in , ,

Amêndoas Cobertas de Chocolate Preto

Ah as belas amêndoas da Páscoa, na verdade, eu esta a pensar fazer umas amêndoas caramelizadas, mas eu já tinha feito essa receita; por isso, vai uma pilha de amêndoas cobertas de chocolate, e eu tenho que dizer que o resultado final… ok não são umas amêndoas lindas, muito porque são feitas a mão e eu só fiz 1 ou 2 camadas, quando as amêndoas de chocolate comerciais têm muitas camadas ou uma camada bem grossa.

Mas feitas em casa, não sei não, acho que são melhores que as compradas (com excessão das compradas em feiras ou doçarias que fazem no momento), a amêndoa acabada de torrar é fantástica, super crocante com um toque fumado, combinas isso com um bom chocolate de boa qualidade, bem preto +70% de cacau e polvilhas com chocolate em pó para dar um toque de doçura e tens uma combinação de doce, crocante, amargo, eu sei a camada de chocolate é fina, mas para mim é o suficiente, esta receita pode não ganhar prémios no aspecto, mas é simples de fazer e absolutamente divinal! ;D

Já agora caso não conheçam amêndoas cobertas de chocolate são uma iguaria que consiste em amêndoas torradas e cobertas com uma camada de chocolate hehehe… obviamente, é uma tradição popular na Páscoa, especialmente em países como Portugal, Espanha e Itália, no norte da Europa, em especial na França é mais comum as amêndoas cobertas de açúcar crocante.

A tradição de oferecer amêndoas na Páscoa tem origem na Grécia Antiga, onde eram oferecidas aos convidados durante festas e celebrações. Na tradição cristã, as amêndoas representam a ressurreição de Jesus e a renovação da vida, sendo a casca simbólica do túmulo de cristo e o interior a vida depois da morte, algo assim do género (podem explicar-me melhor nos comentários heheh).

Com o passar do tempo, as amêndoas torradas e cobertas de açúcar, chocolate, caramelo, especiarias tornaram-se uma forma popular de celebrar a Páscoa, um pouco como os ovos que passaram de ovos normais em folares e outras confeções para ovos de chocolate. Além disso, as amêndoas são muitas vezes oferecidas como presentes entre familiares ou amigos ;D awwwww vamos a receita!

Receita de Amêndoas Cobertas de Chocolate Preto

Amêndoas Cobertas de Chocolate Preto

  • Doses: 6
  • Dificuldade: Fácil
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Deliciosa receita para fazer amêndoas de chocolate preto para a Páscoa em casa, é só torrar as amêndoas, cobrir de chocolate preto e polvilhar com cacau, tão simples quanto isso!

Ingredientes

  • Amêndoas – 200gr (Peladas)
  • Chocolate Preto – 200gr (74% de Cacau)
  • Chocolate em Pó – Para Polvilhar (35% Cacau)

Instruções

  1. Começa por dispersar as amêndoas num tabuleiro coberto de papel antiaderente e leva a um forno pré-aquecido a 180ºC por uns 10 minutos, ou suficiente para as amêndoas ficaram mais douradas, aqui é um pouco a gosto, eu quero só ligeiramente torradas, mas se gostas delas mais torradas, então deixa um pouco de tempo mais no forno.
  2. Quando estiverem boas, retira do lume e deixa arrefecer antes de começar a cobrir com o chocolate.
  3. Prepara um banho-maria para o chocolate preto, deixa este derreter completamente e ficar bem cremoso, tu queres um banho-maria simples e estável porque depois do chocolate derreter, vais desligar o lume, mas vais deixar a tigela com o chocolate no banho-maria, assim o chocolate continua líquido porque vais demorar algum tempo para cobrir todas as amêndoas.
  4. Cobre cada amêndoa, eu deito umas quantas no chocolate, depois com uma colher retiro uma, raspo o excesso de chocolate e depois numa taça com o chocolate em pó, sem cada amêndoa tocar.
  5. Quando a tigela não tiver espaço, eu mexo a taça para cobrir cada amêndoa com o chocolate em pó, depois retiro com cuidado para uma folha de papel antiaderente para secar o chocolate.
  6. Repete até não teres mais amêndoas, deixa as amêndoas de parte por pelo menos umas 6 a 12 horas, por fim deita mais um pouco de chocolate em pó por cima e sacode as amêndoas para estas ficarem finalmente bem cobertas e já está, prontas a papar ou guardar num frasco, bom proveito e claro Feliz Páscoa!
Notas: Se usares um Chocolate menos preto, então troca o chocolate em pó por cacau, para criares a mesma combinação de doce e amargo!

Esta receita e quantidade de chocolate dá para cobrir todas as amêndoas duas vezes, ou como eu fiz cobri todas as amêndoas 1 vez e 1/4 das amêndoas duas vezes só para ver a diferença o resto do chocolate negro eu aproveitei um fim de um pacote de frutos secos e passas e fiz uns chocolatinhos de frutos secos, receita em baixo… bem não é grande receita! Mas ficaram deliciosos também, nada de desperdiçar pela Páscoa!

Para os chocolatinhos com frutos secos, pica os frutos secos e passas grosseiramente, deita estes no chocolate preto e depois retira colheres de chá da mistura para papel, polvilha com um pouco do chocolate em pó, deixa estes arrefecer umas 6 a 12 horas e já está, eu gosto de partir em 2 ou 3 pedaços e guardar num frasco, experimentar encontrar a venda um chocolate assim tão preto com tantos frutos secos… hehehe requinte mesmo! ;D

Esta receita de Amêndoas Cobertas de Chocolate Preto foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 2587 kcal・Gorduras: 193 g・Hidratos de Carbono: 181 g・Proteínas: 58 g

Deixa o teu comentário :)

Almoço de Páscoa

Mini Folares de Carne