Um Pierogi é um pastel tradicional da culinária polaca super popular em especial pelo Natal, este é pastel feito com uma massa leve e recheado com puré de batata e carne, resultando num sabor único e delicioso.
Não só é comum pelo Natal, este é um prato bem querido pelos polacos e presente no dia-a-dia como em diversas comemorações e ocasiões especiais, não só isso mas é um pastel bastante versátil, podendo ter diversas variações nos recheios e podendo ser servido como prato principal ou como um petisco.
Também os Pierogis são frequentemente servidos com cebola refogada ou com um molho de manteiga e sálvia em especial se for uma refeição, neste caso como fiz para uma entrada eu servi com cebola caramelizada e um molho de natas ácidas com um pouco de cebolinho picado.
Tal como um rissol é um prato que dá um pouco de trabalho a preparar, se seguires esta receita tradicional vais ter de fazer um puré de batata caseiro, preparar a massa, tens de fazer um refogado, formar e rechear os pasteis, tens de cozer estes e por fim fritar, por isso eu diria que é boa ideia fazer em quantidade como eu fiz aqui, o que deu para +/- 36 pierogi e ainda sobrou um pouco do recheio que eu pus numa tigela e servi como um petisco, vamos a receita! E Feliz Natal! ;D
Receita de Pastel Pierogi Polaco
Ingredientes
Recheio
- Queijo Ricotta – 500gr (Ou outro queijo de mistura branco ligeiramente doce, tipo Requeijão)
- Batatas – 500gr
- Bacon – 120gr
- Cebola – 1 Pequena
- Hortelã – Uma Pitada
- Pimenta – Uma Pitada
- Sal – Uma Pitada
Massa
- Farinha sem Fermento – 450gr
- Ovo – 1
- Água – Necessária para criar uma Massa Elástica
- Farinha – Para Polvilhar
- Sal – Uma Pitada
- Azeite – A Gosto (Para Fritar)
Instruções
- Descasca e coze as batatas com uma pitada de sal, quando estas estiverem tenras (espeta com uma faca se esta entrar facilmente então a batata está tenra), escorre e tritura estas de preferência com um triturador para puré, que cria um puré mais fofo.
- Enquanto as batatas cozem, pica o bacon e cebola e leva estes a fritar numa frigideira até ficarem bem estaladiços.
- Depois de teres o puré pronto junta uma pitada da hortelã picada e junta o bacon frito com a cebola, tempera tudo com uma pitada de sal e pimenta e junta tudo, prova e retifica de temperos, deixa agora o recheio de parte.
- Agora prepara a massa deita a farinha numa pilha, abre um buraco no meio e deita o ovo e 3 colheres de sopa de água a ferver e uma pitada de sal, começa a amassar, vais adiciona mais água bem quente se for necessário, amassa bem até criares uma massa suave e brilhante, se precisares podes também polvilhar de farinha para impedir esta de colar.
- Amassa bem até criares uma bola de massa, tapa esta e deixa ela relaxar uns 20 minutos.
- Estende agora a massa, se for demasiado, corta a bola de massa em metade e estende só uma metade queres a massa fina, depois corta círculos, recheia com a massa de puré e fecha, se tiveres um molde é mais fácil mas podes fazer também a mão e fecha cada pastel com um garfo prensando os lados, repete até não teres mais massa ou recheio.
- Agora aquece uma panela com bastante água e uma pitada de sal, deita só uns pierogi de cada vez na água e deixa estes flutuar até a superfície, quando estiverem a superfície deixa eles cozinhar cada lado uns minutos, retira da água para um tabuleiro de servir.
- Agora já estão prontos a servir, eles são normalmente servidos cozidos ou podes como no meu caso adicionar estes a uma frigideira com um fio de azeite e fritar até ficarem dourados e já está, prontos a servir com um pouco de natas ácidas, bom apetite!
Dica: Podes também servir os pierogi só cozidos e os que sobrarem podes aquecer mais tarde fritando. Muitas vezes os pierogi são servidos com cebola caramelizada, bacon caramelizado ou natas ácidas. Também podes adiantar trabalho e fazer o recheio no dia anterior.
Ficha da Receita
Pastel Pierogi Polaco
Fantástica receita de pasteis Pierogi polacos, uma receita bem típica do Natal na Polónia, perfeita como uma refeição com um acompanhamento ou um petisco.
Ingredientes
- Queijo Ricotta – 500gr (Ou outro queijo de mistura branco ligeiramente doce, tipo Requeijão)
- Batatas – 500gr
- Bacon – 120gr
- Hortelã – Uma Pitada
- Pimenta – Uma Pitada
- Sal – Uma Pitada
- Cebola – 1 Pequena
- Azeite – A Gosto
- Farinha sem Fermento – 450gr
- Ovo – 1
- Água – Necessária para criar uma Massa Elástica
- Farinha – Para Polvilhar
Instruções
- Coze as batatas num tacho com uma pitada de sal e faz um puré com estes.
- Junta bacon e cebola picados e fritos ao puré, seguido de uma pitada de hortelã, sal e pimenta, mistura.
- Faz uma massa com a farinha, ovo e um pouco de água, cria uma massa suave brilhante, deixa descansar uns 20 minutos, depois estende a massa fina e corta círculos, recheia cada circulo com um pouco do recheio de puré, sela cada pastel, repete até não teres mais recheio.
- Leva os pasteis a cozer em água com uma pitada de sal, quando os pasteis flutuarem para a superfície deixa cozinhar mais uns minutos e retira da água, repete até todos os pasteis estiverem cozidos.
- Por fim frita os pasteis numa frigideira com um fio de azeite até ficarem dourados, bom proveito!
Informação Nutricional
Calorias: 3648 kcal・Gorduras: 121 g・Hidratos de Carbono: 468 g・Proteínas: 165 g