in ,

Canjica Brasileira

Canjica é um doce simples brasileiro muito popular pela Festa Junina, feito com arroz branco sem o gérmen também chamado de canjica, esta é a receita tradicional brasileira, basicamente uma espécie de arroz doce branco com leite, açúcar (ou leite condensado) e canela, não é uma receita complicada, mas envolve algum tempo, visto que tens de demolhar a canjica de um dia para outro e depois cozer esta numa panela de pressão por uns 40 a 60 minutos até ficar tenra.

Claro que existem diversas receitas e visto ter ainda bastante canjica de certeza que vou tentar mais umas quantas hehehe, as variedades mais comuns levam coco, leite de coco, amendoins e mais especiarias.

Do resultado final tenho que admitir que tenho curiosidade de experimentar outras variedades, não me levem a mal o resultado final é delicioso, é super cremoso com uma textura densa, o problema é que só tem um sabor, doce e muito especifico e talvez um pouco enjoativo, mais que um leite creme ou arroz doce, uma canjica é mesmo um doce que precisa de coco ralado e canela e outras especiarias para ter um sabor mais interessante, por isso nada como ler as minhas dicas depois da receita! ;D

Receita de Canjica Brasileira

Canjica Brasileira

  • Doses: 8
  • Dificuldade: Média
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Clássica receita de Canjica, este é um doce super popular no Brasil, um pouco como um arroz doce mas feito com milho branco.

Ingredientes

  • Canjica – 250gr (Milho Branco sem Gérmen)
  • Água – 2.5 L
  • Leite Condensado – 1 Lata (+/- 400gr)
  • Leite – 1 Medida da Lata de Leite Condensado
  • Cravo da Índia – 1
  • Canela – 1 Pau de Canela
  • Canela – Para Polvilhar
  • Sal – Uma Pitada

Instruções

  1. No dia anterior a fazer a canjica, começa por juntar 250gr de canjica numa tigela, lava a canjica e depois cobre esta com o 3 vezes mais água cobre e deixa a demolhar e hidratar de um dia para o outro.
  2. No dia seguinte, escorre a água e leva a canjica a uma panela de pressão, junta 2.5 litros de água, uma pitada de sal, 1 pau de canela e 1 cravo da índia, fecha a panela de pressão e deixa esta levantar pressão.
  3. Baixa o lume e deixa cozinhar por uns 60 minutos.
  4. Retira a panela do lume e deixa baixar a pressão.
  5. Abre a panela e retira o pau de canela e cravo, escorre o excesso de água.
  6. Adiciona então o leite condensado e uma lata de leite condensado com leite, deixa cozinhar e ferver uns 5 minutos até engrossar e ficar cremosa.
  7. Retira do lume e deita numa tigela funda ou no meu caso tigelinhas, deixa arrefecer e depois guarda no frigorífico, serve povilhadas de canela, bom apetite.

Notas: Se queres uma variação mais rica, depois de adicionares o leite, junta a 200ml de leite de coco 2 gemas, bate bem e depois junta a mistura em fio sempre a mexer. Também depois de teres a canjica feita, podes sempre adicionar pedaços de goiabada, fruta, amendoins, coco ralado para criar variações interessantes.

Esta receita de Canjica Brasileira foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 2149 kcal・Gorduras: 58 g・Hidratos de Carbono: 357 g・Proteínas: 66 g

2 Comentários

Deixa uma Resposta

Deixa o teu comentário :)

Crokissimo Boteco Amendoim Crocante Assado

Sinhá Lámen Calabresa e Galinha