in

Entradas Tradicionais do Natal em Portugal

Um petisco ou entrada antes da ceia ou almoço de Natal é sempre uma boa ideia, vai abrir o apetite e se a festa começa cedo sempre vai entretendo o estômago com umas bebidas, no entanto não existe uma grande tradição de entradas de Natal, por isso o mais comum por Portugal é uma combinação de petiscos portugueses ou até sopas, mas como a minha mãe diz as entradas no Natal é sempre beber um copo enquanto os escravos acabam o Jantar hahahaha, vamos a isto.

Quais são as Entradas Típicas do Natal em Portugal?


Frutos Secos – Umas tacinhas com frutos secos não faltam na nossa mesa de Natal para ir petiscando, normalmente isso e uns queijinhos e enchidos com pão e já está, não é preciso complicar.


Creme de Abóbora – Podes servir em taças pequenas é deliciosa bem simples e só tens de aquecer antes de servir, deliciosa.


Queijos Brie Temperados e Assados – Não é super português, mas podes temperar este com sabores bem típicos de Portugal e é uma perfeita entrada para partilhar, também é super comum ter o forno bem quente para aquecer pratos ou acabar assados por isso é só incluir num canto uns queijos brie.


Camarões Fritos com Alho – Muitos sítios por Portugal como no Algarve é comum servir marisco como entrada no Natal, mas eu acho que estarmos a descascar e a sujar as mãos no Natal não é muito prático, mais vale marisco assim ou camarões já descascados com molho de maionese, dá um pouco de trabalho mas podes fazer com antecedência.


Pasteis de Bacalhau – Faz mini pasteis de bacalhau, toda a gente adora e podes fazer estes com bastante antecedência sem problemas.


Canja de Natal – Podes servir em taças mais pequenas como uma bela entrada para abrir o apetite.


Pataniscas de Bacalhau – Tal como os pasteis de bacalhau, podes fazer uma versão em miniatura, perfeita como entrada.

Dicas para uma Mesa de Natal

Mantém os Petiscos Simples e Leves – Não compliques, como qualquer festa a quantidade normal de comida e sobremesas já é trabalho e complicação suficiente, não vale a pena complicar a entrada, em caso de duvida umas boas bebidas, uns frutos secos, uns queijos ou enchidos, bom pão e tens uma entrada que podes montar em 5 minutos.

Tenta Complementar os Pratos Principais – Se fores fazer algum petisco é boa ideia que seja algo que combine e abra o apetite para a refeição principal, fazeres linguiça assada e depois vais servir bacalhau é um pouco forçado, mais vale servir uma salada de polvo ou umas pataniscas de bacalhau, a linguiça era melhor com um assado tipo de porco ou peru.

Podes Começar com Doces – As chamadas sopas de vinho podem ser bem interessantes para abrir uma refeição, ou por exemplo o brie assado com nozes e vinagre balsamico dá para o doce, ou frutos secos a dar para o mais doce como frutas secas.

Tenta ter as Entradas já Prontas – As entradas são para abrir o apetite mas também são uma forma entreter enquanto a refeição fica pronta, e dar tempo de ter tudo pronto e se a refeição atrasar um pouco a ficar pronta ninguém vai notar ou queixar, por isso começar por ter a entrada já pronta, já na mesa antes de toda a gente chegar assim quem quiser petiscar está a vontade e podes concentrar-te na refeição.

Em Caso de Duvida Prato de Queijos e Enchidos – Eu já disse em cima mas volto a repetir, não existe entrada mais comum e tradicional que uns queijos portugueses uns enchidos e um belo pão, com umas cervejas ou um bom vinho não existe melhor forma de começar uma festa.

E já está, espero que tenham gostado das recomendações e das dicas e para todos um belo e Feliz Natal!

Deixa o teu comentário :)

Strudel de Maçã com Massa Filo

Canja de Galinha Transmontana