in

Como Preparar Sushi em Casa

Prato-de-Rolos-de-Sushi

Quem é que não adora sushi! Aqui vai o meu guia em como preparar uns bons pratos de sushi, devido a ser uma receita longa vou tentar ser breve em alguns detalhes (que vou mais tarde adicionar como receitas extras com mais detalhes em como enrolar rolos ou mais tipos de sushi), esta é uma receita o mais pratica possível, o objetivo não é perfeição mas gosto e técnica.

Para este sushi, usamos vários vegetais, salmão e ovas, para umas 4 pessoas, também podes notar que nem todo o sushi está perfeito, esta foi a terceira vez que fiz sushi e desta vez fiz com a ajuda de mais uns amadores nisto como eu, mas enquanto o aspeto vai demorar mais tempo a melhorar, o gosto estava no ponto!

Esta receita de sushi, está dividida nas 3 partes necessárias para criar um bom prato de sushi:

  1. Preparar o Arroz, a parte essencial de qualquer sushi é arroz bem feito.
  2. Preparar os Ingredientes, descascar e cortar todos os vegetais e proteínas.
  3. Preparar o Sushi, depois de tudo pronto, é altura de moldar e montar o sushi.

Também vais precisar de uns quantos utensílios para ajudar a fazer o sushi:

  • Esteiras para Moldar Sushi
  • Película Aderente
  • Facas Afiadas
  • Papel de Cozinha
  • Escorredor para o Arroz
  • Tabuleiro e Espátula para o Arroz

