in

10 Doces Diferentes para o Natal

Huhummm eu estava aqui a preparar o meu artigo sobre as minhas iguarias favoritas para o Natal e que eu gosto de ir variando sempre um pouco e que cada Natal vai sempre ter umas novidades na mesa, mas a minha lista acabou por focar nos doces e pratos que eu adoro na minha mesa de Natal e não tanto nos doces que eu vou experimentando todos os anos.

Por isso que tal eu partilhar alguns dos doces um pouco fora da gastronomia portuguesa que eu fui fazendo pelo Natal, claro que normalmente eu tendo a escolher doces de fora de Portugal, não que exista falta de receitas de doces, mas mais porque vão sair do molde gastronómico português em especial da doçaria conventual, eu ir fazer toucinho do céu não é assim tão longe de um pudim de gemas, não é! ;D

No entanto alguns destes doces são portugueses apenas não são habituais pelo Natal, a lista em si vai ser uma combinação da minhas preferências, com a popularidade aqui do Iguaria, retirando claro receitas demasiado similares, sem nenhuma ordem especifica são todas verdadeira iguarias, a grande maioria destas receitas eu fiz para o Natal, mas também vou incluir umas quantas que não fiz no Natal mas acho que ficavam perfeitas em qualquer ceia de Natal ou almoço de Natal!

10 Doces Diferentes para o Natal


Bolo Migliaccio Italiano – Publiquei ontem a receita e já está na lista hahaha, o que dizer é um bolo fantástico, não muito doce, onde a riqueza vêm toda do queijo ricotta e a textura da semolina, é um bolo delicioso, cremoso e perfeito para qualquer mesa de Natal.


O Melhor Bolo de Cenoura do Mundo – AH! Lá estou eu a falar outra vez deste bolo, o que dizer, é tão bom e eu tive de fazer uma pilha de bolos de cenoura até chegar a esta receita, e agora é a minha criança hehehe, o que mais posso dizer é um bolo maravilhoso de cenoura e acho que já fiz umas quantas vezes em especial para o almoço de Natal!


Bolo de Queijo Creme Japonês – Como é habitual com a doçaria do Japão o bolo é leve, fofo, cremoso só com um toque de doçura, perfeito para contrabalançar com a doçaria portuguesa hehehe, é um bolo fantástico para o Natal.


Bolo Tradicional de Castanhas – Este é um daqueles bolos que me surpreendeu da primeira vez que fiz, tem uma textura fantástica, lembra-me de bolos de farinha de amêndoa, com um sabor intenso das castanhas, se gostas de castanhas ou de bolos bem tipicos e rústicos portugueses este é o bolo para ti!


Bolo Mágico de Chocolate – Um bolo mágico é como um bolo pudim, um bolo de lava ou um pão-de-ló de Alfeizerão, em que a massa é feita de forma que ao não assares completamente o bolo este divide-se em camadas, 2 ou neste caso 3, com texturas diferentes, no caso deste bolo de chocolate, com uma só massa tens bolo, pudim e algo similar a creme de chocolate por cima, uma delicia! ;D


Creme de Caramelo – Este é um doce que perdeu um pouco a sua popularidade, não sei porque é fabuloso, eu digo sempre que é algo entre um leite creme e uma baba de camelo, mas melhor que ambos, é pouco doce, cremoso com um sabor intenso a caramelo perfeito para qualquer mesa de Natal!


Bolo Tres Leches (Três Leites) – O bolo tradicional mexicano muito comum para celebrar uma quinceañera (a festa quando uma rapariga faz 15 anos), é super decadente porque como o nome diz é um bolo já por si fofo que depois é embebido com leite, leite condensado e leite evaporado, dai o nome, criando uma consistência quase de pudim, hummmm


Torta de Creme de Natas do Japão – Esta é uma torta super fofa, cremosa e pouco doce, aliás é essa a diferença, enquanto que o bolo tres leches é tudo riqueza e doçura este bolo é mais delicadeza e aroma.


Tradicional Tiramisú Italiano – Ora ai está um doce pouco habitual para o Natal, mas perfeito, é rico, cremoso, delicioso, não é muito doce (porque o café e o cacau cortam na doçura), não leva canela hehehe, parece que não mas um tiramisú é um doce mesmo catita para o Natal.


Salame de Chocolate com Pistácios – Um pouco como o tiramisú traz um pouco de chocolate para o natal num formato delicioso, e pode ser pistácios, amêndoas, nozes, é ao gosto de cada um, é um doce simples que toda a gente gosta e que aguenta super bem os dias de Natal, bem a não ser que a pequenada coma tudo! ;D

E já está, espero que tenham gostado destas recomendações, eu adoro todos estes doces, já agora a foto principal é de uma variação do meu bolo de cenoura, nesse caso com coco, também aqui entre nós um bolo formigueiro é capaz de ser bom pelo Natal, ou já que falei nos bolos de queijo um cheesecake de amoras é capaz de não ficar nada mal na mesa da consoada!

Uhh e talvez uma boa dica, que eu habitualmente faço é deixar um doce e um petisco ou entrada só para o almoço de Natal, normalmente é algo simples e rápido de fazer ou que já está feito e apenas não foi servido na véspera, só para refrescar um pouco a mesa de Natal e não ser os mesmos doces ou as mesmas entradas ;D

Deixa o teu comentário :)

Bolo Migliaccio Tradicional Napolitano

Pão de Ló de Alfeizerão