Ai todos os anos temos Aletria Doce por estes lados, quanto mais é que eu posso falar do mesmo doce!!?!?!?!
Pelos vistos uma vez mais, este é daqueles doces, tal como as rabananas que nunca pode faltar, se ninguém fôr fazer então podem ter a certeza que eu vou fazer, caso não conheçam ainda (como é possivel), a aletria é basicamente uma variação do arroz doce, mas em vez de arroz usa-se massa de aletria ( também conhecida por massa “angel hair” ou massa capellini ) e bem tal como o arroz doce existem diversas variações, a minha favorita é a mais rija chamada de “cortar a faca” porque como é bem firme, podes literalmente cortar fatias :D
Então esta receita é o quê? É uma variação da receita de Aletria Doce de Cortar a Faca, neste caso eu troquei o açúca amarelo por açúcar branco, usei um pouco mais de manteiga e cozinhei numa temperatura um pouco mais baixa por um pouco mais tempo e o resultado continua delicioso, não sei bem dizer se é melhor que as outras versões mas é diferente, ligeiramente menos doce e mais rija e por isso se tal como eu não pode faltar Aletria Doce e queres experimentar uma nova receita ou esqueceste do açúcar amarelo então esta receita é para ti! ;D Vamos à receita! Ahhhh e Feliz Natal!!!!
Receita de Aletria de Cortar a Faca Doce de Natal Portugal
Aletria de Cortar a Faca Doce de Natal Portugal

Nada como uma bela Aletria Doce bem rijinha para se cortar umas fatiazinhas para partilhar com a familiazinha hehehhe.
Ingredientes
- Massa de Aletria – 200gr
- Leite – 200ml (Meio-Gordo)
- Gemas – 4
- Açúcar – 220gr
- Limão – 1 Casca
- Canela – 1 Pau
- Manteiga – 20gr
- Água – +/- 700ml
- Canela – Para Polvilhar
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- Num tacho grande adiciona a água, o açúcar, a manteiga, o pau de canela e a casca de limão, leva a um lume alto para começar a ferver, quando começar, baixa para um lume médio/baixo e deixa cozinhar lentamente por uns 10 minutos para infundir bem a água.
- Adiciona depois a massa de aletria bem esmagada, isto é esmaga nas mãos cada novelo de massa isso é muito importante para a massa cozinhar bem por igual e não ficares com pedaços de massa dura.
- Tempera com uma pitada de sal (o normal para temperar qualquer massa) e deixa cozinhar por uns 12 minutos (ou o que o pacote da massa recomendar).
- Quando chegar ao tempo prova a massa para ver se esta está bem cozinhada e tenra, se não estiver cozinha mais uns minutos.
- Enquanto a massa coze, numa tigela a parte bate as gemas com o leite até ficar tudo cremoso, deixa de parte.
- Quando a massa estiver tenra, retira esta do lume e deita colheradas da água de cozedura com a massa na tigela com as gemas batidas sempre a mexer, fazes isto para aquecer gradualmente as gemas de forma a estas não talharem.
- Vai fazendo isso até a mistura de gemas e massa estiver morna/quente.
- Agora em fio deita a mistura de massa e gemas de volta á panela com a massa cozida, faz isto sempre a mexer.
- Depois de deitares tudo, leva a panela de volta a um lume médio/baixo e vais cozinhar mais uns 10 minutos sempre a mexer até a mistura ficar bem espessa.
- Por fim retira a panela do lume e põe a aletria numa travessa de servir, deixa esfriar cá fora e depois põe no frigorifico de um dia para outro para assentar e já está!
- Polvilha com canela ao teu gosto, podes fazer desenhos ou só cobrir e está pronto a servir, bom apetite e claro Feliz Natal!


Se quers que a aletria fique de cortar á faca tens de cozinhar esta bem, não é preciso exagerar, mas ela tem de ficar bem cozida (assim o amido que sair da massa e as gemas vão tornar a mistura bem sólida).
Deixa arrefecer a aletria completamente! Depois de estar pronta, se puseres ainda quente no frigorífico ela vai soar e ficar molhada, leva ela ao frio só depois de perder a sua temperatura.
O clássico é sempre cobrir aletria com canela, claro que podes cobrir com o que quiseres, mas este é um daqueles doces que se quer simples, deixa os outros doces da mesa de natal serem bombas de gordura e doçura enquanto a aletria é suave, cremosa e pouco doce, quase limpa o palato ;D
Esta é uma receita de gemas, logo se quiseres umas dicas para aproveitares e dares uso ás claras é só seguires o link :D
Em muitas receitas de aletria de cortar a faca, a aletria é cozinhada também no leite em vez de como eu faço onde é cozinhada inicialmente em água, mas eu já experimentei essa versão e sim é um pouco mais rica, mas é um pouco como a diferença entre arroz doce de natal e arroz doce branco, acho que aletria sabe mesmo bem… menos doce e menos rica….
Esta receita de Aletria de Cortar a Faca Doce de Natal Portugal foi criada inicialmente no Iguaria.com.

