in

Bolo de Maçã da Noruega

Iguaria_Bolo-de-Maca-Noruegues

Hummm este bolo de maçã norueguês é ideal para estes dias mais fresquinhos de Dezembro nada como um bolo bem rústico de maçã e canela para reconfortar a barriga e o espírito :)

Este é um bolo simples de maçã com canela, no entanto mesmo que a receita por vezes pede pedaços maiores de maçã eu acho que fica melhor e coze melhor com a maçã fatiada bem fininha.

Receita de Bolo de Maçã da Noruega

Ingredientes

  • Maçã – 550gr (+/- 4 Medias)
  • Manteiga – 200gr
  • Açúcar – 250gr
  • Ovos – 4 L
  • Farinha – 180gr
  • Fermento – 4gr (Uma colher de chá)
  • Açúcar – Para Polvilhar Generosamente (+/- 2 colheres de sopa)
  • Canela – Para Polvilhar Generosamente (+/- 1 colher de chá bem cheia)

Instruções

  1. Começa pela massa, vais numa tigela bater a manteiga a temperatura ambiente com o açúcar até criar um creme suave e esbranquiçado.
    Iguaria_Creme-Bolo-Maca
  2. Depois adiciona os ovos, um a um batendo bem entre cada adição.
  3. Por fim junta a farinha e o fermento e peneira para cima do creme e envolve bem com uma colher de pau ou espátula até a obteres uma mistura homogénea.
    Iguaria_Creme-Bem-Suave
  4. Agora pré-aquece o forno a 180 e prepara uma forma redonda média, forra o fundo com papel vegetal e os lados unta com manteiga e polvilha com farinha.
    Iguaria_Maca-Cortada
  5. Vais lavar, descascar e cortar as maçãs em fatias finas, depois deita metade da massa na forma, cobre a massa com uma camada de fatias de maçã e por fim deita a restante massa por cima e cobre com a restantes fatias de maçã.
    Iguaria_Dispor-Massa-Por-Cima
  6. Por fim vais juntar o açúcar e canela e polvilhar por cima do bolo para o cobrir bem.
    Iguaria_Polvilhar-com-Acucar-Canela
  7. Leva ao forno a cozer por uns 50 minutos, pica com um palito (com cuidado para evitar as fatias de maçã), se o palito sair seco então o bolo está pronto, toma atenção que o topo pode ficar super castanho mas isso é normal é o açúcar a caramelizar.
    Iguaria_Bolo-de-Maca-Rustico
  8. Serve acabado de fazer ou a temperatura ambiente este é um bolo que aguenta bem um par de dias bem húmido e delicioso.
    Iguaria_Interior-Bolo-Maca-Noruega
    Iguaria_Fatia-Bolo-Maca-Noruegues

Dica: Eu usei só maçãs verdes porque era o que tinha, mas combinar diferentes tipos de maçãs cria texturas interessantes, como também fazer uma variação deste bolo com peras.

Informação Nutricional

Doses: 6・Tempo: 75 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 3724 kcal・Gorduras: 181 g・Hidratos de Carbono: 504 g・Proteínas: 40 g

4 Comentários

Deixa uma Resposta
    • Bolos de fruta são sempre deliciosos, tem um sabor mais rústico e a fruta muitas vezes dá uma doçura mais natural, textura e húmidade, este bolo ficou mesmo bom com o topo bem caramelizado e o bolo super húmido e fofo! :D

Deixa o teu comentário :)

As Minhas 10 Maiores Iguarias!

Cubos de Batata e Cenoura Assados