in

Azevias de Batata Doce

Quem não adora umas belas azevias, este doce de Natal é super típico do Algarve, especialmente recheados de Batata Doce, esta altura do ano é sempre época de batata doce, a receita é muito similar á das azevias de grão, só muda mesmo o recheio que é de puré de batata doce com um toque de canela.

Receita de Azevias de Batata Doce

Ingredientes

  • Batata Doce – 350gr
  • Açúcar – 150gr
  • Canela – 2 Colheres de Chá
  • Limão – 1 Raspa
  • Farinha – 200gr (T55)
  • Manteiga – 30gr
  • Água – 80ml (Morna)
  • Aguardente – 20ml
  • Sal – Uma Pitada
  • Óleo – O Necessário (Para Fritar)
  • Açúcar – Para Polvilhar
  • Canela – Para Polvilhar

Instruções

  1. Começa sempre pelo recheio porque queres este frio ou pelo menos á temperatura ambiente na altura de fritar as azevias.
  2. Coze as batatas doces com pele por uns 15 minutos (depende do tamanho das batatas doces, podes ver se estão cozidas espetando com um garfo se não sentires grande resistência, então estão cozidas), depois tira a pele e pesa para dar as 350gr.
  3. Agora esmaga as batatas com açúcar, a canela e a raspa de limão, não é preciso esmagar muito.
  4. Leva tudo a um tacho e deixa cozinhar em lume médio até ficar tudo bem ligado e uma massa bem suave e homogénea, retira do lume e deixa esfriar (se tens pressa leva ao frigorífico).
  5. Agora para a massa coloca a farinha numa batedeira (com varas de massa) ou robot de cozinha, derrete a manteiga e junta a farinha bate um pouco para ficar tudo misturado.
  6. Adiciona a água morna, a aguardente e uma pitada de sal, voltar a bater um pouco a massa até esta ficar bem misturada.
  7. Retirar a massa da máquina e formar uma bola e embrulhar em película aderente, deixa no frigorífico uns 30 minutos para a massa assentar.
  8. Tira a massa do frigorífico e estende esta numa superfície enfarinhada, eu gosto de por um quadrado de película por cima assim a massa não cola ao rolo da massa.
  9. Corta a massa em círculos grandes ou um quadrado arredondado, nota que vais dobrar a meio com o recheio, é essa forma que vai ficar a azevia, a massa que sobrar volta a juntar numa bola e volta a estender e cortar (no meu caso estava um dia quente por isso voltei a por a massa mais uns 20 min no frigorífico).
  10. Agora vais rechear cada azevia, deita o suficiente para encher metade da massa cortada, depois dobra a meio e prende as pontas para o pastel ficar feito.
  11. Por fim aquece o óleo a 160ºC e leva as azevias a fritar não ponhas demasiado na fritadeira ao mesmo tempo, frita bem de ambos os lados até ficar bem dourado, retira para papel absorvente ou uma grelha para escorrer o óleo e secar um pouco.
  12. Por fim ainda quentes polvilha generosamente com uma mistura de canela e açúcar e já está! Espero que gostem da receita e Feliz Natal.

Informação Nutricional

Doses: 20・Tempo: 80 Minutos・Dificuldade: Difícil・Calorias: 2925 kcal・Gorduras: 124 g・Hidratos de Carbono: 426 g・Proteínas: 27 g

Deixa o teu comentário :)

Receitas Irresistíveis de Natal

Peru Recheado com Legumes Assados