in

Pão de Ló de Alfeizerão

Caso não conheçam o Pão de Ló de Alfeizerão é um sub-género ou versão modificada do tradicional pão-de-ló, esta receita é tão famosa que ganhou o nome da freguesia de Alfeizerão que faz parte do concelho de Alcobaça, no distrito de Leiria, este tende a ser um bolo mais baixo que o tipico pão-de-ló porque é um pão de ló que não foi cozido totalmente, logo tem uma parte fofinha e outra mais cremosa, o truque é encontrar o equilibrio entre ambos.

Reza a história que quando Rei D. Carlos visitava um amigo na região de Alfeizerão que foi-lhe oferecido um pão-de-ló que infelizmente o cozinheiro tinha tirado demasiado cedo do forno e logo estava um pouco mal cozido, no entanto o Rei gostou e até elogiou o bolo e lá começou a tradição e a receita.

Eu pessoalmente acho que muitas das receitas exageram, marcam 6 minutos no forno ou até menos, quando devia ser algo mais perto dos 10 minutos mas sem passar essa marca, eu acho que queres o bolo quase formado com uma parte cremosa e não um rio de massa liquida, também acho que muita gente deixa o forno por igual ou o bolo numa grelha de cima muito perto do topo, então onde é que queres a parte mais liquida? Debaixo do bolo ou em cima do bolo? Eu diria que em metade das receitas o bolo está mais liquido por baixo ou só no centro, o que vai tornar o bolo difícil de cortar, servir e quando estiver meio servido, é melhor servir com uma colher porque vai estar o bolo a flutuar num lago de massa crua.

Por fim a ultima dica é que este bolo tem de ser vigiado, tal como biscoitos não tires os olhos do bolo quando entrar no forno, eu quando pus o bolo no forno liguei o grill do topo, fiz quase 7 minutos perto do fundo do forno e depois abri e movi o bolo para uma grelha acima mais perto do topo para gratinar por mais uns 2 minutos só para formar a crosta e já está! Claro se o teu forno não é potente, liga o grill uns minutos antes de juntar o bolo ao forno mas põe o bolo no fundo antes de levar para o topo, tens de experimentar com os tempos e com o teu forno, porque o objetivo para mim é ter um bolo cremoso com um creme de ovos por cima! Vamos então a receita e Feliz Natal!

Receita de Pão de Ló de Alfeizerão

Pão de Ló de Alfeizerão

  • Doses: 8
  • Dificuldade: Média
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Tradicional Pão-de-Ló Cremoso da Região de Alfeizerão, este é um pão-de-ló baixo e mal cozido o que cria um creme delicioso, bolo perfeito para a Mesa de Natal.

Ingredientes

  • Ovos – 2 (L)
  • Gemas – 6 (L)
  • Açúcar – 110gr
  • Farinha – 50gr (T45 Com Fermento)
  • Sal – Uma Pitada

Instruções

  1. Começa por ligar o forno a 200ºC e prepara uma forma com uns 20 de diâmetro com um aro amovível, forrando o fundo e lados com papel anti-aderente.
  2. Numa tigela junta as gemas, ovos, o açúcar e uma pitada de sal, bate tudo aproximadamente uns 10 minutos, até obteres um creme bem fofo e suave.
  3. Peneira a farinha e envolve tudo com cuidado com uma espátula, tu queres que fique tudo bem misturado sem estar batido, tradicionalmente mistura-se com as mãos, fazendo movimentos circulares de cima para baixo para misturar tudo bem.
  4. Quando o creme estiver homogéneo, deita este na forma e leva ao forno numas grelhas mais a baixo por uns 7 a 10 minutos, fica de olho no bolo (lê as minhas instruções em cima), tu queres 2/3 do bolo cozinhado por baixo e 1/3 mal cozinhado por cima, o creme!
  5. Retira do forno quando o topo estiver dourado e já está, deixa esfriar antes de servir ou melhor serve só no dia seguinte, assim tanto o bolo como o creme têm tempo para assentar, bom apetite e Feliz Natal!
Notas: Este é um bolo temperamental, por isso é normal que não consigas a primeira, no entanto mesmo que não saia perfeito, no pior dos casos ficas com um belo pão-de-ló baixinho hehehe ;D

Esta receita de Pão de Ló de Alfeizerão foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 911 kcal・Gorduras: 26 g・Hidratos de Carbono: 148 g・Proteínas: 23 g

2 Comentários

Deixa uma Resposta
    • Sim é perfeito para quem gosta de um pão-de-ló mais mole e mais rico, em vez da versão mais tradicional alta e fofinha e muito menos doces hehehe ;D

Deixa o teu comentário :)

10 Doces Diferentes para o Natal

Leitão Assado no Forno com Pele Crocante