in

Kimbap Rolo Sushi Coreano

Gimbap ou Kimbap ou a versão enrolada de Bibimbap é o tradicional rolo tipo sushi da Coreia, tal como o nome sushi quer dizer arroz com vinagre, Gimbap é a junção de Gim = Alga comestivel e Bap = Arroz, a origem é contestada mais porque bibimpag ou pratos similares são uma combinação de ingredientes e sabres coreanos mas este formato mais pratico envolto em alga tem uma influencia Japonesa (antigo colonizador da Coreia).

O Gimbap pode ter vários recheios e formatos de pequeno ou grande, mas normalmente e ao contrario dos rolos de sushi onde existe uma grande variedade de recheios este tende a ter mais ou menos sempre os mesmos recheios com poucas variações, mesmo que existem algumas variações, acima de tudo regionais, o arroz também é similar de grão curto mas o arroz de sushi é temperado com sal, vinagre e açúcar, o arroz do gimbap é temperado com óleo de sésamo e sal.


O gimbap também como normalmente não leva um recheio com peixe crú aguenta muito melhor e pode ser consumido em piqueniques ou feito em casa para comer mais tarde, também muitas vezes é servido como um acompanhamento ou entrada e claro vendido por toda a parte na Coreia, desde restaurantes, supermercados, vendedores de rua ou lojas que só fazem gimbap, a regra de ouro é ir como eu a uma loja só de gimbap que tenha uma fila e esperar antes da hora do almoço ou depois e comprar nestas, quase sempre são as mais saborosas com uma tonelada de recheio.

Claro se tiverem a vontade a fazer rolos de sushi, a receita clássica em baixo de gimbap ou kimbap é super fácil de seguir, se não tiverem sugiro fazerem Bibimbap que é basicamente os mesmos ingredientes mas numa taça com arroz por baixo os recheios todos por cima com um ovo estrelado e um pouco de carne (porco ou vaca) e kimchi ;D

Receita de Gimbap Sushi de Rolo Coreano

Gimbap Sushi de Rolo Coreano

  • Doses: 4-8
  • Dificuldade: Difícil
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Receita clássica dos rolos recheados kimbap da Coreia do Sul, muito similares ao sushi enrolado Japonês.

Ingredientes

  • Arroz de Sushi – 2 Copos (Ou outro arroz de grão curto)
  • Óleo de Sésamo – +/- 3 Colheres de Sopa
  • Vaca – 220gr Bife
  • Molho de Soja – 3 Colheres de Chá
  • Mirin – 1 Colher de Chá (Mirin é Vinho de Arroz Doce, um Tempero Tradicional Japonês)
  • Açúcar – 1+1/2 Colher de Chá
  • Alho – 1 Colher de Chá (Picado)
  • Espinafres – 240gr
  • Cenouras – 2 (Cortadas em Juliana)
  • Pickle de Rabanete Amarelo – 5 (Cortados em Juliana, pode ser rabanete comum)
  • Delicias do Mar – 30gr (Ou Bolo de Peixe, Eomuk ou Odeng)
  • Ovos – 2
  • Algas Secas – 5 ou Mais Folhas (De Nori ou Gimbap Gim)
  • Sementes de Sésamo – A Gosto
  • Sal – O necessário (Para o arroz 1/2 colher de chá)

