Tens uns restos de maçã ou maçãs a ficarem um pouco moles e velhas e não sabe o que fazer com elas? Que tal experimentar uma receita de tarte de maçã? Além de ser fácil de preparar, é uma sobremesa perfeita para esta época do ano, com um sabor delicioso que combina o doce da maçã com o toque de caramelo e especiarias, tudo numa massa bem folhada e crocante, uma verdadeira iguaria! ;D
E mesmo sendo uma receita bem simples de preparar, deliciosa e bem indulgente, também é uma sobremesa um pouco mais saudável, sendo que a maioria da sobremesa são maçãs e estas são ricas em fibras e vitaminas, e a canela também traz diversos benefícios como ajudar a controlar o açúcar no sangue e a reduzir inflamação.
Para esta receita de 10 tartes, eu usei 2 colheres de sopa de açúcar amarelo e nem sequer bem cheias, a maioria da doçura vem de toda a fruta e das passas, eu diria que vale a pena experimentar estas receita em casa, acho que vais gostar, vamos então à receita!
Receita de Tartinhas de Maçã Caramelizada
Ingredientes
- Massa Folhada – 1 Rolo Retangular (+/- 200gr)
- Maçãs – 6 (Eu usei as de Alcobaça)
- Passas – 2 Colheres de Sopa
- Açúcar Amarelo – 2 Colheres de Sopa
- Limão – 2 Colheres de Sopa de Sumo
- Ovo – 1 (Batido)
- Canela – 1 Colher de Sopa
- Gengibre em Pó – Uma Pitada
- Cominhos – Uma Pitada
- Noz Moscada – Uma Pitada
Instruções
- Descasca as maçãs e corta estas em cubos pequenos, mistura com o sumo de limão e deita numa frigideira.
- Cozinha as maçãs em lume médio baixo com as passas, deixa cozinhar uns 10 a 15 minutos até começar a ficar mais tenra, mas não completamente cozinhada.
- Junta então uma colher de sopa de açúcar amarelo, uma colher de sopa de canela, um pouco de gengibre em pó, cominhos e noz-moscada, mistura e deixa cozinhar mais uns 5 a 10 minutos.
- Pré-aquece o forno a 200ºC ou o que o pacote de massa folhada recomendar, prepara um tabuleiro forrado de papel anti-aderente.
- Corta a massa folhada em retângulos, dobra as pontas e pica o fundo de cada retângulo de massa.
- Adiciona então as maçãs caramelizadas, numa bela pilha no centro de cada retângulo.
- Bate o ovo e pincela as bordas de cada retângulo, seguidamente polvilha cada borda com um pouco de açúcar amarelo, leva tudo ao forno pré-aquecido.
- Deixa assar por uns 15 minutos até ficar bem dourado e a massa bem folhada (só tens de te preocupar com a massa porque o recheio já está cozinhado), retira do forno e já está.
- Pronta a comer quentinha, ou como eu fiz no dia seguinte (ainda deliciosa e estaladiça) com um pouco de chantilly de baunilha hehehe (é só bater um pouco de natas com açúcar de baunilha), bom apetite!
Ficha da Receita
Tartinhas de Maçã Caramelizada
Receita de tartezinhas de maçã caramelizada com especiarias e passas.
Ingredientes
- Massa Folhada – 1 Rolo Retangular (+/- 200gr)
- Maçãs – 6 (Eu usei as de Alcobaça)
- Passas – 2 Colheres de Sopa
- Açúcar Amarelo – 2 Colheres de Sopa
- Limão – 2 Colheres de Sopa de Sumo
- Ovo – 1
- Canela – 1 Colher de Sopa
- Gengibre em Pó – Uma Pitada
- Cominhos – Uma Pitada
- Noz Moscada – Uma Pitada
Instruções
- Descasca e corta as maçãs em cubinhos, mistura com o sumo de limão e leva a uma frigideira com as passas, deixa cozinhar em lume médio baixo por uns 15 minutos até começar a ficar tenra.
- Junta 1 colher sopa de açúcar amarelo, canela, gengibre, cominhos e noz-moscada, mistura e cozinha mais 5 minutos.
- Pré-aquece o forno a 200ºC e corta a massa folhada em retângulos dobrados nas pontas e picados com um garfo no centro, dispõe tudo num tabuleiro forrado de papel antiaderente.
- Junta no centro de cada retângulo de massa a mistura de maçãs caramelizadas, pincela as bordas com ovo batido e polvilha as bordas com uma pitada de açúcar amarelo, leva ao forno a assar por uns 15 minutos até ficar dourado, bom proveito.
Olá hugo, como sempre essas tartes ficaram lindas, parabéns, já agora podia usar outro tipo de maçãs ou pêras? Obrigada.
Oh obrigado, e sim podes usar outro tipo de maçãs desde que sejam de polpa estaladiça, o mesmo com peras, se usares maçãs ou peras mais moles apenas vais ficar com um molho em vez de fruta cozida o que também pode ser delicioso ;D Obrigado pelo comentário e até a próxima!
Eu adoro este género de tartinhas, será que posso pôr fruta congelada? 😀
Humm bem tens que ter cuidado porque fruta congelada tende a libertar mais água (porque o gelo vai quebrar as células das frutas), logo tens de cozinhar bem para o recheio não ensopar a massa folhada ;D