Receita de Sushi Variado

Ingredientes

Instruções

  1. Começa por preparar o arroz de sushi, começa por lavar o arroz, lava as vezes que forem precisas até a água ficar transparente, normalmente umas 7 vezes, depois deixa o arroz num escorredor a descansar pelo menos 30 minutos.
    Lavar-Arroz-de-Sushi
  2. Quando quiseres fazer o arroz, deita este num tacho e adiciona a água, põe a tampa e deixa cozer em lume médio até começar a ferver, depois baixa o lume e deixa cozer mais uns 15 minutos.
  3. Retira do lume e deixa repousar mais uns 10 minutos com a tampa fechada.
  4. Agora deita o arroz numa taça larga de madeira ou uma travessa larga de plástico para arrefecer um pouco, usa uma espátula de madeira ou plástico para separar o arroz e arrefecer.
  5. Enquanto o arroz arrefece junta o vinagre de arroz, o açúcar e o sal numa tigela só para aquecer e dissolver tudo, não deixes ferver e não uses uma tigela de alumínio, quando tiver morno e tudo bem dissolvido, retira do lume.
    Adicionar-Vinagre-Acucar-Sal
    Misturar-e-Arrefecer-Arroz-de-Sushi
  6. Agora junta a mistura do vinagre no arroz, usa a espátula para ir revirando e separando qualquer pedaço de arroz que fique aglomerado de forma a cobrir e soltar o arroz, depois deixa o arroz de parte coberto com uma toalha para não secar muito até a altura de moldar, se quiseres mais detalhes vê como fazer arroz de sushi.
  7. Agora preparamos os ingredientes para o Sushi, lava, descasca e fatia todos os vegetais, corta em fatias finas para ser fácil dispor em rolos, para o pepino, abre e retira o miolo húmido com uma colher, podes usar os vegetais que quiseres mas não uses vegetais demasiado húmidos.
    Cenoura-Fatiada
    Pepino-Vermelho-Fatiado
    Tirar-Miolo-do-Pepino
    Pepino-Sem-Miolo
    Pepino-Fatiado
    Preparar-os-Ingredietnes
    Vegetais-para-Rolos-de-Sushi
    Todos-os-Vegetais-Cortados
  8. Para o salmão, o melhor é pedir na peixaria para prepararem o salmão para ti, retirando a espinha central e as espinhas do filete, assim poupa trabalho, também indo a peixaria podes garantir que é uma posta o mais fresca possível.
    Salmao-para-Fatiar
  9. Com o filete pronto, vais preparar cortando tiras para rolos de sushi (maki zushi) e fatias finas para sushi moldado (nigiri zushi).
    Salmao-Fatiado
  10. Para as tiras, retiras um pedaço da posta com uns 6 cm de comprimento, esta é a medida que queres que as tiras fiquem, agora corta ao comprido, para criares varias tiras finas de sushi (ideias para pôr em rolos).
  11. Para o sushi moldado, retira um pedaço de 4 a 6 cm de comprimento, depois com a faca num ângulo de 45º vais cortar de fora da posta para dentro fatias finas de uns 5mm, estas fatias finas são boas para sashimi (fatias de peixe sem mais nada) ou para pôr por cima do arroz, vê aqui mais detalhes em como cortar salmão para sushi.
  12. Agora que tens tudo pronto está na altura de preparar e moldar o sushi, começa por preparar a esteira para moldar os rolos, vais embrulhar esta em película aderente, fazes isto para manter a esteira limpa, mas também porque embrulhada o nori e o arroz não vão agarrar o que facilita bastante todo o processo, também vais arranjar uma tigela com água para molhares os dedos (isso ajuda a manipular o arroz, se tens os dedos molhados o arroz não pega nos dedos).
    Esteira-de-Sushi
    Esteira-Plastificada
  13. Para cada rolo, vais cortar metade da folha de nori, pelo lado maior, assim ficas com dois pedaços de nori, cada 1/2 folha dá para 1 rolo, agora se notares cada folha tem um lado baço e outro brilhante, põe o lado brilhante para baixo para ficar sempre da parte de fora.
  14. Agora molha a ponta do dedos em água e retira um pedaço de arroz e dispõe este por cima da folha de nori, retira mais até cobrires praticamente a folha de nori deixando uma tira de +/- 1 cm sem arroz, por cima deste depois dispõe uma pequena quantidade de wasabi seguido do recheio em fila, aqui é importante não encher demasiado, senão o rolo não vai fechar, nota que a tira de nori que deixas sem arroz é para selar o rolo.
    1-Rolo-de-Sushi
    2-Rolo-Cheio
    3-Agarrar-na-Esteira
    4-Com-Ajuda-Enrolar
    5-Rolo-de-Sushi-Nori
  15. Agora levanta a extremidade da esteira e com ajuda desta vais enrolar o rolo, tu queres que o arroz toque entre si dentro do rolo (podes ter de fazer um pouco de pressão para ficar tudo no lugar), depois de a esteira cobrir e o rolo estar fechado, podes com a ajuda da esteira, molda e pressionar o rolo para ficar no formato ao teu gosto.
  16. Para o rolo com arroz por fora (uramaki), é um processo similar, vais cobrir a meia folha de nori com arroz, desta vez não vais deixar nenhuma tira com arroz, depois vira a folha ao contrário e dispõe o recheio numa fila no centro, nota que neste tipo de rolos é normal adicionar coisas como maionese para manter o recheio dentro do rolo, uma maionese de wasabi fica sempre bem.
    Uramaki-Sushi
  17. Outra vez com a ajuda da esteira enrola o rolo, tal como o outro rolo queres que as duas margens com arroz se juntem, depois de juntas, usa a esteira para moldar a prensar um pouco de forma ao rolo ficar estável.
    Rolos-de-Sushi-Arroz-por-Fora
  18. Depois de teres os rolos prontos, usa uma faca afiada que vais molhando em água com um toque de vinagre de arroz e limpando num pano ou papel de cozinha, de forma a faca não pegar no arroz, primeiro corta as pontas do rolo, depois corta este em metade, põe as metades uma ao lado da outra assim podes cortar 2 vezes mais rápido, passa um fio de água pela faca e limpa com o pano entre cada corte e destas duas metades corta 6 rolinhos de tamanho igual.
    Hoso-Maki-Sushi
  19. Para o sushi moldado (nigiri), molha as duas mãos em água com um pouco de vinagre, retira uma bola de arroz e põe na palma da mão molhada, molda a bola de arroz numa forma longa e oblonga, tipo um rectangulo arredondado.
    Bolinhas-de-Arroz
    Mesa-Preparar-Sushi
  20. Depois se quiseres podes pôr um pouco de wasabi em cima e dispõe um pouco de salmão cortado para o efeito em cima, com o salmão em cima podes moldar um pouco mais o sushi para ficar no formato ao teu gosto, repete o processo para os restantes nigiris.
    Nigiri-de-Salmao
  21. Para o barquinho ou bola de sushi com ovas (gunkan maki), corta tiras de nori, com mais ou menos 2,5 cm de largura, depois com as mãos molhadas em água com um pouco de vinagre, vais moldar o arroz nós fizemos bolinhas mas podes fazer bolas maiores de arroz para fazeres os barcos de sushi, depois de teres as bolas moldadas, vais enrolar o nori a volta destas, usa uns grãos do arroz para prender a extremidade do nori, formando um anel a volta do arroz.
    Preparar-Bolinhas-de-Sushi
  22. Por fim dispõe um pouco de wasabi se quiseres seguido de uma colher de ovas por cima de cada bolinha, podes usar ovas que quiseres, tradicionalmente no sushi, são ovas de peixe-voador, ovas de salmão ou ovas de ostras.
    Sushi-com-Ovas
  23. E já está, serve tudo com molho de soja (prova o molho, algumas marcas é preciso adicionar um pouco de água para ficar mais suave), não tenhas problemas em experimentar, eu sei que são muitos passos, mas com um pouco de prática consegues fazer bem e é sempre delicioso. Bom Proveito!
    Pratos-de-Sushi
    Sushi-na-Mesa
    Mesa-de-Sushi

Informação Nutricional

Doses: 12・Tempo: 120 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 1954 kcal・Gorduras: 57 g・Hidratos de Carbono: 147 g・Proteínas: 194 g

Deixa o teu comentário :)

Toppo

Sopa de Milho