in

Compota Cremosa de Maçã Caramelizada

Eu adoro este género de compotas de maçã, acho que são deliciosas e uma excelente forma de aproveitar maçãs que já podem estar um pouco velhas, a diferença em relação a outras receitas de compota de maçã que já fiz é que esta temperei um pouco mais forte com especiarias e adicionei perto do fim um pouco de amido de milho (maizena) só para tornar a compota mais espessa (porque eu queria usar como um recheio para um bolo) e o resultado final uiii, usei por cima de panquecas e com iogurte natural, já nem me lembro se chegou para o bolo heheheh fantástico! ;D Vamos a receita!

Receita de Compota Cremosa de Maçã Caramelizada

Compota Cremosa de Maçã Caramelizada

  • Doses: 4-8
  • Dificuldade: Fácil
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Receita deliciosa e simples de maçãs caramelizadas com um pouco de açúcar amarelo e especiarias, perfeito para aproveitar maçãs e depois pode ser usado para todo o género de doces.

Ingredientes

  • Maçãs – 6
  • Açúcar Amarelo – 1 Colher de Sopa
  • Canela – 1 Colher de Chá
  • Cominhos – 1 Colher de Chá
  • Noz Moscada – Uma pitada
  • Cominhos – Uma pitada
  • Amido de Milho – 1 Colher de Chá (Maizena)
  • Sal – Uma Pitada

Instruções

  1. Começa por lavar, descascar e cortar as maçãs em cubos, o ideal é serem cubos pequenos assim a compota vai cozinhar mais rapidamente, deita tudo num pequeno tacho, repete até não teres mais maçãs, eu usei 6 mas podes usar mais ou menos maçãs e o resultado final vai ser igual, sem problemas.
  2. Adiciona então uma colher de sopa de açúcar amarelo, seguido de uma colher de chá de canela, uma pitada de noz moscada, cominhos e sal, mistura tudo, tapa a panela e põe num lume baixo.
  3. Vai verificando e mexendo de 5 em 5 minutos, tu queres que as maçãs cozinhem e caramelizem lentamente, no total deve estar pronto em 25 a 30 minutos.
  4. Quando as maçãs estiverem quase prontas (prova estas e retifica se achas que precisa de um pouco mais de doçura ou mais especiarias), numa pequena taça junta umas 6 colheres de sopa de água e uma colher de chá de amido de milho, mistura bem, depois deita a mistura com as maçãs caramelizadas.
  5. Mexe por mais uns minutos até a mistura engrossar e ficar ao teu gosto e já está, podes usar logo ou guardar numa embalagem hermética.

Notas: Esta não é uma compota de longa duração, mesmo se guardares num frasco esterilizado este não têm açúcar suficiente para aumentar a vida útil, esta compota deve ser guardada numa embalagem hermética no frigorifico no máximo de 1 semana.

Assim do topo da minha cabeça podes usar para panquecas, para iogurte natural, como recheio de bolos, por cima de um belo requeijão ou queijo fresco, misturado com queijo ricotta, a acompanhar gelado ou scones :D hehehe

Esta receita de Compota Cremosa de Maçã Caramelizada foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 450 kcal・Gorduras: 3 g・Hidratos de Carbono: 100 g・Proteínas: 5 g

Deixa o teu comentário :)

Receitas de Bacalhau para a Páscoa

Receitas para a Sexta Feira Santa e Domingo de Páscoa