in ,

Sortido Húngaro

Iguaria_Hungaro-de-Chocolate

O Sortido Húngaro é um tipo de bolacha até bastante comum especialmente nas pastelarias, especialmente porque é delicioso e mesmo sendo crocante e suave não é tão doce como um biscoito de manteiga ou seco como a maioria dos biscoitos tradicionais portugueses, por isso aqui vai a receita para os famosos biscoitos húngaros ;)

Um ponto interessante é que estes biscoitos são feitos com gemas cozidas de ovo.

Receita de Sortido Húngaro

Ingredientes

Instruções

  1. Começa por cozer os ovos, depois deixa arrefecer e descasca, retira as gemas cozidas e guarda as claras para outra receita.
    Iguaria_Cozer-Ovos
  2. Numa tigela junta as gemas cozidas, a manteiga amolecida, o açúcar e a essência de baunilha, mistura um pouco e depois peneira a farinha e a farinha maizena.
    Iguaria_Preparar-Massa-de-Hungaros
  3. Amassa bem até formar uma bola de massa, depois cobre com película aderente e leva ao frigorífico uns 20 minutos para ficar mais solida (podes deixar mais tempo ou fazer esta parte com antecedência, este passo ajuda a manteiga solidificar e torna mais fácil estender a massa).
    Iguaria_Massa-de-Hungaro-Repousar
  4. Pré-aquece o forno a uns 200Cº.
  5. Passado o tempo, retira a massa do frigorífico e corta um pedaço e estende, depois com formas corta a massa nas formas que quiseres e dispõe estas num tabuleiro forrado com papel anti-aderente, pincela cada uma com as gemas batidas.
    Iguaria_Estender-e-Recortar-Massa
    Iguaria_Cortar-Massa-em-Figuras
  6. Leva o tabuleiro ao forno por uns 12 a 15 minutos (no caso do meu forno foram pouco mais de 12 minutos, como podem as que ficaram 15 minutos ficaram um pouco mais douradas que o habitual), retira do forno e deixa arrefecer numa grelha ou rede.
    Iguaria_Comparar-demasiado-Cozdo
    Iguaria_Hungaros-Cozidos
  7. No meu caso foram 2 tabuleiros até ter todos os húngaros feitos, eles ao sair do forno vão estar um pouco moles mas ao arrefecer vão ficar bem duros
  8. Depois leva o chocolate a derreter em banho-maria, como não vais adicionar mais nada, não mexas muito no chocolate, deixa derreter e depois de derretido retira do lume para o chocolate ficar suave, depois podes mergulhar as bolachas se quiseres estas com montes de chocolate ou pincelar cada uma se preferes uma camada bem fina, pincelar é mais rápido e ficam mais bonitas mas cada um pode escolher como prefere ;)
    Iguaria_Hungaros-de-Chocolate
  9. Coloca as bolachas de novo sobre papel anti-aderente ou vegetal e deixa secar até o chocolate ficar rijo (+/- 1 hora) e estão prontas! Bom Proveito!
    Iguaria_Biscoito-Hungaro-Coracao

Dicas: Podes combinar o chocolate de culinária com outro chocolate para fazer um chocolate mais interessante, ou usar chocolate branco ;)

Informação Nutricional

Doses: 60・Tempo: 75 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 6512 kcal・Gorduras: 333 g・Hidratos de Carbono: 803 g・Proteínas: 86 g

Deixa o teu comentário :)

10 das Maiores Iguarias de Portugal

Couve Recheada de Carne