in ,

Pernas de Peru Assadas

Aqui está outra receita perfeita para o Natal, peru assado ou neste caso as pernas de peru são deliciosas, as pernas são bem mais suculentas e tenras que o peito que tende a ser muito seco e ter pouco sabor, um pouco como o frango, as partes menos nobres do peru são as melhores e muitas vezes as mais baratas, por isso para variar nada como usar só as pernas!

Para fazeres um peru perfeito assado acima de tudo o que tens de fazer é temperar forte, se fizeres uma salmoura ou como neste caso uma marinada boa ainda melhor, o peru vai ficar mais tenro e com um sabor muito superior e depois da marinada voltar a temperar antes de ir ao forno só eleva o sabor e textura do peru de algo básico para algo maravilhoso.

Receita de Pernas de Peru Assadas

Ingredientes

  • Peru – 2 Pernas (+/- uns 4 kg)
  • Vinho Branco – 200ml (ou mais)
  • Limão – 2
  • Louro – 2 Folhas
  • Oregãos – A Gosto
  • Tomilho – A Gosto
  • Alho – 8 Dentes
  • Massa de Pimentão – A Gosto
  • Cenoura – 2
  • Cebola – 2
  • Colorau – Uma Pitada
  • Sal – Uma Pitada
  • Pimenta – Uma Pitada
  • Azeite – A Gosto

Instruções

  1. Começa por lavar as pernas e leva estas a uma tigela, cobre com o vinho branco, o limão cortado em quartos, uma pitada de oregãos, uma pitada de tomilho, uma colher de sopa de massa de pimentão (ou vinha de alho), o louro, 2 dentes de alho esmagados, uma colher de sopa de sal e cobre o resto com água, deixa a marinhar por pelo menos umas 2 horas ou de 1 dia para outro.
  2. Pré-aquece o forno a 200ºC e arranja um tabuleiro que possa ir ao forno.
  3. Agora retira o peru da marinhada, corta um pouco com um cutelo cada perna, para ter mais acesso ao tempero e assar melhor, também ajuda ás peças de peru a caberem no tabuleiro.

  4. Agora vais temperar o peru, primeiro unta todas as pernas com azeite, seguido de massa de pimentão, depois polvilha com uma pitada de sal grosso, pimenta e colorau, mistura bem para o peru ficar bem untado.
  5. Descasca e corta as cenouras e cebolas e cobre o fundo do tabuleiro (isso vai ajudar a criar um molho e proteger o fundo do tabuleiro para não queimar o peru).
  6. Por fim deita o peru no tabuleiro e corta 6 dentes de alho em metades e distribui por cima do peru, cobre o tabuleiro com a folha de alumínio para não queimar o exterior do peru antes do interior estar assado.

  7. Deixa no forno uns 90 minutos ou pode ser mais isso depende muito do tamanho das pernas e grossura, podes verificar picando com uma faca bem no interior da perna se sair sangue então está cru no interior se sair um liquido transparente então a perna está pronta, quando estiver perto de estar assado tipo 80 minutos, retira o alumínio e deixa o exterior torrar e ficar dourado.
  8. Retira do forno e deixa a carne relaxar por uns 10 minutos antes de servir, os restos guardam-se super bem e podes fazer uma série de pratos, saladas e sandes com os restos de peru.


  9. Serve com batatas assadas ou legumes assados, ambos ficam bons, também fica bom com um arroz frito.

Dicas: Podes acrescentar outras bebidas alcoólicas como aguardente na marinada para dar um gosto interessante ou adicionar laranjas para tornar a carne um pouco mais doce. Também podes acrescentar malaguetas ou molho piri-piri quando fores temperar antes de ir ao forno para ficar um pouco mais picante e delicioso, mas como este peru era também para a criançada por isso foi sem esse toque.

Informação Nutricional

Doses: 6・Tempo: 120 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 8160 kcal・Gorduras: 369 g・Hidratos de Carbono: 63 g・Proteínas: 1000 g

Deixa o teu comentário :)

Pocky Caseiro de Cacau

As Melhores Receitas de Natal