in

Geleia de Marmelo

iguaria-geleia-de-marmelos

Geleia de Marmelo é feita com os restos da Marmelada, algumas pessoas fazem só com os caroços, outras usam todos os restos, eu prefiro usar tudo, no final crias uma geleia suave com um tom escuro e avermelhado.

Receita de Geleia de Marmelo

Ingredientes

  • Marmelo – 1 kg (Cascas e Caroços)
  • Água – 1,5 Litros
  • Açúcar – 800 gr (Por cada litro depois da cozedura)
  • Canela – 1 Pau

Instruções

  • Começas por colocar todos os caroços e cascas numa panela, para cada quilo de cascas e caroços junta 1,5 litros de água, deixa cozer lentamente e reduzir bastante, pelo menos metade.
  • Depois passa o liquido por um passador de rede fina, coador ou um pano para reter todas as impurezas e teres um liquido claro e límpido.
  • Agora pesa o liquido, por cada litro vais adicionar 800gr de açúcar, leva outra vez ao lume agora em lume moderado até obteres uma consistência ao teu gosto, ainda liquido mas com alguma espessura, perto do ponto estrada.
  • Por fim guarda a geleia em frascos devidamente limpos e esterilizados.

Dicas: Algumas pessoas cozem os marmelos antes de fazer a marmelada e usam essa água para criar a geleia. Podes usar só os caroços para uma geleia mais suave e com menos sabor a marmelo.

Informação Nutricional

Doses: 6・Tempo: 45 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 3134 kcal・Gorduras: 1 g・Hidratos de Carbono: 808 g・Proteínas: 1 g

15 Comentários

Deixa uma Resposta
    • Para dizer a verdade foi numa loja do chinês, mas podes comprar também na “Casa” ou tenta nos supermercados comprar frascos de outras geleias ;)

  1. Faço todos os anos marmelada e geleia, contudo gostaria de saber se há algum processo de evitar a espuma da mesma. Normalmente tiro com uma colher, mas acabo por desperdiçar sempre alguma.Bem haja..

    • Olá carmo… pois eu não sei de nenhuma forma especial, especialmente de evitar, alguns frutos criam muita espuma outros nem tanto, normalmente a espuma não faz mal apenas depois da geleia estar feita pode tornar a geleia mais escura ou não tão límpida, eu uso uma escumadeira fina (que eu uso praticamente só para tirar espuma de geleias, sopas ou caldos), mas qualquer coisa serve… de qualquer forma aqui vão umas boas dicas que talvez ajudem! http://www.iguaria.com/dicas/como-criar-compotas-perfeitas/ :)

  2. olá, é a 1a vez que faço geleia, fiz doce de maça reineta e aproveitei as cascas e caroços para a geleia. segui a sua receita mas ficou muito liquido… é assim mesmo? solidifica com o tempo ou precisa de mais alguma coisa?
    obrigada pela ajuda

    • olá graça :) bem o problema é que o marmelo (e goiaba) são frutos com uma quantidade enorme de pectina, pectina é o agente (um ácido polissacarideo) que gelifica, dai que para fazer geleias com outros frutos normalmente tem de se adicionar pectina para conseguires criar geleias, com maçã reineta eu acho que só consegues fazer doces ou compotas sem adição de pectina, se queres fazer uma geleia tens de comprar açúcar com pectina ou pectina pura para adicionar a mistura, dai que tenha ficado liquida…
      mas aqui entre nós só fazes bem em experimentar variações na cozinha, só assim é que aprendes e descobres coisas novas!
      obrigado pela visita e bons cozinhados! ;)

  3. pergunta, para alem de se fazer geleia com os caroços e cascas dos marmelos, não se pode tambem fazer só com os marmelos? se for possivel, gostava da receita . OB

    • Claro que sim, mas os caroços e casca tem bastante da pectina do marmelo, que ajudam a criar uma marmelada mais rija, mas se gostas de marmelada suave e mole (eu gosto), então não tem problema nenhum em fazer só com os marmelos, e se queres rija então compra pectina no supermercado e adiciona a quantidade recomendada no pacote para tornares ela mais rija! :)

      Eu não tenho uma receita aqui mas eu faço marmelada ocasionalmente, como também a minha tia, por isso vou ver se faço uma só com o marmelo na próxima vez… brevemente no iguaria.com hehehe

  4. Fiz marmelada e geleia como todos anos, faco na moda antiga a marmelada com as cascas e passevite a geleia com a agua de cozer os marmelos e seus carocos filtrado e com pau de canela, fica muito bem, todos aqui em casa gostamos e vai pequenas tacas para pessoas mais chegadas provar…uma tadicao de outono.

    • Ainda bem… é delicioso e uma alternativa a marmelada bem dura :D muitas vezes quando uma marmelada sai menos boa (mais mole que o habitual) eu digo…ohhh eu quase geleia de marmelo :P

Deixa o teu comentário :)

Mousse de Melancia

Sangria de Vinho Branco