in ,

Papa Maizena

Papa-Maizena-Tradicional

Não me apetecia jantar nada substancial, por isso, aqui vai um daqueles “blasts from the past” e fiz uma papa maizena tradicional (a da minha mãe era muito mais complexa, fica para outra receita), mas ficou mesmo boa :)

Uma papa maizena basicamente é leite com um pouco de açucar que é engrossado com maizena, uma papa simples de fazer e deliciosa para a criançada.

Esta receita é para 2 pessoas ou 1 pessoa que queira um prato bem cheio :)

Receita de Papa Maizena

Ingredientes

Instruções

  1. Mede tudo e depois junta o açúcar a maizena mistura bem, depois deita o leite meio-gordo á temperatura ambiente e mistura bem (se quiseres ter a certeza usa uma varinha mágica).
  2. Depois leva a mistura a um lume brando com uma casca de limão, tu vais querer estar sempre a mexer com uma varinha de arames ou colher de pau.
  3. Demora um pouco mas logo que o leite estiver quente ele vai começar a engrossar rapidamente, aqui acaba por ser uma questão de gosto o quanto grosso queres, eu gosto bem cremoso mas não demasiado, assim quando esfriar no prato ele cria uma capa cremosa por cima enquanto ainda está liquido por baixo.
    Papa-Maizena
  4. Deita o creme em 2 taças/pratos e polvilha com canela e está pronto a papar, bom proveito!

Nota: Na foto o amarelo é a casca de limão a espreitar ^_^’

Informação Nutricional

Doses: 2・Tempo: 15 Minutos・Dificuldade: Fácil・Calorias: 774 kcal・Gorduras: 12 g・Hidratos de Carbono: 149 g・Proteínas: 22 g

13 Comentários

Deixa uma Resposta
  1. poderei substituir a maizenapor amido?ca para os meus lados* nao existe maizena,mas tenho uma vontade enorme de comer e sentir os aromas e gostos da minha infancia!:)

    • olá silvia, maizena é uma marca de amido de milho, isto é maizena é composta 100% por amido de milho! sendo de longe a mais popular em Portugal e por isso quase sinónimo com amido, por isso claro que podes! Qualquer outra marca ou marca branca de amido de milho dá sem problemas.

      no entanto um aviso, por vezes existe confusão entre amido de milho e farinha de milho e outras variações (muito pelos nomes, em que corn flour nos Estados unidos é farinha mas corn flour na Inglaterra é amido), farinha de milho é uma farinha para fazer bolos ou pão, normalmente eh amarelada e grossa, amido de milho é um espessante serve para engrossar molhos, normalmente é um pó branco, tu queres o amido!

      tem um excelente dia e obrigado pela visita :)

    • sim podes! maizena é simplesmente uma marca de amido de milho, amido de milho não contem glúten, logo se o teu problema é só intolerância a glúten então podes comer a vontade, aliás amido de milho é um daqueles produtos recomendados para substituir a farinha tradicional para pessoas que tem problemas com glúten :)

    • Sim a minha avó também costumava fazer o mesmo para dar um pouco mais de riqueza, mas eu habituei-me mais a fazer assim simples! Mas ambas as formas são corretas e talvez para a criançada é melhor adicionar um ovo para ser mais nutritivo que só açúcar e farinha :)

    • Hahaha :P claro que existem variações, que eu espero esteja no futuro do Iguaria para fazer, mas também é importante partilhar os clássicos, pode ser algo óbvio em Portugal, mas no Brasil, Angola, Moçambique… pode não ser tão óbvio :)

  2. Adorei. Foi a primeira vez que fiz e ficou óptima só troquei a canela em cima por pau de canela enquanto férias ficou muito saborosa. Obrigada bjs e boa continuaçao

    • Ainda bem, eu também adoro papa maizena e papa de tapioca, era o género de papas que a minha mãe fazia naqueles dias em que ninguém queria cozinhar ou comer, ou alguém andava adoentado, é super simples e fica sempre deliciosa e cremosa, sim eu prefiro com uma pitada de canela mas se não és muito fã um pauzinho de canela dá aquele toque da canela sem ser muito forte. ;D

    • Pois um mingau é uma papa de cereais, normalmente feito com água, acho eu, sim podes dizer que esta papa maizena é um tipo de mingau, mas mingau tem muita mais variedade e pode ir de algo assim quase como creme de pudim da papa maizena para algo com um sabor mais agreste, farinhas de arroz ou aveia tem texturas completamente diferentes :D Também acho que se um mingau é dado a uma criança não leva açúcar, acho eu hehehe

Deixa o teu comentário :)

Biscoitos de Canela

Dicas de Massas e Pastas