in

Jardineira de Novilho com Arroz

Esta receita é uma variação de uma tradicional jardineira de carne á moda de Portugal ;D a modificações é que não adicionei nem a batata, ervilhas ou o nabo e juntei um pouco de pimento vermelho, de resto é a receita bem tradicional, a razão é porque nesse dia estava mais virado para acompanhar com um arroz.

Caso não conheçam uma jardineira de carne, este é um tipo de ensopado de carne com legumes, acho que origem do nome ´q eu o prato depois de preparado tem o aspecto de um pequeno jardim? Um pouco de verde, um pouco de amarelo, um pouco de laranja ;) Vamos a receita!

Receita de Jardineira de Novilho com Arroz

Jardineira de Novilho com Arroz

  • Doses: 4
  • Dificuldade: Média
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Uma jardineira de carne é um prato bem popular em Portugal, tanto em casa como em restaurantes, é um daqueles pratos simples de preparar e super reconfortante.

Ingredientes

  • Arroz – 2 Copos
  • Carne Vaca – 1kg (Tipo Jardineira)
  • Chouriço – 1/2
  • Pimento Vermelho – 1
  • Cenouras – 3
  • Cebola – 2
  • Alho – 4 Dentes
  • Polpa de Tomate – 150ml
  • Vinho Branco – 200ml
  • Azeite – 30ml (+/- 3 Colheres de Sopa)
  • Louro – 1 Folha
  • Paprika – 1 Colher de Chá
  • Pimenta – Uma Pitada
  • Sal – Uma Pitada

Instruções

  1. Começa por temperar a carne numa marinada, nota que queres que todos os cubos de carne tenham mais ou menos o mesmo tamanho para cozinharem por igual, junta a carne, 4 dentes de alhos picados, a paprica, vinho branco, sal e pimenta, deixa de parte por pelo menos 1 hora, mas podes deixar de um dia para outro (não mais de 12 horas).
  2. Quando chegar a altura de cozinhar, podes cozinhar numa panela de pressão ou numa panela vulgar, eu vou usar uma panela de pressão, se usares uma panela regular, nota que vai demorar o dobro do tempo e podes precisar de adicionar um pouco de mais água a meio.
  3. Na panela de pressão junta a cebola e pimentos picados grosseiramente, seguido da cenoura cortada em meias luas, junta a folha de louro, mais um pouco de azeite e deixa refogar uns minutos em lume médio.
  4. Retira a carne da marinada (guarda a marinada) e junta ao refogado, junta mais um fio de azeite e deixa a carne fritar um pouco com a marinada, até a carne ganhar um pouco de cor (o que muita gente chama de selar a carne).
  5. Por fim junta a polpa de tomate, a marinada e o chouriço picado, deixa levantar fervura e depois fecha a panela, deixa cozinhar em pressão por +/- 1 hora em lume médio/baixo, até ficar bem tenro.
  6. Quando faltar uns 15 minutos para a jardineira estar pronta, prepara o arroz num tacho, junta 1 cenoura e 1 dente de alhos picados finamente com um fio de azeite, seguido do arroz.
  7. Deixa refogar um pouco, depois junta 3 copos de água quente e uma pitada de sal, deixa cozinhar tapado em lume brando por uns 10 a 15 minutos até ficar tenro.
  8. Retira a panela de pressão do lume e retira a pressão (segue as instruções da tua panela), prova a carne, retifica de temperos, se a carne estiver dura, volta a fechar e leva mais algum tempo a cozinhar, se existir demasiado caldo podes cozinhar mais um pouco sem ser em pressão.
  9. Por fim serve com o arroz, bom apetite!
Notas: Em Portugal é comum encontrar já embalado carne de vaca em cubos a dizer Jardineira, mas podes ir a qualquer talho e pedir para cortar em cubos um naco de vaca, aliás tu queres um corte de vaca relativamente barato porque vais cozinhar por bastante tempo, logo a carne vai ficar bem tenra quer seja um corte mais caro ou barato.

“Selar a carne” no sentido desta reter mais humidade a cozinhar não é uma realidade, já foram feitos diversos estudos com diversos tipos de carnes e formas diferentes de cozinhar o exterior da carne e nunca foram encontrados indícios que a carne vai reter mais humidade, aliás pelo, o contrário, muitas vezes vai reter menos.

Mas isso não quer dizer que não seja uma boa ideia, ao fritar um pouco o exterior, estás a dar uma boa cor a carne (quem não gosta das marcas de grelhado) e estás a desenvolver o aroma, porque estás a criar uma reação de Maillard, esta é a reação química quando crias uma crosta/carameliza, esta resumidamente é uma decomposição do exterior da carne o que cria novos compostos químicos que são saborosos, logo ao fazeres isto numa jardineira, não só a carne vai ficar mais saborosa, mas parte dessa caramelização vai ser dissolvida no caldo, tornando tudo mais delicioso.

Esta receita de Jardineira de Novilho com Arroz foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 3961 kcal・Gorduras: 198 g・Hidratos de Carbono: 170 g・Proteínas: 318 g

Deixa o teu comentário :)

Receitas para Festas de Aniversários

Conserva de Ameixas de Elvas