Para hoje temos outra daquelas receitas que eu estava a pensar numa coisa e saiu outra, eu esta a pensar na receita clássica de cannelloni, bem tens dois tipos, uma recheada de bolonhesa e outra de ricotta e espinafres, mas na altura de montar pensei que era boa ideia juntar também delicias do mar (também conhecido por surimi ou imitação de caranguejo), só para variar, de resto é a receita típica, se retirares as delicias do mar e trocares o queijo flamengo (hehehe era o que tinha na despensa) é a receita tradicional de uns cannelloni de espinafres e ricotta.
O problema de cannelloni em relação a lasanha é só que demoram mais tempo a rechear e tens de ter cuidado para rechear totalmente, de resto o processo é similar, claro que o resultado final também é diferente a textura de cannelloni é diferente de uma lasanha, por isso vale a pena se tiveres o tempo, vamos a receita!
Receita de Cannelloni com Espinafres e Delicias do Mar
Cannelloni com Espinafres e Delicias do Mar
Variação da receita tradicional de cannelloni com espinafres e queijo ricotta, com a adição de delicias do mar e queijo flamengo.
Ingredientes
- Massa Cannelloni – uns 16/18 Tubos (+/- 1/2 Pacote)
- Delicias do Mar – 150gr
- Queijo Ricotta – 200gr
- Queijo Flamengo – 150gr
- Queijo Parmesão – 20gr
- Queijo Parmesão – Para Polvilhar
- Espinafres – 150gr (Congelados)
- Cebola – 1 (Pequena)
- Alho – 3 Dentes (2 para o Molho, 1 para o Recheio)
- Polpa de Tomate – 500gr
- Ovo – 1
- Azeite – Uns Fios
- Manjericão – 1 Folha (Ou Seco)
- Paprika – Uma Pitada
- Noz Moscada – Uma Pitada
- Pimenta – Uma Pitada
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- Descongela os espinafres congelados ou se usares fresco começa por escaldar estes e deixa a escorrer.
- Começa por preparar o molho de tomate, junta numa frigideira grande e larga, a cebola e 2 dentes de alho picados finamente, com um fio de azeite, deixa refogar um pouco até a cebola começar a caramelizar.
- Junta então a polpa de tomate, meio copo de água, uma folha de manjericão picada, paprika, sal e pimenta, deixa cozinhar uns 5 minutos, o molho não vai estar pronto, mas ele vai acabar de cozinhar no forno.
- Põe os espinafres num escorredor ou só com as mãos espreme este para retirar o excesso de liquido.
- Junta os espinafres numa taça larga, junta o queijo ricotta, 20gr de parmesão ralado, ovo, as delicias do mar descongeladas e picadas, 1 dente de alho picado finamente com uma pitada de noz moscada, sal e pimenta (não exageres no sal, prova antes de adicionar, porque parmesão é bastante salgado), mistura até criar uma pasta.
- Pré-aquece o forno a 180ºC (ou o que a embalagem de cannelloni recomenda).
- Escolhe uma travessa larga, deita um pouco do molho de tomate no fundo (como podem ver nas fotos eu esqueci-me desse passo), enche um saco de pasteleiro com um bico largo ou um saco de plástico para congelar e corta uma ponta, recheia cada cannelloni até ficar bem cheio, dispõe na travessa, repete até teres a travessa cheia.
- Cobre com restante molho de tomate, alisa o topo e cobre com queijo flamengo (ou mozzarella, eu devia ter picado o queijo, o topo ia ficar mais bonito com o queijo ficado) e uma pitada de parmesão.
- Leva ao forno a assar, para uma lasanha e cannelloni o melhor é cobrir com uma folha de alumínio durante o principio, uns 25 a 30 minutos e depois retiras a folha de alumínio e deixas gratinar mais uns 10 minutos para o topo ficar bem dourado.
- E já está, retira do forno e está pronto a servir, bom apetite.
Notas: Como disse em cima, eu só tinha queijo flamengo, mas tradicionalmente é um pouco de queijo mozzarella ralado e uma pitada de parmesão, aliás parmesão é usado tanto no topo como um pouco no recheio (normalmente umas 60gr).
Eu usei uma travessa larga, para criar só uma camada, mas se fizeres com várias camadas, os cannelloni vão demorar um pouco mais tempo a cozinhar totalmente e tal como uma lasanha é importante deitares bastante molho entre as camadas para a massa ter liquido para absorver.
A receita fica diferente com espinafres frescos, mas espinafres frescos dão mais trabalho porque tens de escaldar ou refogar estes antes de teres de rechear para retirar o excesso de água, logo espinafres congelados são simplesmente mais práticos de usar, é só descongelar.
Se usares tomates pelados podes deixar estes como estão e fazer um molho mais rústico ou podes usar uma varinha mágica e triturar tudo finamente.
O restos é como uma lasanha, retira doses individuais e embrulha cada uma em película aderente e leva ao congelador, uma refeição pronta a usar! ;D
Esta receita de Cannelloni com Espinafres e Delicias do Mar foi criada inicialmente no Iguaria.com.