in

Arroz Frito de Caldeirada de Arroz de Peixe

Para celebrar o São Pedro, nada como um prato de peixe, visto ele ser não só um dos 12 apóstolos de Cristo mas também um pescador, ele é obviamente o santo padroeiro dos pescadores e como tal nada como partilhar algo que ele ia prezar ;D

E aqui, quando eu estou a pensar aproveitar restinhos, o arroz frito surge sempre como uma das opções mais versáteis e saborosas. Esta receita nasce precisamente dessa filosofia de não desperdiçar nada na cozinha, transformando sobras de uma deliciosa caldeirada de peixe numa refeição completamente nova e deliciosa.

Eu digo sempre… um arroz frito é sempre uma forma fantástica de aproveitar restos, como neste caso com a caldeirada de peixe, mesmo que este género de arroz não cria um arroz frito perfeito, porque para isso seria preciso um arroz mais seco e solto, mas não deixa de ser uma variação deliciosa e super fácil de fazer, a textura não é perfeita, mas o sabor mais do que compensa :) Vamos à receita e feliz São Pedro!

Receita de Arroz Frito de Caldeirada de Arroz de Peixe

Arroz Frito de Caldeirada de Arroz de Peixe

  • Doses: 2
  • Dificuldade: Fácil
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Para o São Pedro tem de ser um prato de peixe e tenho que admitir que este ficou bem catita e cremoso, um prato simples mas delicioso.

Ingredientes

– Restos de Caldeirada de Peixe – +/- 2 Chávenas – Cebola – 1/2 (Picada) – Alho – 2 Dentes (Picados) – Cenoura – 1 Pequena (Picada) – Ovos – 2 – Azeite – 2 Colheres de Sopa – Sal – A Gosto – Pimenta – A Gosto – Coentros Frescos – Para Polvilhar

Instruções

  1. Numa frigideira grande, aquece o azeite em lume médio-alto. Adiciona a cebola e deixa refogar até ficar translúcida.
  2. Junta o alho picado e a cenoura cortada em cubos pequenos. Refoga por mais 2-3 minutos até a cenoura começar a amolecer.
  3. Adiciona os restos de caldeirada de peixe à frigideira, mexendo bem para incorporar todos os ingredientes. Deixa cozinhar por cerca de 3-4 minutos.
  4. Faz um espaço no centro da frigideira e adiciona os ovos batidos. Deixa cozinhar ligeiramente e depois mistura tudo, envolvendo bem o ovo com o resto dos ingredientes (fazes isso porque não queres arroz coberto de ovo, queres faripas de ovo mexido espalhadas pelo arroz).
  5. Tempera com sal e pimenta a gosto. Cozinha por mais uns 2-3 minutos, mexendo ocasionalmente, até tudo estar bem aquecido e os sabores bem incorporados.
  6. Retira do lume e polvilha generosamente com coentros frescos picados antes de servir. Bom Apetite!
Notas: Eu sei uma caldeirada tecnicamente é um ensopado de peixes e legumes, não leva arroz, mas existem variações com arroz e foi isso que fiz… para depois poder fazer este prato, se tiveres só o ensopado o melhor é ter arroz já cozido do dia anterior e escorrer o molho do ensopado e podes fazer esta receita dessa forma ;D Da mesma forma que se este arroz de caldeirada tivesse muito molho no fim eu ia escorrer antes de levar ao frigorífico para usar no arroz frito no dia seguinte.

Uma coisa boa do prato é que uma caldeirada fica muito mais saboroso no dia seguinte, porque os ingredientes têm muito mais tempo para absorver o caldo.

Esta receita de Arroz Frito de Caldeirada de Arroz de Peixe foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 880 kcal・Gorduras: 63 g・Hidratos de Carbono: 38 g・Proteínas: 58 g

Deixa o teu comentário :)

Esparguete Picante com Bolonhesa de Soja

Especial Pizzas e Massas de Pizza