in

Mini Quiches de Cogumelos Frescos

Uff este São Martinho está a ser complicado… hehehe está tudo bem, depois dou uma “mini” explicação quando acabar o especial São Martinho, de qualquer forma aqui vão umas lindas mini quiches de cogumelos ou se calhar mini tartes de cogumelos? Bem recheadas de cogumelos frescos, não é uma receita super São Martinho mas é deliciosa e perfeita para esta altura do ano, espero que gostem e vamos a isto!

Receita de Mini Quiches de Cogumelos Frescos

Mini Quiches de Cogumelos Frescos

  • Doses: 12
  • Dificuldade: Média
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Receita simples de mini quiches recheadas de cogumelos frescos cobertas com queijo edam.

Ingredientes

  • Massa Folhada – 1 Rolo (+/- 200gr)
  • Cogumelo Marron – 200gr (Frescos)
  • Cebola – 1 Grande
  • Alho – 3 Dentes
  • Queijo Edam – 6 Fatias
  • Natas – 100ml
  • Ovos – 2
  • Azeite – Um Fio
  • Pimenta – Uma Pitada
  • Sal – Uma Pitada

Instruções

  1. Começa por lavar e cortar os cogumelos, corta uma parte finamente e a outra grosseiramente para teres sempre uns pedaços maiores dentro da quiche.
  2. Numa frigideira junta a cebola e os alhos descascados e picados finamente com um fio de azeite, deixa refogar até a cebola ficar bem loura.
  3. Junta então os cogumelos e cozinha estes só um par de minutos só o suficiente para ficarem um pouco murchos, tempera tudo com sal e pimenta.
  4. Pré-aquece o forno a 200ºC e forra 12 formas de queques com papel anti-aderente.
  5. Desenrola a massa e usa um copo para cortar círculos de massa, forra cada forma com um circulo.
  6. Bate numa tigela as natas com os ovos até ficar bem cremoso, tempera com uma pitada de sal.
  7. Agora recheia cada forma com um pouco do refogado de cogumelos seguido de um pouco do creme de natas e ovos e acaba com meia fatia de queijo por cima, tempera com uma pitada de pimenta, repete para todas as formas.
  8. Leva então ao forno por uns 25 a 30 minutos (ou o que a massa folhada recomendar) até estar bem dourado e crocante e já está, bom apetite.

Notas: Podes usar outros queijos por cima, mas é boa ideia usar um queijo que derreta mas também tenha um pouco algo interessante e mais apimentado de sabor porque a quiche em si dá para o doce. Também neste caso comprei massa folhada com menos gordura para experimentar, ela fica menos folhada que a massa folhada tradicional mas super estaladiça. E claro podes usar cogumelos congelados se não conseguires frescos, mas descongela estes primeiro e escorre e seca bem antes de levar a frigideira (porque cogumelos congelados tendem a libertar muito mais água).

Esta receita de Mini Quiches de Cogumelos Frescos foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 2039 kcal・Gorduras: 146 g・Hidratos de Carbono: 120 g・Proteínas: 65 g

2 Comentários

Deixa uma Resposta
  1. Hugo. Moro no Brasil. Você sabe onde posso comprar a massa foleada pronta? Aqui no BR desconheço qualquer venda essa massa.
    Ou poderias enviar a receita da massa foleada?
    Fico muito agradecida.

    • Olá Lúcia, eu retirei o teu e-mail só para não publicar o teu e-mail pela Internet hehehe, sim no Brasil já é comum vender massa folhada, a diferença é que em Portugal esta tende a ser fresca e vendida fria em frigoríficos/geladeira (mas claro tem um prazo curto de validade, uns 3 ou 4 dias), enquanto que no Brasil a massa folhada é mais comum ser vendida congelada, em blocos retangulares, que antes de usares tens de deixar descongelar uns 30 minutos a temperatura ambiente.

      Eu posso enviar-te uma receita de massa folhada mas em casa sem uma maquina de rolar massa, dá uma trabalheira enorme e nunca fica grande coisa, eu sei porque já tentei, é como fazer iogurtes ou gelados em casa, podes fazer? Sim! Mas dá uma enorme trabalheira e muitas vezes não sai bem, mas se tiveres uma iogurteira (uma maquina de fazer iogurtes ou qualquer maquina que cozinhe com calor muito fraco por muito tempo), aí fazes iogurtes sem problemas e sempre perfeitos.

      De qualquer forma aqui vai a receita de massa folhada:

      Farinha de Trigo sem Fermento – 300gr
      Água – 170ml
      Manteiga – 250gr
      Sal – 7gr

      1) agora misturas o sal, água e a farinha até criar uma bola de massa, deixa descansar pelo menos 1 hora no frigorífico/geladeira.
      2) Agora vais por a manteiga entre 2 folhas de papel vegetal/papel anti-aderente e com a ajuda de um rolo vais esticar a manteiga até fazeres um quadrado de manteiga, com a mesma espessura eu diria uns 2 a 3 mm, leva esta ao frigorífico.
      3) Retira a massa do frigorífico e numa superfície enfarinhada estica esta num retângulo, nota que este retângulo tem de ser equivalente a 2 quadrados da manteiga, assim podes dobrar a massa para cobrir toda a manteiga (por isso nada como medir tudo).
      4) Tira a manteiga do frigorífico e põe por cima da massa, depois dobra a massa para cobrir totalmente a manteiga como um envelope.
      5) Cobre a massa com papel vegetal/anti-aderente e bate esta gentilmente com um rolo de massa, fazes isto para estivar a massa, depois de bateres, vira a massa a 90º volta a bater, vais obteres um retângulo bem maior, agora dobra a massa, vais dobrar 1/3 da massa por cima e depois os outros 2 terços por cima desta para fazer uma almofada de massa, ou um retângulo mais pequeno mas mais alto, cobre este de película aderente e leva ao frigorífico durante 30 minutos.
      6) Passado o tempo retira a massa do frigorífico e repete o processo, cobre de papel vegetal e bate nele, roda 90º e volta a bater, depois dobra a massa 1/3 e depois esta por cima para voltar a fazer uma almofada, cobre de película aderente e leva ao frigorífico durante 30 minutos.
      7) Retira do frigorífico e repete o processo do ponto 6 outra vez, volta a cobrir de película aderente levar ao frigorífico por 30 minutos.
      8) Retira do frigorífico e repete o processo do ponto 6 outra vez e já está, o objetivo é que tenhas feito esse processo de dobrar a manteiga na massa 4 vezes, porque cada vez que fazes aumentas o numero de camadas de massa e manteiga exponencialmente, primeiro tens 1 camada, depois tens 3 camadas, depois 9 camadas, depois tens 27 camadas e por fim ficas com 81 camadas, mais do que isso e a massa dissolve-se na manteiga e não ficas com boas camadas, dai o nome massa folhada.
      9) Depois de feita podes usar logo, podes refrigerar para usar no mesmo dia ou no proximo, ou podes congelar e usar nos próximos 2 a 3 meses.

Deixa o teu comentário :)

Queques de Castanhas

Tarte de Castanhas do São Martinho