in

Curtir Azeitonas

iguaria-curtir-azeitonas

Curtir azeitonas é preparar estas para ficarem comestíveis, se comeres uma azeitona tirada da árvore esta tem um sabor incrivelmente amargo, para retirar esse sabor e tornar comestíveis vai-se curtir as azeitonas.

O processo de curtir uma azeitona começa com uma salmoura durante uns 15 dias para retirar a maioria da oleuropeína (o que torna a azeitona amarga), seguido por 1 a 6 meses de uma salmoura mais forte ou numa conserva de vinagre (para garantir que estas ficam bem conservadas), quanto mais tempo melhor o sabor!

Receita de Curtir Azeitonas

Ingredientes

Instruções

  1. Lava bem as azeitonas e tira os raminhos e folhas para ficares com azeitonas limpinhas.
  2. Agora dá um golpe ou 2 nas azeitonas ao alto (usa luvas, porque o sumo da azeitona tinge com facilidade).
  3. Agora deixa as águas em água durante 5 dias a repousar, troca água de 12 em 12 horas (todas as manhãs e noite), podes em alternativa escaldar as azeitonas por uns minutos em água a ferver e depois deita para água fria e passa para o passo seguinte.
  4. Ao fim dos 5 dias está na altura de começar a temperar e preparar uma salmoura, basicamente numa teça grande ou frascos grandes, deita as azeitonas, deita alhos esmagados, oregãos secos, 1 ou 2 folhas de louro e claro bastante sal.
  5. Agora uma vez por dia vais retirar a água, acrescentar mais água e mais sal e repetir o processo por mais 15 dias ou até 6 meses, quanto mais tempo demorares melhor, quando quiseres comer retira as azeitonas, passa estas por água fria para retirar a maioria do sal e serve com bastante alho, oregãos, vinagre e azeite.

Dicas: Quando fores a servir podes acrescentar outros pickles como chili, pimentos, pepinos pequenos, para dar um toque especial. Depois de lavares nunca mais mexas nas azeitonas com as mãos, porque isso vai estragar, usa escoadores ou conchas para as mexer ou retirar.

2 Comentários

Deixa uma Resposta

Deixa o teu comentário :)

Mini Tiramisù

Batatas Fritas Grossas