in ,

Biscoitos Raivas

Para tirar ou adicionar stress ao teu dia, nada como ir fazer umas raivas, este biscoito tradicional da região de Aveiro é um clássico da doçaria Portuguesa, é um biscoito simples normalmente nem leva nenhum ingrediente especial (só por vezes adiciona-se uma pitada de canela), a sua originalidade é o seu formato que claramente mostra algo de fúria e complicação e o fato de criar um biscoito bem estaladiço.

O biscoito em si dá um pouco de trabalho a fazer, talvez venha dai o nome, por isso é bom ir fazer quando não tens pressa e tens tempo para fazer tudo a seu tempo, nota também que as minhas raivas não saíram perfeitas, algumas eu fiz demasiado grossas, por isso é importante notar que para ficarem no ponto tens de moldar a massa para ficar o mais fina possível, só assim ficam mesmo bem.

Receita de Biscoito Raiva

Ingredientes

  • Açúcar – 100gr
  • Manteiga – 75gr
  • Ovos – 3 (Tamanho M)
  • Farinha sem Fermento – 250gr

Instruções

  1. Numa tigela junta o açúcar com a manteiga, bate bem ambos, depois acrescenta os ovos batendo entre cada um.

  2. Depois junta a farinha peneirada e cria uma massa, deita esta num retângulo de película aderente, embrulha e leva ao frigorífico para a massa assentar por pelo menos 1hora.
  3. Quando fores fazer os biscoitos, prepara um tabuleiro forrando de papel anti-aderente, depois pré-aquece o forno a 170ºC.
  4. Agora vais fazer uns rolinhos compridos de massa (usa uma pitada de farinha para ajudar se a massa estiver a colar), tenta fazer o mais comprido e fino que conseguires, depois deita esses fios no tabuleiro e enrola estes para fazer os padrões que tu vês nas fotos, tenta ser criativo e nota que queres ter bastante espaço dentro do padrão para o biscoito cozer bem e fino e não cozer como um biscoito grande, assim fica mais estaladiço.



  5. Quando tiveres o tabuleiro cheio, leva ao forno a assar por uns 11 a 15 minutos até ficar assado (mas não torrado), retira do forno e retira logo do tabuleiro para arrefecer.

  6. E já está! Bom Proveito!

Dica: Podes adicionar uma pitada de canela na massa se quiseres uma versão com um toque de canela. Também podes guardar eles numa embalagem de plástico com uma tampa hermética.

Informação Nutricional

Doses: 20・Tempo: 30 Minutos・Dificuldade: Médio・Calorias: 1980 kcal・Gorduras: 76 g・Hidratos de Carbono: 285 g・Proteínas: 40 g

Deixa o teu comentário :)

Quiche de Frango e Espinafres

Deliciosos Doces Portugueses