Outra boa forma de manter a cozinha em ordem é saber como preservar os legumes e vegetais que compras, especialmente nestes dias de quarentena, eu sei que já falei um pouco das variadas formas mas eu quero que este artigo complete e complemente todos os artigos ;D
As Diferentes Formas de Preservar Vegetais e Legumes
Guardar Legumes e Vegetais
O primeiro passo e mais simples é como guardar os legumes, a maioria vai aguentar bem um par de dias fora do frigorífico. Depois tens de dividir os legumes entre os que são para guardar no frigorífico e os para guardar fora.
Fora do Frigorífico: Batatas (2 a 3 meses se de conservação), Batatas Doces (1 mês), Cebolas (1 a 2 meses), Alhos (1 semana a 1 mês), Abacates (Uns dias se ainda verde), Beringelas (3 a 5 dias), Pimentos (7 dias), Tomates (1 a 5 dias), Favas (10 dias).
Aqui tens uma lista mais completa de ingredientes que podes guardar fora do frigorífico.
No Frigorífico: Batatas Jovens (1 a 2 semanas), Beringelas (7 a 10 dias), Pimentos (1 a 2 semanas), Espargos (3 a 4 dias), Feijão Verde (3 a 5 dias), Beterraba (2 semanas), Brócolos (3 a 5 dias), Couve de Bruxelas (3 a 5 dias), Repolho (1 semana), Cenouras (1 semana a 1 mês), Couve-flor (1 semana), Alho Francês (1 a 2 semanas), Pepino (1 semana), Cebolinho (7 a 10 dias), Alface (1 Semana), Cogumelos (4 dias a 1 semana), Espinafres (3 a 5 dias).
Para ervas frescas podes ver aqui as melhores formas de conservar.
Nota que estes tempos tem em conta que tudo vai ser guardado nas melhores condições, fora do frigorífico em caixas fora do sol e ar, no frigorífico guardado em caixas ou com papel absorvente para impedir os legumes de ficarem molhados ou criarem fungos.
Cozinhar Legumes e Vegetais
Outra boa forma de conservar é simplesmente cozinhar os legumes, desta forma podes sempre aumentar o período de validade, especialmente se depois de cozinhado ainda fores congelar, nota que mesmo legumes que normalmente não se cozinham podes sempre adicionar a uma sopa para conservar como por exemplo a alface ou pepino.
Isto é ainda mais importante quando achares que algum legume está perto de atingir o seu prazo de validade, podes ver aqui os tempos de cozedura de legumes e vegetais.
Congelar Legumes e Vegetais
A grande maioria dos legumes congela com facilidade e em média isso vai aumentar exponencialmente o seu prazo de validade, praticamente todos os legumes ganham 1 a 2 meses de validade se congelados corretamente, nota no entanto que nem todos os legumes congelam bem, em especial legumes com uma grande proporção de água, como tomate, alface ou pepino, para estes é melhor cozinhar primeiro e depois congelar.
O truque quase sempre com congelação é descascar e cortar os legumes antes de congelar, guardar estes em sacos de congelação ou caixas, assim depois quando precisares, está pronto a usar e como já está dividido não é preciso usar todo de uma só vez.
Podes ver aqui uma lista mais completa dos tempos de conservação de variados ingredientes.
Conservar Legumes e Vegetais
Por fim tens a quarta opção, podes sempre conservar os legumes, neste sentido não estou a sugerir tanto fazer conservas de longo prazo ou secar legumes, visto estas técnicas exigirem muitos cuidados e experiência para serem feitos corretamente, mas sim conservas mais simples como criar pickles ou comprar legumes secos tais como feijão, grão, ervilhas, tudo isso vai aumentar o prazo de validade e são uma forma eficiente de estender a vida útil de legumes.
Para os feijões secos podes ver aqui as instruções para demolhar e cozinhar estes legumes secos.
Para pickles podes ver aqui uma deliciosa receita de pickles no frasco ou podes tirar inspiração das nossas receitas de pickles :)
E já está, espero que tenha sido útil e como sempre tenham cuidado e se possível durante esta pandemia fiquem em casa! ;D