in

Brigadeiros de Cacau

Feliz dia dos Namorados! ;D Isto é só festas de seguida, também conhecido pelo dia de São Valentim ou aquele dia em Fevereiro em que temos que correr para arranjar qualquer coisa cor de rosa hehehe e eu comecei com esse sentimento estava a pensar em fazer brigadeiros brancos com sprinkles cor de rosa, mas… eu não gosto muito de brigadeiros brancos e ainda menos de sprinkles de açúcar, é um pouco doce sobre doce.

Por isso fui pela escolha mais “adulta”, brigadeiros de cacau com chocolate preto e eu sei para muitos brasileiros o gosto de um bom brigadeiro têm de ser com chocolate sóluvel, tipo Toddy ou Garoto e em Portugal algo como Suchard Express, Cola Cao ou Nesquik, não existe problema nenhum em usar esses chocolates, apenas vais ter brigadeiros mais doce, porque é importante lembrar que chocolate solúvel é acima de tudo açúcar com um pouco de cacau e aromas (porque cacau sozinho não dissolve bem em água ou leite) mas chocolate = cacau + açúcar + gordura, e com o leite condensado já tens um monte de açúcar e gordura, só precisas mesmo de adicionar cacau.

E o resultado fala por si, estes brigadeiros de cacau não deixa de ser bem doces, mas são um pouco mais densos e menos enjoativos que brigadeiros mais comuns e sim eu usei chocolate preto para dar ainda mais contraste, mas sem problemas podes experimentar com mil e uma coberturas para brigadeiros, vamos então a receita! Espero que gostem ;D

Receita de Brigadeiros de Cacau

Brigadeiros de Cacau

  • Doses: 18
  • Dificuldade: Fácil
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Clássica receita brasileira de brigadeiros, mas com ingredientes um pouco mais adultos ou gourmet, perfeitos para o dia dos namorados.

Ingredientes

  • Leite Condensado – 1 Lata (+/- 400gr)
  • Manteiga – 1 Colher de Sopa (+/- 12gr)
  • Cacau – 3 Colheres de Sopa (+/- 45gr)
  • Sal – Uma Pitada
  • Manteiga – Para Untar (Opcional)
  • Chocolate Preto – 1/2 Barra (+/- 60gr Picados Finamente, 70% de Cacau)

Instruções

  1. Começa por juntar num pequeno tacho o leite condensado, manteiga, cacau e uma pitada de sal, deixa este cozinhar em lume baixo, sempre a mexer.
  2. Vais cozinhar até a massa começar a engrossar e a soltar-se do fundo do tacho, isto pode demorar entre uns 10 a 20 minutos, mas um bom truque para saber se já tem a consistência correcta é deixar um pouco da massa nas bordas, se este pedaço engrossar e ficar com uma consistência elástica, então está no ponto (ou em alternativa, tira uma colher de chá e espeta esta por uns 2 minutos no frigorífico).
  3. Retira do lume e passa a massa para uma caixinha, eu aconselho uma de vidro porque vai tornar mais fácil de raspar e tirar pedaços, fecha e leva ao frigorifico por pelo menos 12 horas, o ideal é umas 24 horas para apurar.
  4. Quando for altura de fazer os brigadeiros, pica finamente o chocolate preto, deita este num prato, retira a massa dos brigadeiros do frigorífico e cria uma pequena linha de montagem com uma colher de sopa, uma balança, a massa de brigadeiros e o chocolate preto picado, assim é muito mais rápido e eficiente para fazeres uma pilha de brigadeiros.
  5. Pesa a colher sem nada (ou em alternativa pôe a balança a zeros com a colher), tira uma colher de massa de brigadeiro e pesa a colher com a massa de brigadeiro, assim sabes +/- quanto cada brigadeiro vai pesar assim tens brigadeiros todos iguais, só tens de repetir sempre a pesagem.
  6. Um bom truque para fazer brigadeiros perfeitos é untar uma das mãos (ou ambas se não tens jeitinho hahahah) com um pouco de manteiga, assim com essa mão podes tirar a massa de brigadeiro da colher, e moldar numa bola e deitar no chocolate picado.
  7. Rebola cada bolinha generosamente no chocolate e já está, pronto a papar yum, se não fôr para comer logo, guarda os brigadeiros numa embalagem hermética no frigorífico. Feliz Dia dos Namorados!

Notas: Uma das razões de tantas pessoas queimarem o brigadeiro é porque tentam fazer este rapidamente num lume demasiado forte, o açúcar vai caramelizar melhor e o brigadeiro vai ficar mais cremoso se cozinhares tudo mais lentamente.

Eu gosto da textura ligeiramente mais densa desta versão dos brigadeiros, mas se quiseres algo um pouco mais leve, junta 1 a 2 colher de sopa de leite, natas, creme de leite.

Compra forminhas pequenas para pôr os brigadeiros, isso ajuda a estes a manter a sua forma e torna mais fácil de transportar e oferecer ;D

Sim e as fotos mostram alguns brigadeiros a perder a forma, mas isso é o problema de preparar receitas e tirar muitas fotografias, brigadeiros muito tempo ao sol começam a ficar mais moles hehehe ;D

Como disse em cima podem usar as coberturas que quiserem, por exemplo eu vi que no Aldi e Intermarche eles tinham muitas coberturas coloridas, com estrelas e corações, mas podem ir por coisas mais deliciosas como amêndoas, coco ralado ou mais cacau ou chocolate em pó.

Esta receita de Brigadeiros de Cacau foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 2300 kcal・Gorduras: 130 g・Hidratos de Carbono: 220 g・Proteínas: 15 g

2 Comentários

Deixa uma Resposta
    • Eu também adorei, só mostra como a receita de brigadeiros é versátil, eu também gosto de brigadeiros mais clássicos, mas estes mais “adultos” são bem mais decadentes heheheh ;D

Deixa o teu comentário :)

Receitas para o Dia dos Namorados e São Valentim

Ragú de Porco Napolitano