in ,

Pudim Cremoso de Pão

Aqui está um delicioso pudim de pão, em vez de usar o pão embebido, esta receita o pão é triturado assim o pudim fica mais cremoso e suave, no entanto eu usei pão branco com pão de cereais para dar um toque interessante, mas se queres um pudim mais claro e suave usa só pão branco.

Um pudim de pão tende a ser mais simples de fazer que um pudim tradicional só de ovos, porque o pão cria a estrutura, também é uma forma ideal para aproveitar restos de pão e uma alternativa deliciosa e simples para um pudim de Natal.

Receita de Pudim Cremoso de Pão

Ingredientes

  • Pão – 5 Pães (+/- 300gr)
  • Leite – 750ml
  • Manteiga – 50gr
  • Ovos – 6
  • Açúcar – 250gr
  • Lima – 2 (Raspa ou 1 Limão)
  • Lima – 1 Casca
  • Manteiga – A Gosto (Para Untar)
  • Caramelo – A Gosto (Para Untar)

Instruções

  1. Para este pudim começa por arranjar pão duro com pelo menos 1 dia em cima, pão demasiado fresco depois vai desfazer e podes ficar com um pudim demasiado mole.
  2. Se a crosta do pão é demasiada dura, corta a crosta para fora, depois pica o pão e deita todo numa tigela larga.

  3. Aquece o leite com a casca de uma lima e deita este bem quente em cima do pão, deixa embeber bem por uns 20 minutos.
  4. Depois adiciona a raspa de lima e o açúcar, mistura tudo bem, depois adiciona a manteiga amolecida de volta a misturar.

  5. Bate então os ovos numa tigela e junta a massa com o pão, mistura bem.
  6. Pré-aquece o forno a 180ºC e unta a forma com manteiga seguida de uma generosa quantidade de caramelo (se quiseres fazer caramelo caseiro, junta num pequeno tacho 300gr de açúcar e 100ml de água deixa cozinhar até o açúcar começar a ficar escuro, não é preciso caramelizar muito porque ele pode acabar de caramelizar com o pudim).

  7. Agora deita a mistura para dentro da forma e prepara um banho-maria para cozer o pudim, prepara um tabuleiro e deita água quente dentro (ou uma tigela maior que a forma do pudim), põe o pudim dentro do tabuleiro com água e leva tudo ao forno, cobre a forma com papel de alumínio e deixa cozer uns 45 minutos até o pudim ficar bem cozido.
  8. Retira o pudim e deixa este arrefecer, se este depois de frio não descolar com facilidade, aquece um pouco água e mergulha a forma uns segundos na água para descolar da forma, vira o pudim e já está! Bom Proveito!



Informação Nutricional

Doses: 16・Tempo: 60 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 3247 kcal・Gorduras: 96 g・Hidratos de Carbono: 528 g・Proteínas: 90 g

Deixa o teu comentário :)

Santola Recheada

Biscoitos Estrela de Natal