in

Pesto Caseiro

iguaria-pesto-caseiro

Pesto é um molho tradicional italiano, delicioso e super saudável, feito num instante e ideal para acompanhar ou temperar tudo, desde massas a sandes.

É essencial para a doçura e qualidade do pesto que o manjericão e o azeite sejam da melhor qualidade possível!

Um molho pesto é feito a partir de manjericão, alho, pinhões e azeite virgem, também é comum e tradicional adicionar parmesão (Parmigiano Reggiano) e queijo de cabra, tudo bem misturado com um pilão num almofariz, porque tu queres uma mistura esmagada e triturada e isso é difícil de conseguir com um triturador mecânico.

Esta receita vou pôr quantidades, mas um molho pesto deve ser feito a olho e gosto, porque depende um pouco da qualidade e frescura do manjericão e do pinhão, como do gosto pessoal de cada um, eu normalmente só uso parmesão e não ponho sal (o parmesão já tem suficiente).

Receita de Pesto Caseiro

Ingredientes

Instruções

  1. Começa por por os pinhões numa frigideira em lume médio, tu vais querer tostar um pouco os pinhões, isso vai ajudar a realçar o sabor e textura do molho.
  2. Agora vais agarrar no teu almofariz e pôr meio dente de alho cortado e as folhas de manjericão (se quiseres por sal é esta uma boa altura), agora esmaga com o pilão até criar uma pasta, adiciona os pinhões e volta a esmagar.
  3. Adiciona metade do parmesão e um pouco de azeite, mistura e prova e vê a consistência, molhos pesto vão de líquidos granulados até uma pasta, aqui também depende do gosto de cada um, tempera com um pouco de pimenta.
  4. Adiciona o resto do parmesão (ou mais um pouco de queijo de cabra) e mais azeite, ajusta de acordo com o teu gosto para não ficar demasiado salgado ou oleoso. Quando tiver bom podes adicionar no fim um pouco de sumo de limão para dar um travo especial, totalmente opcional, prova com e sem para ver se preferes, e já está!
  5. Este molho pode ser usado com massa, com arroz, com carnes com peixe, em torradas, super versátil e delicioso!

Dicas: Podes acrescentar até 3 dentes de alho, mas não te esqueças que este é um molho cru e como tal o alho vai ficar cru e o alho cru tem um sabor muito forte.

Como disse em cima um molho pesto depende muito dos ingredientes e do gosto de cada um, eu pessoalmente prefiro sem queijo de cabra (acho que fica demasiado salgado), sem sal (queijo parmesão já é muito salgado por si) e sem limão, também gosto com uma textura mais espessa.

Informação Nutricional

Doses: 12・Tempo: 15 Minutos・Dificuldade: Fácil・Calorias: 2445 kcal・Gorduras: 212 g・Hidratos de Carbono: 52 g・Proteínas: 110 g

Deixa o teu comentário :)

Migas à Alentejana

Sandes á Italiana