in

8 Dicas para o Jantar de Natal

Mesa-de-Natal

Natal é tradição e tanto o jantar da consoada (na noite de 24 de dezembro) como o almoço e jantar do dia de natal são sempre autênticos projetos como diz a tradição, especialmente com famílias grandes em que é preciso preparar muita comida e muitos doces e claro os pratos típicos natalícios não ajudam com certas receitas a precisar de dias de preparação ou várias horas para ficarem bem feitos, por isso aqui vão umas boas dicas para o vossa refeição natalícia:

  1. Antes de ir ás Compras vê a Despensa
    Tanto para ir ás compras como parte de planear as refeições, aproveita já o que tens em casa, faz todo o sentido e sempre ajuda a limpar a despensa para o novo ano.
  2. Planear as Refeições e Compras com Antecedência
    Não existe nada pior que ter de ir ao supermercado a ultima da hora, ir para filas, produtos estarem esgotados, comprar a preços mais caros, para que todos estes problemas se planeares o que vais fazer e fores ás compras com bastante antecedência podes ter tudo pronto a tempo e horas sem stress.
  3. Compra a Mais a pensar nos Restos
    Muitas das receitas mais deliciosas do Natal são feitas com restos da Consoada, coisas como a Roupa Velha ou Pasteis de Bacalhau ou simplesmente passar os vegetais cozidos pelo forno ou pela frigideira para terem uma nova refeição pronta num instante, por isso uma boa ideia é comprar já a pensar nos aproveitamentos.
  4. Alguns Vegetais Podem ser Preparados com Antecedência
    Podes escaldar batatas e congelar estas ou simplesmente descascar e deixar em água de um dia para outro no frigorífico, podes limpar e descascar vegetais especialmente se for em quantidade para poupar tempo no dia seguinte, adianta o que puderes, nem que seja lavar e podar e deixar no frigorifico já arrumados para o dia seguinte.
  5. Em Vez de Cozer Leva ao Forno
    Podes levar ao forno em alternativa a cozer, tanto para prato principal como para aproveitamento de restos, o forno tem a vantagem das receitas muitas vezes serem descascar, temperar e levar ao forno x tempo e já está.
  6. Adiantar os Doces
    Muitos dos doces tradicionais podem ser preparados com alguma antecedência, tanto na sua confeção literal coisas como bolo rei, bolo rainha, pão de ló, arroz doce, broas, azevias, aletria, bolinhos de bolina, pudim de natal podem e até ficam melhores passado um dia ou dois (tem tempo para apurar o sabor) e como tal podem ser feitos na véspera ou até uns dias antes, outro doces como rabanadas, sonhos, tronco de natal, leite creme, filhós são melhores feitas no próprio dia mas também algumas partes podem ser adiantadas tipo nas rabanadas deixas o pão cá fora uns 2 dias para ficar bem recesso para teres rabanadas perfeitas.
  7. Nada de Inventar para o Natal
    O Natal não é altura de ir experimentar receitas novas que podem falhar, faz o que sabes que fica bem, se queres experimentar coisas novas faz antes para ver se fica bem e depois repete no próximo Natal, não precisas do stress extra e problemas quando chega o Natal.
  8. Troca Tradições para Cortar nos Gastos
    Algumas tradições são mais baratas que outras, se queres conter os gastos, procura receitas tradicionais de outras regiões de Portugal para o teu Natal, sabias que nos Açores e Madeira faz-se galinha pela Consoada? Assim não deixas de ter um gosto bem típico sem ter de gastar uma fortuna em polvo ou bacalhau, o mesmo com doces, deixa o tronco de natal e bolo rei e vai por rabanadas ou aletria que são tão boas ou melhores e a uma fração do preço.

Tens mais dicas boas para o Natal, partilha em baixo nos comentários :)

Deixa o teu comentário :)

Bolo de Frutas

Trouxas de Massa Filo com Espinafres e Queijo Feta