in

Queques de Banana e Maçã com Mascarpone

Eu gosto bastante de bolo/pão de banana, muito porque eu como bastantes bananas e acabo por ter bananas a mais e é uma forma deliciosa de aproveitar bananas que já estão demasiado maduras ;D Neste caso eu fui por uns queques de banana e maçã, que ficaram super fofos e cremosos, com a maçã e a banana a tornar o interior ainda mais húmido, huhuhummm só assim já eram fantásticos, mas quando eu pensei na receita eu estava a pensar pôr no topo um pouco de frutos secos, granola ou um crumble, mas… esqueci-me ;D

Por isso e como tinha um resto de queijo mascarpone, fui por um creme de queijo mascarpone, acho que a combinação saiu catita, muito porque o queijo dá mais firmeza ao creme mas também dá aquele toque umami e como eu fiz os queques pouco doces, um pouco de doçura extra, tudo junto acho que saiu ainda melhor do que esperado! Vamos então a receita!

Receita de Queques de Banana e Maçã com Mascarpone

Queques de Banana e Maçã com Mascarpone

  • Doses: 12
  • Dificuldade: Média
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Estes queques são uma maravilhosa combinação de banana madura e maçã, envolvidas numa massa macia e cremosas, cobertos por um delicioso creme doce de mascarpone, huhum.

Ingredientes

  • Açúcar Amarelo – 90gr
  • Farinha – 200gr
  • Fermento – 1 Colher de Chá
  • Óleo de Girassol – 60ml (Ou outro Óleo Alimentar)
  • Ovo – 1 L
  • Bananas – 2 (Maduras, cerca de 260gr descascadas)
  • Maçã – 2 Pequenas
  • Leite – 1 Colher de Sopa
  • Canela – Uma Pitada
  • Sal – Uma Pitada
  • Natas – 100ml (Frio)
  • Queijo Mascarpone – 100gr (Frio)
  • Açúcar de Baunilha – 1 Colher de Sopa (Ou Açúcar Branco)

Instruções

  1. Pré-aquece o forno a 160ºC. Prepara duas formas de queques com capacidade para 6 queques cada. Forra-as com formas de papel de queque ou quadrados de papel anti-aderente.
  2. Numa taça, junta o óleo à temperatura ambiente e o açúcar. Bate vigorosamente até obteres uma mistura suave. Adiciona o ovo e a canela até que tudo se torne um creme delicioso.
  3. Descasca e fatia as bananas maduras. Esmaga-as ou tritura-as até obteres uma pasta. Adiciona o leite e esmaga um pouco mais. Finalmente, junta esta mistura à de manteiga e açúcar. Mistura até obteres uma combinação homogênea.
  4. Numa outra taça, junta a farinha, o fermento e o sal. Mistura bem e depois adiciona esta mistura à massa final. Usa uma colher de pau e mistura até que tudo esteja perfeitamente integrado.
  5. Descasca as maçãs e pica-as. Adiciona-as à massa e mistura novamente.
  6. Divide então a massa pelas formas de queques e coloca tudo no forno. Deixa assar por aproximadamente 30 a 40 minutos, ou até que fiquem dourados e um palito inserido no centro saia seco.
  7. Enquanto os queques assam, prepara a cobertura. Numa taça, junta as natas, o queijo mascarpone e o açúcar de baunilha. Bate vigorosamente até que a mistura esteja sedosa e cremosa, tu queres picos fortes. Leva-a ao frigorífico até que os queques estejam prontos.
  8. Retira os queques do forno e deixa-os arrefecer um pouco. Em seguida, desenforma-os e deixa arrefecerem completamente antes de os cobrir generosamente com o creme doce de mascarpone, porque se tentares cobrir quando ainda estiverem mornos, arriscas ao creme começar a derreter, bom proveito!
Notas: Como disse em cima em vez do creme de mascarpone, podes cobrir com frutos secos, com granola, com um crumble, podes cortar uma maçã em cubos e polvilhar por cima. Também se queres uma versão mais rústica, adiciona um pouco de canela, noz moscada e cominhos, não é preciso muito na massa, vais ver que eleva logo o sabor dos queques. Estes queques também são fantásticos para piqueniques ou festas, porque vão manter-se húmidos e fofos por vários dias, apenas salta a parte de cobertura ;D

Como podes ver pelas fotos eu saltei alguns passos, eu diria que podes fazer isso, mas ao escrever a receita eu escrevi todos os passos corretamente, assim a receita vai sair ainda melhor, porque alguns dos queques que fiz tinham um pouco de farinha não misturada e uns queques cresceram melhor que outros, o que mostra que eu não devia ter saltado um ou outro passo não é huhum! :P

Esta receita de Queques de Banana e Maçã com Mascarpone foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 1100 kcal・Gorduras: 40 g・Hidratos de Carbono: 120 g・Proteínas: 20 g

2 Comentários

Deixa uma Resposta
    • Olá, sem problemas, aliás podes sempre polvilhar com uns frutos secos, com granola ou um típico crumble como alternativa a cobertura e sim a receita dá sem problemas para um bolo só tens de ajustar o tempo, porque numa forma grande vai demorar mais tempo a assar :)

Deixa o teu comentário :)

Pocky de Coco e Açúcar Mascavado

Panquecas de Pumpkin Spice