in

Canja de Frango

Não existe nada melhor ao fim de um dia frio que uma bela canja, o caldo não é preciso de dizer muito, cada vez que compro um frango ou galinha eu faço sempre um caldo com os restos da carcaça, neste caso e esta receita foi feita com os restos de um caldo, dai que é uma boa receita e uma boa dica também, mas eu reformulei a receita para começar desde o principio em vez de começar já com o caldo. ;D

Logo para esta receita vais ter caldo de frango suficiente, mas caso não tenhas caldo suficiente (aguar o caldo não vai fazer uma boa canja), nessas situações não faz mal nenhum adicionar um pouco de caldo comercial, como tu estás a adicionar ao teu caldo o sabor vai ser sempre muito melhor ou nem sequer vais notar a diferença de só usar caldos comerciais, vamos a receita.

Receita de Canja de Frango

Canja de Frango

  • Doses: 4
  • Dificuldade: Fácil
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Receita super fácil de canja de frango caseiro, se tiveres caldo suficiente não tem nada que saber é só aquecer com os restantes ingredientes, se não tiveres caldo suficiente é só juntar um pouco de caldo comercial de galinha.

Ingredientes

  • Frango – 1
  • Cenoura – 1
  • Alho – 1 Dente
  • Caldo de Galinha – 1 (Ou 1/2 Cubo)
  • Manjericão – Umas Folhas
  • Sal – Uma Pitada

Instruções

  1. Começa por desfazer o frango, retira as pernas e peitos, eu gosto de guardar as asas e o resto da carcaça para fazer o caldo.
  2. Junta numa panela larga os restos da carcaça do frango com água para cobrir tudo bem, deixa cozer uns 20 a 30 minutos em lume brando.
  3. Escorre tudo e guarda o caldo, passa este por um escoador para retirar tudo e ficares só com o caldo.
  4. Retira toda a carne das asas e carcaça, deixa de parte.
  5. Quando fores fazer a canja, junta o caldo com a cenoura descascada e cortada em fatias e o dente de alho, deixa cozinhar uns 5 minutos.
  6. Prova e se estiver aguado ou quiseres mais caldo junta um cubo de caldo comercial de galinha e mais +/- 1 copo de água, desta forma podes fazer muito mais canja, se fores adicionar caldo deixa o ajuste de sal e água para o fim.
  7. Adiciona então os restos de frango desfiado, deixa aquecer mais uns minutos.
  8. Por fim prova, ajusta o sal e água quente até ficar ao teu gosto, serve com uma folha de manjericão, bom apetite.
Notas: Os restos do frango podes juntar na canja como fiz, mas também podes guardar para outros pratos. Também podes ver aqui sobre como comprar frango ou galinha para fazer caldo, normalmente depois de fazer um caldo eu guardo no frigorífico para separar o excesso de gordura, depois uso ou guardo no congelador para usar mais tarde. Podes também adicionar um pouco de cenoura ou alho francês ao fazer o caldo, o problema é que depois ficam demasiado cozidos para usar na canja, por isso eu normalmente só adiciono na canja e não no caldo.

Esta receita de Canja de Frango foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 501 kcal・Gorduras: 19 g・Hidratos de Carbono: 61 g・Proteínas: 41 g

2 Comentários

Deixa uma Resposta
  1. Durante anos que não ligava a canja e só associava a estar doente. Agora, todas as semanas não falha, um tachinho de canja, que dá para dias vezes (hoje vai ser dia!!). Bem, a minha é bem mais industrial: o frango não é caseiro e o caldo uso Knorr natura (o mais natural dentro do industrial). Não coloco cenoura, mas cebola e sabe-me bem. Ah e ponho muita massa e o frango desfiado. Obrigada pela receita, o pormenor do manjericão vou experimentar :)

    • Não tem problema nenhum, cada um faz uma canja como lhe souber melhor, aliás existem 200 variações, uma que eu chamo de canja de galinha inteira é exatamente o que o nome diz, cozer uma galinha inteira, depois usar o caldo e um pouco de galinha desfiada para a canja, esta eu diria que é perfeita para quando alguém está doente, porque vai ser uma canja super rica em gordura e colagénio, porque o caldo foi feito com toda a ave.

      Outra variação boa é usar restos de frango e restos dos miúdos do frango, eu adoro uma canja de miúdos é uma variação deliciosa, mesmo que eu compreendo que a pequenada não goste muito.

      Também temos a típica canja judaica, bem típica dos judeus mais do centro da Europa, com bolas de matzo (matzo é um tipo de pão judaico, depois usas restos do pão com ovos para criar uma bolas de pão), existe muito por onde escolher ;D

      Ahhh e sim manjericão ou hortelã são duas boas adições para refrescar o palato, também usar diferentes massas ou arroz, também podes usar o caldo para fazer molhos ou outro género de sopas, eu diria que sempre é melhor usar um pouco de caldo caseiro com caldo comercial para fazer render, do que só comercial, não tanto pelo sabor, mesmo que melhora, mas mais porque o comercial vai sempre saber ao mesmo e isso para mim pode tornar-se aborrecido hehehe ;D Até a próxima!

Deixa o teu comentário :)

Puré Cremoso de Maçã

Top 8 Doces e Sobremesas Fritas