 minutos.
  5. Depois baixa o lume para brando e deixa cozer mais uns 10 minutos, depois retira do lume e deixa tapado mais uns 10 minutos antes de abrir a tampa e está pronto a servir.
  6. Descasca e corta então a cebola em fatias finas meias luas, junta a cebola na frigideira com um fio de óleo vegetal, deixa esta caramelizar um pouco e ficar transparente e tenra.


  7. Depois junta a carne e o açúcar, deixa a carne cozinhar até deixar de ficar em carne viva.

  8. Junta então o dashi, sake, mirin e molho de soja, baixa o lume para baixo e deixa cozinhar lentamente e tapado por uns 3 minutos para apurar, retira do lume.
  9. Coze então o ovo escalfado num pequeno tacho com água quente e um fio de vinagre, cada pessoa tem a sua técnica eu normalmente ponho uma colher de servir sopa de metal na água, depois parto o ovo para dentro da colher de servir sopa com um pouco da água quente, deixo o ovo assentar e só depois deixo ele juntar-se a restante água, assim ele fica perfeitinho, deixa o ovo cozinhar 1, máximo 2 minutos e já está.
  10. Põe arroz no fundo de uma tigela, seguido da carne com o molho e por fim o ovo escalfado com um pouco de cebolinho picado por cima, bom apetite.



Dicas: Eu fiz um pequeno erro e adicionei os molhos com a cebola em vez de mais tarde, a receita está correta, a diferença é só que fiquei com menos molho que o normal. Nota também que tanto o arroz como o ovo foi cozinhado sem sal, a ideia aqui é que o caldo sendo ligeiramente salgado e intenso é compensado pela ligeira falta de sal do arroz e ovo, o arroz no Japão tende a ser feito sempre sem sal, só o arroz de sushi é que leva sal. Também outra variação desta receita quando a carne estiver pronta adiciona 2 ou 3 ovos batidos e deixa estes cozinhar um pouco no caldo e já está. Também normalmente são servidos com pickles de gengibre a parte para poderes adicionar a vontade.

Ficha da Receita

Gyudon Refogado de Bife com Arroz Japonês

  • Doses: 2
  • Dificuldade: Média
  • Imprimir

Deliciosa receita Japonesa de tigela de arroz coberta com um refogado super aromático de carne, com um belo ovo escalfado, delicioso e super saudável.


Esta receita de Gyudon Refogado de Bife com Arroz Japonês foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Ingredientes

  • Arroz – 300gr (Grão Curto Japonês ou Sushi)
  • Água – 330ml
  • Alga Kombu – 1 Pedacinho (Opcional)
  • Carne Vaca – 350gr (Um Naco Novilho)
  • Cebola – 1 Grande
  • Cebolinho – 6 Ramos
  • Dashi – 120ml
  • Sake – 1 Colher de Sopa
  • Mirin – 2 Colheres de Sopa
  • Açúcar – 1 Colher de Sopa
  • Molho de Soja – 2 Colheres de Sopa
  • Óleo Vegetal – Um Fio
  • Ovos – 2 (Para Fazer Escalfados, Opcional)
  • Vinagre – Um Fio (Para os Ovos, Opcional)

Instruções

  1. Lava o arroz 6 vezes, depois deixa este secar uns 30 minutos, junta o arroz a um tacho com a água e um pedaço de konbu cozinha uns 5 minutos a ferver tapado, 10 minutos em lume brando e 10 minutos fora do lume.
  2. Numa frigideira junta a cebola cortada em tiras com um fio de óleo vegetal, frita em lume médio até a cebola ficar tenra.
  3. Junta a carne fatiada muito fininha com o açúcar, deixa cozinhar até a carne ganhar cor.
  4. Junta o dashi, sake, mirin e molho de soja, baixa o lume e deixa cozinhar por mais 3 minutos, retira do lume.
  5. Faz 2 ovos escalfados e serve em tigelas com o arroz, carne e ovo por cima, polvilha com cebolinho picado, bom proveito.

Nutrition

Calorias: 1505 kcal・Gorduras: 56 g・Hidratos de Carbono: 110 g・Proteínas: 118 g

Deixa o teu comentário :)

15 Receitas para a Passagem de Ano

Bolo Mágico de Chocolate