in

Panna Cotta de Framboesa

Panna-Cotta-de-Baunilha-com-Molho-Framboesas

Hummm nada como uma bela panna cotta (um doce tradicional italiano baseada nata, claras e mel, esta é a versão mais moderna e simples com natas e gelatina) com uma geleia caseira de framboesas, servi como sobremesa para um belo sushi caseiro, foi um par perfeito!

As framboesas que comprei era incrivelmente ácidas e amargas, por isso eu adicionei um pouco mais de açúcar do que eu normalmente iria adicionar, mesmo assim ficaram bem amargas o que criou um contraste agradável com a doçura da panna cotta, o melhor é adicionares pouco açúcar e depois adicionas mais até ficar ao teu gosto.

Receita de Panna Cotta de Framboesa

Ingredientes

Panna Cotta

Geleia de Framboesas

Instruções

  1. Começas por fazer a panna cotta, podes se quiseres untar as formas com um pouco de óleo vegetal, para a panna cotta soltar melhor depois de ficar sólida.
  2. Num tacho junta o leite e a nata, retira um pouco dessa mistura para uma tigela onde vais juntar a gelatina de forma a hidratar esta.
  3. Leva o tacho a lume brando, junta o açúcar e as sementes da vagem de baunilha (ver aparte em baixo), deixa a mistura começar a ferver.
  4. Retira do lume e junta a gelatina e o liquido desta na mistura de leite e nata, mistura bem.
  5. Agora distribui a panna cotta pelas formas, deve dar para umas 10 formas.
    Panna-Cotta-de-Baunilha
  6. Levar ao frigorífico até ficarem bem consistentes, passado umas horas já deve estar bom, mas o ideal é de um dia para outro.
  7. Se quiseres desenformar, o mais fácil é arranjar uma taça com água quente e mergulhar cada taça 1 segundo dentro da água quente, assim a panna cotta vai soltar com facilidade.
  8. Para geleia de framboesas, eu fiz esta simplesmente, juntei as framboesas numa pequena frigideira com o açúcar (pus 50gr mas depois adicionei mais 50gr porque estava demasiado ácida), deixei cozinhar em lume brando até ficar bem suave e cremosa.
    Molho-de-Framboesas
  9. No entanto algumas pessoas podem não gostar das grainhas como eu gosto, se for o caso antes de levares a frigideira tritura as framboesas e depois passa estas por um coador para retirar as grainhas!
  10. Depois de fria pus por cima de cada taça uma colher e foi só servir.
  11. Aqui vai um aparte, para retirar as sementes da vagem de baunilha, arranja uma superfície plana e corta a vagem no comprimento até praticamente o fim (mas não completamente).
    Faca-para-Cortar-Vajem-Baunilha
    Abrir-Vajem-Baunilha
  12. Depois com a parte de trás da faca raspa cada interior da vagem ao comprido, vais ver que a faca fica com um monte de sementes minúsculas, estas são as sementes da vagem de baunilha, deita estas na panna cotta em cima.
    Retirar-as-Sementes-da-Baunilha
  13. Não deites a vagem fora! Baunilha em Vagem é cara, tens de aproveitar tudo!
    Por-a-Vajem-Vazia-no-Extrato
    Extrato-de-Baunilha-Reforcado
  14. Eu como tenho o meu extrato de baunilha, eu vou adicionar esta ao extrato para o reforçar, se não tiveres o teu extrato então podes cortar em quatro e criar açúcar baunilhado, ou guarda e usa a vagem para reforçar o sabor de baunilha num arroz doce ou leite creme.
  15. Bom Proveito! :D

Informação Nutricional

Doses: 10・Tempo: 45 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 1721 kcal・Gorduras: 81 g・Hidratos de Carbono: 215 g・Proteínas: 45 g

Deixa o teu comentário :)

Salsichas Brasileiras Grelhadas com Cogumelos

Ben Shaws Cream Soda Classic