in ,

Pasteis de Nata

iguaria-pasteis-de-nata

O mítico pastel de nata, não existe nada melhor e um dos doces mais populares em Portugal mas também no estrangeiro, na minha singela opinião o recheio não muda muito é um tipo de leite creme, mas é comum pôr-se raspa de limão ou baunilha para dar um gosto um pouco diferente.

Mas o que mais separa os pasteis de nata é a massa folhada, claro que podem fazer esta receita mais rapidamente usando massa folhada já feita, mas podem tentar fazer a vossa massa folhada ou variações para criarem o vosso verdadeiro pastel de nata.

Receita de Pasteis de Nata

Ingredientes

Massa

Recheio

Instruções

  1. Começa pela massa folhada (como disse em cima, podes sempre saltar este passo comprado massa folhada já feita), é preferível fazeres isto numa máquina, mistura a farinha com uma pitada de sal, põe a manteiga (fria) lá dentro cortada em cubos e mexe com a máquina até teres uma massa e a manteiga estar razoavelmente dispersa, o que deve dar uma mistura bastante farinhenta.
  2. Agora tira a massa para fora e vais acrescentar aos poucos água até criares uma massa que podes manusear, amassa um pouco mas não muito (porque o calor das tuas mãos vão começar a amolecer a manteiga e tu não queres a manteiga derretida), o suficiente para teres uma massa.
  3. Agora está na altura de folhar a massa, estende a massa num retângulo, depois dobra a partir dos lados mais compridos, até 1/3 e depois dobra o outro lado, de forma a ficares com um retângulo comprido e mais grosso, agora enrola esse retângulo como um caracol, e volta a estender a massa, repete este processo mais 2 vezes (para um total de 3 vezes), o que isto cria é prender ar entre as camadas de massa.

  4. Agora põe película aderente na massa e põe de parte a descansar, pelo menos 30 minutos.
  5. Depois de descansado, estende a massa até ter pelo menos 2 cm de espessura, usa um disco/copo para cortar discos da massa e coloca cada disco numa forma de queques, toma cuidado para ficar bem acomodada, se esta for de metal unta primeiro com manteiga, se for de silicone não é preciso.
  6. Para fazer o recheio, leva ao lume em banho-maria as gemas batidas com açúcar e natas, vai mexendo com uma varinha até começar a engrossar, nesse ponto tira de parte e deixa arrefecer um pouco, por fim deita em cada forma um pouco do preparado, não deites até acima porque a massa vai crescer e não queres que saia por fora.
  7. Leva a um forno pré-aquecido a 180C durante uns 25 minutos, até os pasteis estiverem tostados e cozidos completamente.
  8. Serve com açúcar em pó e canela em pó á parte para polvilhar por cima.

Informação Nutricional

Doses: 6・Tempo: 95 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 5013 kcal・Gorduras: 379 g・Hidratos de Carbono: 355 g・Proteínas: 61 g

2 Comentários

Deixa uma Resposta

Deixa o teu comentário :)

Salada de Fruta

Bacalhau com Natas