in ,

Almôndegas de Vaca e Soja

Almondegas-de-Soja-com-Tomate

Eu sei a foto ficou um pouco artificial, acho que são as almôndegas e um dia um pouco mais brilhante hahahaha, mas digo já que ficou delicioso e é uma boa forma de fazer almôndegas visto que estas ficam estaladiças por fora e suaves e fofas por dentro.

Para este prato fazes tudo a parte, as almôndegas são feitas no forno o que dá uma textura deliciosa ás almôndegas (mas também ajuda se quiseres congelar e guardar para mais tarde), o molho de tomate fazes numa frigideira e claro o esparguete também.

Receita de Almôndegas de Soja em Molho de Tomate

Ingredientes

Almôndegas de Soja

Molho de Tomate

Esparguete

Instruções

  1. Começa pelas almôndegas de soja, a melhor forma de fazer estas almôndegas é começar na véspera temperando e deixando a soja de molho para ficar com um bom sabor e bem hidratada.
  2. Põe água a aquecer, depois junta numa taça a soja granulada, seguido de um fio de azeite, uma pitada de sal, pimenta, um fio de molho de soja e a colher de sobremesa de massa de pimentão, depois deita a água quente por cima, deixa cobrir completamente, depois mistura um pouco e a soja vai começar a absorver a água, volta a adicionar mais um pouco água, tu queres que a soja fique molhada.
  3. Depois cobre a tigela com película aderente e leva ao frigorífico, deixa lá até altura de fazer as almôndegas, se a carne picada estiver congelada, agora é a altura de também por a carne no frigorífico a descongelar.
  4. Agora para fazer as almôndegas o processo é similar a fazer almôndegas tradicionais, começa por juntares a carne picada numa taça, depois retira a soja do frigorífico e com as mãos tira a soja e espreme para retirar o máximo de liquido, isso é importante tu queres as almôndegas rijas, espreme toda a soja e põe na taça.
  5. Agora vais temperar, adiciona o pão ralado, pimentão doce, pimenta caiena, oregãos, alho seco, claro o ovo e uma pitada de sal (não é preciso exagerar no sal, porque vais temperar de dentro e fora).
    Massa-para-Almondegas-de-Soja
  6. Mistura tudo com as mãos, até teres uma massa bem consistente, se achares que tá um pouco peganhenta ou liquida adiciona mais um pouco de pão ralado.
  7. Agora num tabuleiro de levar ao forno, podes untar ou por com papel vegetal, vais moldar as almôndegas no tamanho que quiseres eu escolhi um tamanho mais pequeno +/- do tamanho de bolas de golf, dispõe estas no tabuleiro, depois de todas moldadas tempera com uma pitada de sal e pimenta.
    Bolas-de-Almondegas-no-Forno
    Moldar-Bolas-Almondegas
  8. Leva a um forno pré-aquecido a 200ºC por uns 22 minutos (depende do tamanho) até ficarem douradas e cozinhadas, se tiveres duvidas retira uma e corta ao meio para ver se está no ponto, queres crocante por fora e suaves e cozinhadas por dentro.
    Almondegas-de-Soja-Douradas
    Almodegas-Estaladicas-Forno
  9. Para o molho de tomate, leva a cebola picada e alho picado com um fio de azeite numa frigideira em lume baixo/médio com uma pitada de sal, deixa refogar até a cebola e alho estarem bem dourados.
  10. Depois adiciona o tomate pelado picado e deixa cozinhar, tu queres que fique a cozinhar um belo tempo, para ficar super delicioso, por isso lume baixo uns 40 minutos.
  11. Depois prova, retifica temperos, e já está serve com uma pitada de coentros por cima.
    Almondegas-de-Soja-com-Esparguete
  12. Para o esparguete é simples, água quente com uma pitada de sal e um fio de azeite, depois deita o esparguete e deixa cozer até estar no ponto.
    Almondegas-de-Soja
    Almondegas-de-Soja-de-Perto

Dicas: Toma atenção que almôndegas variam um pouco, o importante é a proporção e a consistência, a soja/carne tem de ser 90% de cada almôndega, o resto é o ovo, pão ralado, condimentos, tens de ajustar o pão ralado se a almôndega estiver demasiado molhada, mas toma cuidado que se puseres demasiado pão ralado vai saber muito a pão.

Também a proporção que eu escolhi é +/- 60% carne picada, 30% soja, porque assim a soja fica “escondida” na almôndega e simplesmente dá textura e um pouco mais de suavidade, se aumentares a soja vais criar uma almôndega mais saudável (e mais barata) mas vai ficar a saber mais a soja o que eu gosto mas nem toda a gente gosta :)

Informação Nutricional

Doses: 4・Tempo: 100 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 1571 kcal・Gorduras: 54 g・Hidratos de Carbono: 146 g・Proteínas: 127 g

Deixa o teu comentário :)

Os 10 Melhores Bolos

Bolo Invertido de Peras