in

Sopa de Massa Soba com Tempura Japonesa

Esta receita pode vir um pouco tarde mas é deliciosa e eu não queria deixar mais 1 ano sem publicar hahaha ;D

A Sopa de massa soba ou Toshikoshi Soba (年越しそば) é um prato super tradicional japonês para a passagem do ano, existe pouca variação no prato, normalmente só a tempura pode mudar de esta de vegetais (uma das minhas favoritas) para de camarões, peixe ou algo leve similar, nada de porco e tal.

Aliás muitas vezes este prato é servido simples, só noodles e molho, nada de coberturas, adições ou outros ingredientes, mesmo que esta variação é hoje em dia mais comum, noodles soba, com bolo de peixe, komatsuna escaldada (uma verdura parecida com espinafres amargos), cebolinho e uma tempura, por isso é essa que vamos partilhar.

Nota que a receita que vou dar é para 2 pessoas, mas facilmente duplicas a receita, a unica dificuldade da receita é encontrar alguns ingredientes, porque fazer é super simples, se não arranjares komatsuna como é normal, podes não adicionar ou juntar espinafres (textura similar) ou grelos de nabo (sabor similar), para o bolo de peixe podes substituir por delicias do mar ou algo similar, para a soba fresca podes usar a variedade seca e a tempura é só seguir as receitas aqui no iguaria ;D Vamos a isto!

Receita de Sopa de Massa Soba com Tempura Japonesa

Sopa de Massa Soba com Tempura Japonesa

  • Doses: 4-8
  • Dificuldade: Média
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Receita deliciosa e tipica do Japão para a passagem do ano, uma deliciosa sopa com massa soba e tempura estaladiça por cima.

Ingredientes

  • Massa Soba – 200gr (Fresca ou Seca)
  • Água – 960ml
  • Kombu – 1 Pedaço Grande (Alga seca para caldos)
  • Katsuobushi – 10gr (Flocos Secos de Atum Bonito)
  • Mirin – 2 Colheres de Sopa
  • Sake – 1 Colher de Sopa
  • Molho de Soja – 2 Colheres de Sopa
  • Sal – Uma Pitada
  • Kamaboko – 4 Fatias (Ou Delicias do Mar)
  • Komatsuna – 60gr (Ou Espinafres ou Grelos de Nabo)
  • Cebolinha – Um Raminho (Picado)
  • Shichimi Togarashi – A Gosto (Especiaria Japonesa)
  • Tempura – 2 (Já Preparadas)

Instruções

  1. Deita a água fria numa taça e junta a alga kombu, deixa de parte de um dia para outro tapado.
  2. No dia seguinte transfere tudo para um tacho e leva ao lume, quando a água estiver quase a ferver, retira a alga kombu e deita fora.
  3. Adiciona o Katsuobushi e deixa aquecer mais uns 30 segundos e depois desliga o lume e deixa o Katsuobushi na água a libertar o seu aroma.
  4. Passa então a água por um escoador com papel de cozinha, espreme o papel para retirar todo o aroma, esse liquido chama-se dashi.
  5. Com o caldo limpo, volta a levar ao lume num pequeno tacho, junta o mirin, molho de soja, sake e uma pitada de sal, deixa começar a borbulhar, tapa e retira do lume.
  6. Corta o Kamaboko em fatias (muitas vezes o Kamaboko vem em cima de uma base de madeira, se sim tens de separar este da base de madeira com uma faca antes de fatiar) e corta a cebolina em fatias finas.
  7. Aquece água num tacho e prepara uma tigela com água e gelo, corta a komatsuna grosseiramente, junta os taules primeiro, deixa estes cozinhar 1 minuto e depois junta as folhas verdes da komatsuna, deixa mais uns 40 segundos a 1 minuto e escorre e deita na água com gelo.
  8. Escorre a kamatsuna e espreme esta um pouco só para não ficar muito molhada.
  9. Agora para cozinhar a massa soba, aquece duas panelas com água, mais o tacho com o caldo da sopa e prepara um escoador, a diferença entre massa soba fresca e seca é só o tempo para cozinhar, segue os tempos da embalagem que tiveres.
  10. Quando ambas as água estiverem a borbulhar, junta a massa soba e cozinha exatamente o tempo que diz a embalagem (mais uns 30 segundos na água quente pode ser a diferença entre deliciosa e horrível), retira a massa da água quente para o escoador e lava esta, depois põe esta no outro tacho quente por uns 5 segundos e retira a massa para a tigela, repete para a outra massa.
  11. Adiciona então o caldo seguido da komatsuna, Kamaboko, Cebolinha e Tempura, tempera com uma pitada de shichimi e já tá, simples! ;D Bom apetite e um Feliz Ano Novo!
Notas: Kombu, Katsuobushi, Mirin, Vinho Sake, Molho de Soja, hoje em dia podem ser compradas facilmente em qualquer supermercado grande ou mandar vir pela Internet de lojas de produtos japoneses ou chineses. Também sopa instantânea para soba existe a venda e é fácil de arranjar, podes usar essa em vez de fazer a tua versão caseira, nesse caso é 1 saqueta diluída em água quente, só isso. Podes também saltar alguns dos passos comprando Konbu Dashi, é só diluir esse na água e juntar o molho de soja, mirin, etc…

A tempura foi comprada quando fizemos este prato, por isso não vou adicionar os valores nutricionais da tempura , tenham só isso em mente, tempura é deliciosa mas também é um frito ;D

Porque o processo das múltiplas panelas de água? É simples a primeira coze a massa, a segunda só aquece a massa, tu lavas a massa entre as duas para retirar o amido extra assim ficas com noodles firmes e secos e um caldo cristalino e claro tudo bem quente! ;D

Esta receita de Sopa de Massa Soba com Tempura Japonesa foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 341 kcal・Gorduras: 1 g・Hidratos de Carbono: 59 g・Proteínas: 18 g

Deixa o teu comentário :)

Chocolate com Massapão e Recheio de Morango e Espumante

Como Fazer um Merengue