in

As Melhores Receitas de Natal

Yay o Natal está aqui mesmo na esquina, e claro não só eu, todos nós já andamos a planear todos os pratos e doces para a consoada, dia de Natal e em certa medida até a festa da passagem do ano, por isso tinha já aqui uma lista de receitas de natal que fizemos nos últimos anos, para não fazermos sempre o mesmo, alguns clássicos tem de ser sempre, mas outras coisas podemos variar, mas já que tinha a lista feita e como já tenho uma boa ideia do que vamos fazer (e claro partilhar mais tarde no Iguaria), nada como partilhar a lista, só organizei pela minha preferência e retirei algumas receitas que são muito similares (temos umas 20 receitas de rabanadas heheheh).

Também como aparte, a grande maioria são doces, não tanto porque não existem milhares de pratos deliciosos de Natal, mas a verdade é que a maioria das pessoas, nós inclusive preferimos os clássicos, como bacalhau assado ou polvo, mesmo existindo mais variedade, só vamos nesta lista ficar pelos clássicos natalícios!

As Melhores Receitas de Natal (Do Iguaria)


Polvo Assado de Natal com Batatinhas Assadas – Eu adoro polvo e pelo Natal o polvo assado é o meu prato favorito, também gosto muito de bacalhau, mas polvo está sempre no topo da minha lista, bem assado é ligeiramente crocante por fora e cremoso por dentro, com batatinhas tenras e tudo bem regado de azeite, é absolutamente divinal!


Bacalhau Assado com Couve Portuguesa e Batatas – Talvez o prato mais comum mas é delicioso na sua simplicidade, se o bacalhau está bem assado e a couve bem cozida só precisas de um azeite bom e tens uma verdadeira iguaria de Natal ;)


Cabrito de Natal com Legumes – Cabrito é um dos pratos menos comuns de Natal mas é delicioso, o importante é deixar o cabrito muito bem temperado, assim ao assar fica tenro e delicioso.


Rabanadas Clássicas de Natal – Um dos meus doces favoritos do Natal, é delicioso e bem simples de fazer, o sabor lembra-me sempre de Natal e eu gosto acabadas de fazer estaladiças ou moles no dia seguinte, por isso pelo Iguaria temos pelo menos umas 12 variações, esta foi feita com pão de forma comercial (porque o pão que comprei originalmente não estava bom e tive de ir comprar este a pressa, não podem faltar rabanadas).


Broas Castelares – Um docinho maravilhoso que começa a aparecer quando entra a época de batata doce, nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro, é um docinho que dá um pouco trabalho a fazer mas podes fazer uma grande quantidade e as broas aguentam bem guardadas em caixas herméticas.


Pudim Natalício de Laranja – Existem várias variações de pudins de Natal mas eu adoro esta receita, primeiro porque é super simples de fazer, quase sempre sai perfeita e o toque de laranja corta um pouco a doçura do pudim, é uma maravilhosa receita.


Arroz Doce da Beira – Arroz doce é um dos doces tradicionais do Natal por boa razão, é fácil de fazer, cremoso e fica sempre bom.


Aletria de Natal – Tanto aletria cremosa como aletria dura, ambas são um clássico doce do natal e uma excelente alternativa a todos os outros doces natalícios que tendem a ser super doces ao contrário da aletria.


Tronco de Natal – Um bolo mais moderno, mas cada vez mais comum no Natal, muitas vezes é como o bolo rei e comprado já feito de uma boa pastelaria mas feito em casa é um pouco mais fresco e menos genérico.


Bolinhos de Bolina – Um clássico bolinho de Natal feito no norte de Portugal, feito com uma massa com abóbora bolina, é absolutamente divinal, dá trabalho a fazer mas vale mesmo a pena.


Leite Creme Clássico – É um clássico por boa razão, mesmo não sendo tão comum como a aletria ou o arroz doce, não deixa de ser um doce perfeito para a quadra e delicioso (isso lembra-me que já não faço um a uns tempos hehehe tenho que fazer)!

E já está, espero que tenham encontrado uma boa inspiração para o vosso Natal e até a próxima! Feliz Natal!

Deixa o teu comentário :)

Pernas de Peru Assadas

Bolo Rei Clássico