Faltam só uns dias para o Natal, por isso nada como partilhar umas Iguarias de Natal, destas receitas algumas são nossas favoritas e clássicas receitas de Natal que fazem parte da Culinária Portuguesa e Doçaria Conventual, mas também incluímos algumas receitas não tão portuguesas mas que gostamos de adicionar de tempos em tempos para variar um pouco a mesa da Consoada e a mesa de Natal.
Dividi as receitas primeiro com os pratos principais e entradas e depois os doces, sem nenhuma posição em especial, é tudo delicioso!
Receitas Fantásticas e Irresistíveis de Natal
Polvo Assado de Natal com Batatas – Polvo assim quase deixa um pessoa sem palavras, é só saliva heheheh, polvo no forno, com os tentáculos tenros por dentro e com um toque de estaladiço por fora com umas batatinhas bem assadas e tudo bem regado de bom azeite e alho, não é preciso dizer mais nada!
Choco Frito de Setúbal – Um choquinho assim bem frito, é uma delicia e uma entrada perfeita para qualquer ocasião, se arranjamos um bom choco em Novembro, congelamos logo para fritar pelo Natal, é uma autentica iguaria sem par.
Borrego no Forno com Laranja – Eu adoro um belo borrego, assim bem assado fica fantástico, um pouco como leitão com lascas carnudas de carne é uma delicia e não dá assim tanto trabalho, é só uma boa marinada e assar.
Bacalhau Cremoso Espiritual – Este é um prato de bacalhau bom para festas o bacalhau fica super cremoso e fofo com um topo bem caramelizado, dai o nome espiritual, com este prato até sentes que vais aos céus
Pernas de Peru Assadas de Natal – Assim bem assado no forno o peru fica fantástico, especialmente com umas batatinhas novas também no forno, é um prato simples e delicioso.
Queijo Brie com Pimentos Assados – Uma entrada super simples e fantástica para a mesa de Natal, servida com umas torraditas ou pão alentejano, é uma delicia e abre bem o apetite para o resto.
Rabanadas de Natal – Clássico doce frito de Natal, eu não sei bem porque mas eu absolutamente adoro, o resto da família não liga tanto por isso faço umas 5 ou 6 rabanadas e já está, umas 3 para mim e umas para quem quiser dar uma trinca! :P
Aletria de Natal – A nossa mesa de Natal tem sempre aletria, é o primo afastado do arroz doce, aliás é aletria para o Natal e arroz doce para a passagem de ano, qualquer um é fantástico, a aletria é boa quando se faz assim bem densa em que podes cortar fatias com a faca e sempre é um doce mais simples para cortar todos outros doces de Natal que tendem a ser um pouco mais doces que o habitual.
Arroz Doce de Natal – Quem não adora um belo arroz doce, é bom todo o ano e em especial no Natal, esta receita é um pouco mais rica que as receitas típicas mas qualquer boa receita de arroz doce fica sempre bem na mesa de Natal.
Bolinhos de Bolina – Uma versão dos sonhos, mas na minha opinião superior, tal como os sonhos de cenoura, estes sonhos de abóbora bolina tem uma textura cremosa e um sabor ímpar, a receita dá um pouco de trabalho a fazer mas podes fazer facilmente uma enorme quantidade.
Pudim de Laranja – Eu adoro pudins e esta receita é a minha receita favorita para o Natal, sai 90% das vezes perfeito, a receita é simples e podes fazer num instante, perfeito para a azafama do Natal.
Torta de Chocolate Recheada de Geleia – Quem não adora tortas e esta sempre é mais deliciosa e interessante que o mais básico tronco de Natal.
Pudim de Rabanadas – Uma excelente forma de aproveitar as rabanadas que sobraram no dia Dia de Natal ou da Consoada, é basicamente o mesmo principio que um pudim de pão mas leva rabanadas em vez de pão, fica fantástico.
E já está! Espero que tenham gostado da lista e ficaram inspirados para experimentar algumas destas receitas Natalícias, já agora a receita da foto no topo são as clássicas Broas Castelares de Natal que também são um docinho brilhante nesta altura do ano com muitas batatas doces, Feliz Natal!