in

Conserva de Cenouras à Algarvia

conserva-de-cenouras-a-algarvia

Esta conserva aparece muito como uma entrada em restaurantes, mas estas cenouras em conserva podem servir de acompanhamento a diversos tipos de pratos.

As conservas de cenoura são uma combinação deliciosa combinação agridoce da doçura das cenouras e com o travo amargo do vinagre.

Receita de Conserva de Cenouras à Algarvia

Ingredientes

Instruções

  1. Começamos por preparar as cenouras, lava elas bem e descasca. Põe elas inteiras numa panela com bastante água temperada com sal, e deixa cozer.
  2. Depois de cozidas, retira e deixa estas arrefecer, depois de frias corta em fatias (não muito finas) e põe numa taça ou caixa de plástico (para guardar no frigorífico).
  3. Descasca os alhos e pica finamente, pica a salsa, deita ambos por cima das cenouras, seguido do colorau, o vinagre, a erva-doce, um fio de azeite, sal e pimenta, prova e retifica se for preciso.
  4. Deixa repousar pelo menos 1 dia, para marinar e ganhar gosto, depois é só servir, visto estar numa marinada com vinagre, a conserva aguenta-se bem uns dias no frigorífico.

Dicas: Podes juntar pimentos assados, azeitonas, pepinos pequenos, couve flor, alhos inteiros, bagos de pimenta para fazer uma conserva mais complexa. Também podes trocar a salsa por coentros ou oregãos secos.

Informação Nutricional

Doses: 4・Tempo: 30 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 288 kcal・Gorduras: 10 g・Hidratos de Carbono: 42 g・Proteínas: 6 g

2 Comentários

Deixa uma Resposta
    • Primeiro isso é perfeitamente normal, por vezes acontece é só uma reação do alho ao ácido e outros compostos, por vezes é simplesmente o tipo de alho (alguns alhos são muito sensíveis á acidez e mudam de cor), mudar a marca de vinagre para um de cidra ou mais suave pode ajudar também, também usar sal kosher em vez de sal de mesa ajuda a evitar a mudança de cor (alguns tipos de sal tem adição de iodo ou naturalmente iodo misturado, o que é bom e faz bem á saúde mas muda a cor do alho), também muita exposição ao sol pode também mudar a cor do alho, por fim como disse em cima não existe como evitar e o alho vai mudar de cor isso também já me aconteceu um par de vezes, nada de mal com isso o alho é perfeitamente comestível apenas a cor é um pouco desagradável! :P

Deixa o teu comentário :)

Queijo de Figo

Pudim de Mel do Algarve