in

Tarte de Pastel de Nata

receita-tarte-pastel-de-nata

Deliciosa variação gigantesca de um pastel de nata, mas devido ao tamanho e se usares massa folhada já feita, podes fazer uma num instante.

Uma tarte de pastel de nata é basicamente um leite creme mais grosso quase pudim muito bem tostado no forno numa base de massa folhada, é delicioso e até simples de fazer.

Receita de Tarte de Pastel de Nata

Ingredientes

Instruções

  1. Unta uma forma (ou usa uma silicone ou papel anti-aderente) com manteiga, estica a massa e dispõe na forma, pica uns 3 vezes o fundo com um garfo (para o fundo não crescer e deformar a tarte), deixa de parte (para a massa ficar á temperatura ambiente).
  2. Numa tigela junta o açúcar, a farinha maizena e as gemas, bate bem até obteres um creme suave.
  3. Aquece o leite com o pau de canela e a casca de limão até ficar bem quente mas não ferver (ou se ferver, retira logo do lume para baixar um pouco), retira o pau de canela e a casca de limão.
  4. Agora deita aos poucos num fio curto a mistura de leite para a tigela onde estão os ovos, mexendo sempre, fazes isto para aquecer gradualmente as gemas e impedir estas de coagularem, quando a mistura tiver quente, junta de volta ao restante leite quente.
  5. Agora volta a levar tudo ao lume, sempre a mexer até engrossar um pouco, quando tiver engrossado um pouco, despeja para cima da massa e leva a um forno pré-aquecido a 180ºC por uns 40 minutos.
  6. Retira do forno quando tiver bem dourado por cima (ou quando tiver passado 35 minutos, liga a grelha de cima do forno para dourar o topo), deixa arrefecer, pode ser comido morno ou frio.

Informação Nutricional

Doses: 8・Tempo: 80 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 2295 kcal・Gorduras: 120 g・Hidratos de Carbono: 257 g・Proteínas: 49 g

6 Comentários

Deixa uma Resposta
    • Ainda bem que gostaste! E olha que este mês temos um monte de receitas para experimentares para o Natal ;)

  1. Eu sempre que faço esta receita uso farinha! :/
    Nunca me dei bem com a maizena, sempre que uso a maizena, acabo por estragar as receitas!

    alguma dica?

    • Maizena não é substituto de farinha, mas para alguns pratos e neste caso para engrossar é melhor maizena que farinha, visto que precisas de uma quantidade de maizena inferior que farinha, uma boa dica é que a maizena é muito sensivel ao calor, se deitares maizena num copo de leite a escaldar esta vai ficar em grumos e horrivel imediatamante, o melhor é sempre aquecer a maizena gradualmente ou juntar a maizena a algum liquido frio e aos poucos adicionar o quente sempre a mexer assim esta vai-se dissolver bem e vai criar um creme aveludado :)

Deixa o teu comentário :)

Mouse de Chocolate Preto

Quiche de Atum