Todos os anos para o Natal fazemos um pudim, no ano passado fizemos uma variação de um pudim de leite condensado, vai em baixo a receita, mas como podem ver nas fotos o caramelo não ficou perfeito e mesmo que o sabor e textura estava excelente, claramente o pudim não assentou perfeitamente, logo nada como partilhar as coisas que não correram bem, para não repetirem o meu erro :)
O caramelo mesmo ficando com uma boa cor, acho que deixei demasiado tempo ao lume antes de juntar a forma de pudim, isso e ter juntado o caramelo e adicionado o creme com o caramelo ainda quente, tornou o caramelo demasiado liquido, também acho que bati em demasia o pudim antes de juntar a forma, isso fez com que ele ficou com demasiadas bolinhas em vez de ficar bem liso.
Também outro bom truque é fazer o creme do pudim na noite anterior, e deixar este selado no frigorífico e só cozinhar no dia seguinte, isso dá tempo do creme de libertar todo o ar que possa ter dentro… é o que dá fazer doces a pressa ;D
Vamos a receita!
Receita de Pudim com Caramelo Natalício
Pudim com Caramelo Natalício

Deliciosa receita de pudim de leite condensado para o Natal.
Ingredientes
- Leite Condensado – 400gr (1 Lata)
- Leite – 300ml (Gordo)
- Ovos – 6 (L)
- Baunilha – 1 Colher de Sopa de Extrato
- Açúcar – 250gr
- Água – 80ml
Instruções
- Começa por preparar o caramelo num pequeno tacho com o açúcar e água, deixa ferver sem mexer, quando o açúcar mudar de amarelo para castanho escuro, então retira e está pronto, ele vai acabar de caramelizar na forma, nota que caramelo demora tempo a começar a caramelizar mas passa rapidamente de caramelo a queimado, por isso ficar de olho.
- Deita o caramelo na forma de pudim e pré-aquece o forno a 220ºC (Não ligar o grill do forno), prepara também um tabuleiro para pôr água para cozinhar o pudim em banho-maria.
- Numa tigela junta o leite condensado e os ovos, bate bem.
- Aquece o leite com a baunilha, sem ferver, depois sempre a bater junta a mistura de leite quente na mistura de leite condensado (se tiver demasiada espuma, então tens de esperar para a mistura perder o ar que tiver misturado).
- Deita o creme de pudim na forma de pudim, aquece água e deita no tabuleiro no forno e põe a forma de pudim coberta no tabuleiro com água quente, deixa cozinhar uns 45 minutos até o pudim estar pronto.
- Retira o pudim do forno e deixa ester arrefecer completamente antes de tentar desenformar, podes fazer e guardar facilmente uns 2 ou 3 dias antes do dia de Natal, bom proveito e Feliz Natal!
Notas: Se quiseres um pudim mais denso e com menos bolhas, retira desta receita 2 ovos e troca por 2 gemas, porque as claras tem um tempo de coagulação diferente das gemas o que por vezes cria as bolhas.
Esta receita de Pudim com Caramelo Natalício foi criada inicialmente no Iguaria.com.
Vou experimentar. Obrigado pela partilha.
Sim um pudim é sempre excelente pelo Natal! ;D
Adoro um belo pudim caramelizado! Estou tentada a fazer esta receita! :)
Porque não? Força nisso, acho que vais gostar a receita é simples e deliciosa, boa para qualquer mesa de Natal!