Instruções

  1. Começa por cozinhar o arroz, podes ver aqui como se faz arroz de sushi apenas não temperes o arroz.
  2. Agora começa a preparar todas as partes do recheio, corta o bife em tiras finas e tempera este com 2 colheres de chá de molho de soja, uma colher de chá de mirin, 1 colher de chá de açúcar, 1 colher de chá de óleo de sésamo e 1/2 colher de chá de alho picado.
  3. Leva a uma frigideira e frita em lume médio até estas ficarem cozinhadas, tira do lume e deixa de parte.
  4. Enche uma panela com água e põe esta a ferver, prepara uma taça com água fria e gelo.
  5. Deita então os espinafres na água a ferver, mexe uns segundos e depois retira da água para dentro da água gelada, mexe uns segundos, depois com as mãos retira os espinafres da água fria e espreme bem para retirar o excesso de água, põe numa taça e tempera com um fio de óleo de sésamo e uma pitada de sal.
  6. Descasca e corta as cenouras em juliana (isto é corta em lascas e depois estas em palitos finos longos), leva as cenouras para uma frigideira em lume médio com um fio de óleo ou azeite, frita um pouco até as cenoura ficarem mais moles, tempera com uma pitada de sal e retira do lume.
  7. Corta os rabanetes em pickle também em juliana.
  8. Bate os ovos e leva estes a uma frigideira em lume médio-baixo com um fio de óleo ou azeite, tempera com uma pitada de sal, deixa o ovo assentar e depois vira, tu queres criar um disco fino de ovo, retira quando estiver pronto e depois corta este em tiras de 2cm de largura.
  9. Corta as delicias do mar em tiras finas também de 2cm de largura se não encontrares delicias longas corta várias no comprimento porque elas já tem +/- uns 2 cm de largura.
  10. Com o arroz pronto e morno, tempera este com 1 colher de sopa de óleo de sésamo e 1/2 colher de chá de sal.
  11. Por fim é só montar, podes ver aqui como se faz rolos de sushi, mas o essencial é teres um tapete de sushi, põe uma folha de alga seca (nori), adicionas neste uma camada fina de arroz, num dos lados (deixando uma pequena borda de arroz) pões cada um dos recheios.
  12. Começando do lado dos recheios começa a dobrar sempre apertando bem para criar um rolo, ao contrário de um rolo de sushi que tens o arroz perfeitamente a volta do recheio, num rolo de gimpad o arroz sobrepõe-se um pouco por cima do nori (dai a folha de alga seca ser um pouco maior), logo é um rolo mais grosso com um pouco mais recheio e arroz que um típico rolo de sushi.
  13. Por fim pincela o rolo com óleo de sésamo e uma pitada de sementes de sésamo, corta então o rolo em fatias, entre cada corte é boa ideia limpar a faca com um pedaço de papel húmido só para o arroz não colar na faca ao cortar e já está, bom apetite.
Notas: Nesta receita eu vou usar bife de vaca, mas se estiverem na Coreia o mais comum é spam ou algum tipo de carne mais barata processada, mas se vais fazer em casa mais vale algo um pouco mais saudável e delicioso.

Também é comum usarem bolo de peixe o que é similar ao nossas delicias do mar (surimi), no entanto este na Coreia tende a ser frito nuns discos grandes e planos e logo tem uma textura mais óleosa no exterior e também são mais facilmente cortados em tiras finas, mas eu também vi alguns kimbap usarem delicias do mar (ou caranguejo de imitação como eles chamam) por isso não tem problema nenhum em substituir, são produtos muito similares e quanto menos fritos melhor.

Por fim as algas usadas para Gimbap são chamadas de “Gimbap Gim” mas essas são iguais ás de sushi, a única diferença é as dimensões que são maiores e por isso consegues fazer rolos maiores e com mais voltas das algas, mas claro podes sempre usar as algas de sushi sem problemas.

E como disse em cima se não queres ter o trabalho mas queres experimentar, então monta como um bibimbap e numa taça junta o arroz, seguido de um pouco de todas as partes do recheio e junta um ovo estrelado por cima e se tiveres um pouco de kimchi e já está, não é preciso enrolar nada ;)

Esta receita de Gimbap Sushi de Rolo Coreano foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 1569 kcal・Gorduras: 75 g・Hidratos de Carbono: 136 g・Proteínas: 87 g

Deixa o teu comentário :)

Especial Cozinha da Coreia do Sul

Coca-Cola com Café