in ,

Tarte de Queijo Creme e Amoras

Cheesecake-Frutos-Pretos-Amoras

Também conhecido por cheesecake americano (um cheesecake típico português usa ingredientes similares mas não vai ao forno, normalmente adiciona-se gelatina para solidificar o creme de queijo), já fiz vários para o Iguaria, este é de amoras e frutos pretos.

Este cheesecake segue mais ou menos a receita base, a diferença foi o ligeiro toque extra a baunilha usando uma vagem e misturar uma compota de frutos pretos com amoras para criar a deliciosa cobertura.

Receita de Tarte de Queijo Creme e Amoras

Ingredientes

Instruções

  1. Primeiro começa-se pela base, numa picadora, começa por picar as bolachas torradas (podes usar outras, mas escolhe sempre bolachas que não sejam demasiado doces, bolachas de gengibre, bolachas maria, bolachas digestivas, etc), até criares uma farinha fina, depois derrete a manteiga e junta a mistura, isso deve criar uma massa razoavelmente solta (não te preocupes depois de cozinhado a base vai solidificar).
  2. Agora agarra na tua forma, eu para um cheesecake uso sempre uma forma redonda com base amovível, forro o fundo com papel vegetal e deito a mistura de bolacha com manteiga, depois uso a base de um copo para comprimir bem a massa, por fim ponho a forma com a bolacha no frigorífico para a manteiga solidificar a base.
    Base-Bolacha-Cheesecake-Frutos-Pretos
  3. Numa tigela vamos criar o recheio de queijo creme, começa por juntar todo o queijo creme e açúcar e bate estes até criares uma mistura suave e homogénea (bate mesmo bem, tu queres que fique super cremoso), deixa de parte.
  4. Noutra tigela junta as natas e bate estas até ficarem fofas (não é preciso criar chantily, mas queres bem batidas), agora junta as natas ao preparado de queijo creme seguido da raspa de 1 limão (podes usar 2 limas se não tiveres limão), isso vai ajudar a cortar a doçura do queijo creme.
    Vagem-Baunilha-Cheesecake-Frutos-Pretos
  5. Abre uma vagem de baunilha, raspa as sementes com a parte detrás de uma faca e deita as sementes de baunilha para o preparado (não deites fora a vagem, esta pode ser usada para ajudar um extrato de baunilha ou açúcar de baunilha).
  6. Por fim vais bater bem os ovos e adicionar a mistura de tudo e bater mais um pouco tudo até obteres um creme suave.
  7. Retira a forma do frigorífico e deita o creme por cima, usa uma espátula para espalhar bem, pré-aquece o forno a 180ºC, vais embrulhar o fundo da forma com folha de alumínio para criar uma concha para proteger o cheesecake do calor e da água, depois põe o cheesecake numa travessa com água para cozinhar em banho-maria, vai ficar no forno por volta de 60 minutos.
    Tarte-Queijo-Creme-depois-de-cozida
  8. Espeta um palito para ver se o creme está cozido, ele deve ficar suave e brilhante e não castanho (não uses o grill do forno!), agora leva tudo ao frigorífico até o dia seguinte (o cheesecake mesmo cozinhado precisa de tempo para repousar e assentar) com uma película aderente por cima a tocar no cheesecake, para este não formar uma crosta.
  9. Para fazer a cobertura eu estava a pensar simplesmente espalhar o doce de frutos pretos e decorar com as amoras, mas provei as amoras e estavam um pouco sem sabor, pouco doces, por isso retirei o doce de frutos pretos para um pequeno tacho e juntei as amoras, deixei simplesmente o doce aquecer (sem ferver) e retirei do lume e deixei esfriar, as amoras frescas ficaram muito melhores assim.
    Tarte-Queijo-Creme-Amoras
  10. Quando chegou a altura de montar, retirei o cheesecake do forno, retirei a película aderente, retirei ele da forma com cuidado e espalhei o doce por cima e já está, pronto a papar:)
    Tarte-Cheesecake-Frutos-Pretos

Informação Nutricional

Doses: 16・Tempo: 90 Minutos・Dificuldade: Difícil・Calorias: 4567 kcal・Gorduras: 288 g・Hidratos de Carbono: 428 g・Proteínas: 88 g

6 Comentários

Deixa uma Resposta

Deixa o teu comentário :)

Macarrão com Salsichas

Sandes de Atum e Queijo Gratinado