in

Biscoitos Fidalgos de Braga

Eu adoro biscoitos e tenho que admitir que fiquei impressionado com os Biscoitos Fidalgos, também conhecidos por Biscoitos Fidalguinhos ou Biscoitos Fidalguinhos de Braga, este é um biscoito típico regional de Braga, com uma forma peculiar, parece que o biscoito está a cruzar as pernas, o que parece ser uma alusão ao estilo de um fidalgo, alguém que está sempre relaxado e consegue tudo o que quer sem grande esforço.

Estes biscoitos tem uma origem conventual do receituário do Convento da Nossa Senhora dos Remédios, em Braga. Existem outros biscoitos similares em termos da massa de biscoito, mas com a forma de um O que se chamam Fidalgos ou Fidalgos de Valongo, eu presumo visto os ingredientes serem muito similares e Valongo e Braga serem quase vizinhos que são aproximações um do outro, dai o mesmo nome, mesmo ingredientes, só muda o formato.

Falando do biscoito em si este é delicioso é um biscoito estaladiço,humm… eu diria até crocante com um ligeiro aroma a canela é um biscoito fantástico para quem gosta de biscoitos mais rijos que podes partir e comer aos pedaços, eu tentei seguir o desenho tradicional, a versão caseira dos biscoitos fidalgos é mais parecido com um biscoito torcido, é só fazer uma tira um pouco mais grossa de biscoito e torcer, a versão mais tradicional com uma tira fina dá um pouco mais trabalho e nem todos ficaram perfeitos heheheh ;D

Receita de Biscoitos Fidalgos

Biscoitos Fidalgos

  • Doses: 22
  • Dificuldade: Média
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Receita antiga portuguesa de biscoitos fidalgos, bem tradicionais de Braga.

Ingredientes

  • Farinha sem Fermento – 300gr
  • Açúcar – 100gr
  • Manteiga – 50gr (Temperatura Ambiente)
  • Ovos – 2 L (Temperatura Ambiente)
  • Gemas – 2 (Temperatura Ambiente)
  • Limão – 1/2 (Raspa)
  • Canela – 1 Colher de Chá

Instruções

  1. Numa taça larga, junta o açúcar e a farinha peneirada.
  2. Adiciona os ovos, gemas, manteiga, raspa de limão e a canela, amassa tudo bem até criar uma bola de massa, deixa descascar esta uns 30 minutos.
  3. Liga o forno a uns 180ºC e forra um tabuleiro com papel anti-aderente ou película de silicone.
  4. Passados os 30 minutos vamos moldar biscoitos, eu fiz 22 biscoitos cada um com 25 gramas, por isso é boa ideia ir retirando pedaços de massa e pesar, para todos os biscoitos serem relativamente iguais e logo vão cozinhar por igual.
  5. Agora cria um rolo bem fino de massa, tu queres algo a rondar os 20 cm de comprimento.
  6. Agora dobra ao meio o rolo e torce o fundo do biscoito, olha para as fotos para referencia.
  7. Dispõe no tabuleiro e repete até não teres mais massa, leva ao forno por uns 11 minutos, quando as pontas começarem a dourar então estão prontos, fica com atenção ao forno.
  8. E já está, deixa arrefecer um pouco para ficarem bem rijos e estão prontos a papar, depois de arrefecerem guarda numa caixa hermética para manter estes bem estaladiços, tenho que admitir que eles não duraram muito tempo, não sei o que aconteceu, como magia, desapareceram num par de dias heheheh, bom proveito!
Notas: A clássica receita não é clara, por isso eu usei ovos grandes ou L, mas mexendo na massa, acho que da próxima vez vou por ovos médios ou M, claro como não testei não vou pôr na receita, é mais um aviso a navegação! ;D

Também tradicionalmente estes biscoitos são dispostos num tabuleiro untado de manteiga e polvilhado de farinha, mas essas considerações eram mais para impedir os biscoitos de colarem no tabuleiro, algo que acho que já não é tão preocupante hoje em dia, mas se queres 100% tradicional, já sabes! :P

Também a receita original não fala de sal, mas também eu normalmente uso manteiga sem sal, mas neste caso pensei… como a receita não pede sal, é preciso sal, talvez seja da manteiga, por isso fui comprar manteiga com sal, uma boa manteiga dos Açores hehehe.

Ah e como tinha o forno quente e claras em excesso eu fiz uns mini suspiros (nem sei se tirei fotos hahaha), mas podes ver aqui outras formas e receitas para aproveitar claras!

Esta receita de Biscoitos Fidalgos foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 2002 kcal・Gorduras: 59 g・Hidratos de Carbono: 327 g・Proteínas: 44 g

4 Comentários

Deixa uma Resposta
    • Tenta! No pior dos casos tens uns biscoitos mais feios mas deliciosos, não existe nada mais divertido que experimentar coisas novas na cozinha ;D

Deixa o teu comentário :)

Atum Fresco com Refogado de Espinafres

O Problema de Conservas Caseiras